Coordenador: Prof. Dr. Benny Kramer Costa – UNINOVE
Temas e Líderes:
1. Estratégia Competitiva
As firmas e suas interações com produtos e fatores de mercado ao longo do tempo. Dimensões e fatores que estimulam o desempenho nos negócios. Interação entre firmas. Teoria da competição. Fatores determinantes para criar e sustentar a vantagem competitiva em um mundo em mudança. Resource-Based View, Knowledge-Based View, Knowledge Logic View, Relational View e Value-Price-Cost. O paradigma de Porter. Aspectos históricos do desenvolvimento das teorias de vantagem competitiva.
Prof. Dr. Carlos Ricardo Rossetto – Univali
2. Estratégia Corporativa e de Stakeholders
Estratégias genéricas de posicionamento. Decisões, ações e resultados associados com o portfólio de negócios da organização. Relação entre as estratégias empresariais e funcionais (fitness). Escopo horizontal e vertical da firma. Crescimento da firma. Integração vertical. Estratégias de diversificação e gestão de portfólio. Decisão de alocação de recursos. Fusões e aquisições. Business groups. Teoria dos Stakeholders. A perspectiva dos múltiplos stakeholders da firma. Stakeholders e shareholders. Adoção de teoria dos jogos, metáforas de guerras e simulação como análise em estratégia. Estratégias adotadas por grandes grupos econômicos, M-Forms, oligopólios e monopólios privados, entre outros.
Prof. Dr. Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte – Unifor
3. Estratégia Internacional e Globalização
Processos e teorias de internacionalização. Modelos de gestão de empresas internacionalizadas. Networks internacionais e internacionalização de clusters. Padronização versus adaptação da oferta aos mercados no exterior. Fatores intervenientes do país na estratégia de internacionalização; políticas públicas relacionadas à internacionalização. Globalização e regionalização. Ambiente institucional do país hospedeiro. O impacto no desenvolvimento das firmas internacionais e em suas estratégias da evolução das forças culturais, sociais, econômicas, tecnológicas, ambientais e políticas, no âmbito internacional e regional. Modelagem do desempenho internacional. Empreendedorismo internacional. Processo de internacionalização de empresas brasileiras e de empresas de mercados emergentes. Tipologias de empresas multinacionais brasileiras. Born globals.
Prof. Dr. Gilmar Masiero – FEA USP
4. Processo Estratégico nas Organizações
Aplicação das ferramentas de gestão estratégica e análise de suas teorias subjacentes: processo da estratégia. Planejamento estratégico, cenários e técnicas de prospecção, modelos de diagnóstico para análise ambiental externa e interna. Evolução intra organizacional, racionalidade limitada, poder e política. Aprendizado organizacional. Teoria sócio-cognitiva. Processos de tomada de decisões estratégicas. Criatividade em estratégia. O papel das consultorias em estratégia das firmas. Modelagens tipo Balanced Scorecard, mapas estratégicos, roadmap e plataformas computacionais para design de estratégias. Implementação, mudança e adaptação e coordenação estratégicas. Projetos de investimento estratégico e real options. A relação estratégia-estrutura organizacional. O papel da liderança e da equipe. Processos de formação de estratégias, estratégias deliberadas e emergentes, entre outros.
Prof. Dr. Belmiro do Nascimento João – PUC SP
5. Governança Corporativa
Efeito da estrutura de propriedade, controle e custos de agência na estratégia e na vantagem competitiva. Aderência dos principais atores a códigos de conduta. Relações entre os diversos atores envolvidos (os stakeholders) e os objetivos da empresa no contexto da governança. Modelos de governança corporativa. Melhores práticas em governança corporativa. Governança em organizações do terceiro setor, entre outros.
Prof. Dr. Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho – FEA USP
6. Cluster e Redes de Negócios
Estratégias coletivas e coopetição. Redes e suas relações interorganizacionais. Aglomerações territoriais, industriais e comerciais. Mecanismos e estruturas de governança. Análise estrutural de redes. Capital social da rede; confiança; contratos relacionais. Inovação colaborativa, cocriação de valor, crowdsourcing e redes sociais digitais para estratégia. Interação competitiva. Spill overs de conhecimento. Reciprocidade. Tipologias e conceitos de redes horizontais e verticais. Difusão de estratégias em rede. Comportamento estratégico em redes inter e intraorganizacionais. Redes de empreendedorismo.
Prof. Dr. João Paulo Siqueira – UNINOVE
7. Economia de Empresas
Definição conceitual e abordagens teóricas do desempenho da firma. Apropriação do valor. Custos de transação. Determinantes da formação do desempenho da firma em diferentes níveis de agregação (firma, indústria, grupo estratégico, aglomerações, país, outros). Estratégia em situações de retração: decréscimo, falência, fechamento, entre outros.
Profa. Dra. Maria Sylvia Macchione Saes – FEA USP
8. Pequenas e Médias Empresas
Abordagens teóricas e metodológicas de pequenas e médias empresas. Atuação e modelos de PMEs. Vantagem competitiva em PMEs. Estratégia e o papel das PMEs na economia. Atuação das PMEs no ambiente de negócios brasileiro. Estratégias de PMEs orientadas por patentes. Cultura, fomento e recursos econômicos para a criação de PMEs.
Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa – FEA USP