Business Case

Autorregulação no Mercado de Capitais

Business Speaker: Robert van Dijk
Case da Empresa: ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais
Tema: Autorregulação no Mercado de Capitais

ROBERT VAN DIJK
Presidente da ANBIMA e Diretor Executivo Banco Votorantim S.A.

Administrador de Empresas, graduado e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas. Atua no Mercado Financeiro e de Capitais há 39 anos. No Banco Votorantim desde fevereiro de 2010, é diretor executivo, diretor geral da Votorantim Wealth Management e diretor da BVEP – BV Empreendimentos e Participações. Anteriormente atuou no Banco Bradesco, Banco Schahim Cury e Schahim Cury CCVM.

Presidente da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (biênio 2016/2018). Foi Vice Presidente do Conselho de Administração da BOVESPA (1993/1995)  e Membro do Conselho de Administração e Diretor de entidades como: ANBID, ANDIMA, ADEVAL, AMEC, APIMEC, BOVESPA, BM&F, ANCOR e ABBC.

Moderador: Prof. Dr. Nelson Carvalho
Professor da FEA USP.

Presidente do Conselho de Administração de Petrobrás; Membro do Conselho de administração da B3 S.A. – ex-BMF& Bovespa. Presidente do Conselho Fiscal da ONG Fundação Amazônia Sustentável (FAS);  Presidente do Comitê de Auditoria do GPA ; Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON); Membro observador/consultor do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) Brasil . Presidiu o Conselho Consultivo de Normas do International Accounting Standards Board (IASB). Ex-diretor da CVM e do Bacen, ex-auditor independente e membro-observador especial do Financial Accounting Standards Board (FASB).  

 

Gestão de Diversidade e Carreiras

Business Speaker: Tatiana da Ponte
Case da Empresa: EY Brasil
Tema: Gestão de Diversidade e Carreiras

TATIANA DA PONTE
Sócia-líder de Impostos da EY Brasil
Tax Managing Partner – ‎EY

Tatiana da Ponte é Sócia-líder de Impostos da EY Brasil, Economista com MBA e formação acadêmica em Liderança Estratégica pela Harvard Business School. 28 anos de experiência em empresas de serviços profissionais, sendo 14 na EY. Desenvolvimento de Capital Humano da América do Sul durante 10 anos; Responsável pela atualização estratégica da GCR (prática de impostos diretos) e sua liderança e atuação no cargo de Parceiro de Gerenciamento Fiscal do Brasil com o principal desafio de implementar a Transformação Tributária Digital. 7 anos de experiência como membro da Diretoria EY (desde 2010) sendo uma das principais realizações a criação do EYInsitute que apóia diversidade e inclusão. Forte apoio às iniciativas de liderança feminina, como os programas EY Winning Women and Women Fast Forward.

Moderadora: Profa. Dra. Tânia Casado
Professor Efetiva da FEA-USP.

Diretora do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP; Division Chair da Divisão de Carreiras do Academy of Management;  Membro do Comitê Internacional da Divisão GDO (Gender and Diversity do Academy of Management). Coordenadora para o Brasil do grupo 5C (Cross Cultural Collaboration on Contemporary Careers); VP Partnership da rede PWN-Global (Professional Women’s Network). Membro do grupo internacional de pesquisa UFIRC – University Fellows International Research Consortium.

 

 

Estratégias e Tendências do Varejo

Business Speaker: Ronaldo Iabrudi
Case da Empresa: GPA – Companhia Brasileira de Distribuição (Extra, Pão de Açucar, Ponto Frio, Casas Bahia, Assaí)
Tema: Estratégias e Tendências do Varejo

RONALDO IABRUDI
CEO – GPA 

Ronaldo Iabrudi assumiu o cargo de Diretor Presidente do GPA em janeiro de  2014. Também foi eleito como membro do Conselho de Administração da Companhia Brasileira de Distribuição, em Abril de 2016, bem como Membro de seus Comitês de Recursos Humanos e Remuneração, de Governança Corporativa e de Desenvolvimento Sustentável em Maio de 2016. O executivo também ocupa a posição de Presidente do Conselho de Administração da Via Varejo, de Vice-Presidente do Conselho de Administração da Cnova N.V., com sede em Amsterdam, Holanda, e Conselheiro da FIC Financeira Itaú/CBD. Anteriormente, atuou como Presidente dos Conselhos de Administração da Lupatech, Contax e Telemar, e membro do Conselho da Estácio, Magnesita, Cemar, Oi/Telemar, RM Engenharia e Ispamar. Foi CEO da Magnesita de 2007 a 2011 e, de 1999 a 2006, trabalhou para o Grupo Telemar, onde assumiu diversas funções, incluindo CEO da Telemar/Oi e Contax. De 1997 a 1999, Ronaldo Iabrudi atuou como CEO da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) e, de 1984 a 1997, como Diretor Financeiro e Administrativo e Diretor de Recursos Humanos no Grupo Gerdau. Graduado em Psicologia pela PUC-MG (1979), possui Mestrado em Desenvolvimento Organizacional pela Université Panthéon Sorbonne e Mestrado em Gestão de Mudança pela Université Paris Dauphine, Paris – França.

Moderador: Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Professor Titular da FEA-USP.

Presidente do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo e Idealizador do PROVAR – Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Possui graduação, mestrado e doutorado em Economia Universidade de São Paulo. Ex-presidente da FIA e presidente da Associação Científica e Cultural das Fundações Colaboradoras da USP FUNASP.

 

Gestão Socioambiental

Business Speaker: Renato Boaventura
Case da Empresa: Rhodia – Solvay Group
Tema: Gestão Socioambiental

RENATO BOAVENTURA
Presidente da Unidade Global de Negócios Fibras da Rhodia – Solvay Group

Formado em Engenharia Mecânica e Têxtil pela FEI, MBA Executivo Internacional pela FIA e Especialização em Marketing Estratégico pelo INSEAD, da França, Renato Boaventura tem ampla experiência no setor industrial têxtil. Ingressou na Rhodia em 1992. Entre 2000 a 2003 foi expatriado para a Itália, onde trabalhou como gerente de Pesquisa e Desenvolvimento e, posteriormente, assumiu a Gerência Geral da então Rhodia Technical Fibers. No Brasil foi diretor industrial da unidade têxtil, Diretor da área da Unidade de Negócios Fios Industriais. No período de janeiro de 2012 a dezembro de 2013 assumiu a presidência do Conselho da ABRAFAS – Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas. Ainda em 2013, assumiu a direção da unidade de negócios de Fios Têxteis do grupo. Em 2015 assumiu a posição de presidente da Unidade Global de Negócios Fibras, do Grupo Solvay.

Moderador: Prof. Dr. Isak Kruglianskas
Professor Titular da FEA USP.

Pioneiro no Brasil em pesquisas nas áreas de gestão ambiental e sustentabilidade corporativa. Diretor geral da Fundação Instituto de Administração (FIA). Graduado em engenharia aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Fundador, conselheiro e coordenador de programas e projetos na FIA. Coordenador dos Programas Gestão Estratégica para a Sustentabilidade (PROGESA) e Gestão da Inovação e da Tecnologia (PGT), ambos vinculados ao CNPq e à FIA. Consultor de empresas em instituições nacionais e internacionais em sustentabilidade, gestão da inovação e de projetos.