Workshops

Responsável: Prof. Dr. Julio Carneiro da Cunha

UNINOVE

Minicursos:

Os mini-cursos serão ministrados em quatro sessões de 1 hora e meia cada ao longo dos três dias do XXI SemeAd. Eles são voltados a uma discussão mais aprofundada de temas específicos de pesquisa com pesquisadores experientes nas temáticas propostas. A orientação dos mini-cursos também se foca na condução prática de pesquisas empíricas. Ao final dos mini-cursos, os congressistas que estiverem presentes em todas as quatro sessões receberão certificados de participação.

Mini-Curso 1 – Qualitativo: Condução de Entrevistas
Andrea Leite Rodrigues (EACH / USP)

Mini-Curso 2 – Quantitativo: Mapeamento de Inovações e Tendências Tecnológicas
Módulo 1: Análise de patentes
Renato Ribeiro Nogueira Ferraz (UNINOVE)
Módulo 2: Análise bibliométrica e análise de redes sociais
Dennys Eduardo Rossetto (FEI)
Roberto Bernardes (FEI)
Módulo 3: Technology roadmapping
Leonardo Gomes (FEA / USP)
Módulo 4: Mapeamento de inovações e tendências de publicações da área de Inovação 
Felipe Mendes Borini (ESPM e FEA / USP)
Roberto Bernardes (FEI)

Oficinas metodológicas:

As oficinas metodológicas têm como objetivo oferecer oficinas orientadas à instrumentalização e reflexão da pesquisa empírica em Administração, Contabilidade e Turismo para os congressistas do XXI SemeAd. Esses workshops podem ser direcionados às abordagens qualitativas ou quantitativas, de forma que o conjunto de ofertas de oficinas abarca diferentes tradições de estudos do campo da Administração. Assim, por meio de encontros de uma hora e meia, renomados pesquisadores irão abordar o uso de ferramentas de pesquisa, além de discutir específicos protocolos de pesquisas, que podem orientar os estudos empíricos dos pesquisadores participantes desses workshops. Espera-se como resultado final, que essas sessões possam aprimorar a habilidade dos participantes em planejar, conduzir e analisar seus trabalhos empíricos com métodos aplicados específicos para suas pesquisas.
Workshops Metodológicos – XXI SemeAd:

Análise de decisão multicritério utilizando o software 1000minds 
Leonardo Vils (UNINOVE) e Fellipe Silva Martins (UNINOVE)

Análise de dados qualitativos com o uso do Iramuteq
Marcos Mazzieri (UNINOVE)

Análise Envoltória de Dados usando o Frontier
Alexandre Pereira Salgado Junior (FEA-RP / USP)

Métricas e Usos do Eye Tracking nas Pesquisas Acadêmicas de Marketing
Eduardo Eugênio Spers (ESPM e ESALQ / USP)

Levantamento de dados em bases socioeconômicas do IBGE
Jefferson Mariano (IBGE)

Archival Research Design
Eduardo da Silva Flores (FEA / USP)

Experimentos: uma abordagem introdutória
Evandro Lopes (UNINOVE)

Construção e validação de escalas de mensuração de atitudes
Marcelo Gabriel (CINAU)

Uso da Modelagem de Equações Estruturais baseada em variância – Exemplo prático com o uso do SmartPLS
Dirceu da Silva (UNICAMP)

Big Data Analytics
Eduardo de Rezende Francisco (EAESP / FGV e ESPM)

Introdução ao machine learning como técnica de pesquisa
Daielly Melina Nassif Mantovani (FEA / USP)

Ambientes de aprendizagem
Ivam Ricardo Peleias (FECAP)

Metodologia para trabalhos práticos e aplicados: Administração e Contabilidade
Reynaldo Cavalheiro Marcondes (Mackenzie)

Technology Roadmapping
Leonardo Gomes (FEA / USP)

O uso de Big Data e inteligência Artificial na Pesquisa Científica
Alessandra de Ávila Montini (FEA /USP)

Praticando a Liderança estratégica no Laboratório de Gestão
Antonio Sauaia (FEA / USP)

Elaborando relatos técnicos e tecnológicos
Gustavo da Silva Motta (UFF)

Análise de Redes Sociais
Charles Kirschbaum (Insper)
Obs: Sugere-se que os participantes instalem o Ucinet em seus computadores: https://sites.google.com/site/ucinetsoftware/downloads

Uso de Base de Dados e Indicadores Econômicos da Fundação SEADE
Vagner de Carvalho Bessa (Fundação SEADE)

O que é preciso saber para construir escalas e medidas subjetivas?
Marcelo Fernandes da Costa (IP / USP)

História em Quadrinhos (HQs): Estratégia Inovadora de Ensino e Aprendizagem
Anielson Barbosa da Silva (UFPB)

Matriz de amarração em estudos de Marketing
José Affonso Mazzon (FEA / USP)

Hierarchical Panel Modeling in Business
Luiz Paulo Fávero (FEA / USP)