Ensino e Pesquisa em Administração (incluindo Casos de Ensino)

Coordenador: Prof. Dr. Edmilson Alves de Moraes

FEI

Temas e Líderes:

1. Casos de Ensino*

Caso de ensino que retrata ou simula uma situação real vivenciada no âmbito dos temas de administração (marketing, inovação, estratégia, sistemas de informação, recursos humanos, etc.). O caso deverá tratar de um ou mais temas significativos em administração. Deve representar a realidade vivida por organizações, transmitir a situação problema em detalhes. O caso poderá ser utilizado em sala de aula para ilustrar uma teoria previamente estudada ou servir de motivação para a introdução de um novo conhecimento. O caso deverá despertar nos praticantes reflexões sobre temas atuais de gestão.

*Este tema se destina exclusivamente a modalidade de trabalho Casos de Ensino,
confira as regras para submissão.

Prof. Dr. Almir Martins Vieira - Universidade Metodista de São Paulo

2. Formação do Professor e Pesquisador

Processos de Capacitação e formação na docência e na pesquisa. Desenvolvimento de competências e habilidades docentes e de pesquisador. Desafios na formação e prática da carreira de professor e/ou pesquisador. Práticas de ensino e Pesquisa; Ferramentas para o ensino e a pesquisa. Ética profissional e liderança. Relações raciais e diversidade na carreira do professor/pesquisador.

Prof. Dr. Anielson Barbosa da Silva – UFPB

3. Ambientes de ensino-aprendizagem

Contextos sociais, físicos, psicológicos e pedagógicos em que a aprendizagem ocorre. Desenho instrucional e ambientes educacionais. Processo de planejamento, desenvolvimento de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais. Metodologias ativas e artefatos como jogos, casos, simuladores etc. e sua utilização no processo ensino-aprendizagem. Influência das diferenças individuais no contexto ensino-aprendizagem.

Profa. Dra. Dalila Alves Correa (UNIMEP)

4. Métodos e Técnicas de Pesquisa

O planejamento da pesquisa científica. Abordagens metodológicas. Técnicas de coleta de dados. Procedimentos de análise de dados. Diferenças entre os métodos quantitativos e qualitativos. Benefícios da adoção conjunta de métodos quantitativos e qualitativos.

Profª Dra. Manolita Correia Lima - ESPM

5. Experiências no ensino-aprendizagem

Pesquisas sobre experiências de aprendizagem e da promoção da aprendizagem em situações reais. Relação entre políticas educacionais e práticas educacionais. Experiências individuais e organizacionais de implementação de novas políticas/metodologias educacionais. Utilização de práticas inovadoras de ensino-aprendizagem. Inovações metodológicas e boas práticas no ensino-aprendizagem.

Prof. Dr. Cláudio Guimarães Cardoso - UFBA

Profa. Dra. Elizabeth Jorge da Silva Monteiro de Freitas - FMU

6. Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior. Execução das atividades de interesse curricular e das atividades de integração interdisciplinar. Integração entre a pesquisa, ensino e extensão. Sistemas de Avaliações (Internas e Externas). Metodologias e teorias de avaliação do ensino-aprendizagem. Instrumentos de avaliação do aprendizado e da efetividade do processo ensino-aprendizagem. Sistema de Avaliação da CAPES. Organização de Programas de pós-Graduação.

Prof. Dr. Belmiro do Nascimento João - PUC-SP

7. E-learning e o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)

Ambiente Virtual de Aprendizagem. E-learning e os processos de ensino-aprendizagem virtuais. Metodologias de ensino e de avaliação mediadas por computador. Uso de tecnologias da comunicação e da informação nos processos de ensino-aprendizagem. Aprendizado colaborativo em ambientes virtuais. Papéis que a tecnologia pode exercer na melhoria do processo ensino-aprendizagem. Aplicações inovadoras de TIC.

Profa. Dra. Maria José C. S. Domingues - Universidade Regional de Blumenau/FURB