Marketing

Coordenador: Prof. Dr. Guilherme de Farias Shiraishi – FEA USP

Temas e Líderes:

1. Comportamento do Consumidor – Experimentos Quantitativos

Projetos pré-experimentais, projetos experimentais verdadeiros, projetos quase-experimentais (todos os temas devem ser realizados nas áreas de comportamento do consumidor ou comprador organizacional).

Prof. Dr. Dirceu da Silva – Uninove

2. Comportamento do Consumidor – Estudos Descritivos Quantitativos

Estudos longitudinais, estudos transversais, estudos descritivos simples, estudos univariados, estudos multivariados (todos os temas devem ser realizados nas áreas de comportamento do consumidor ou comprador organizacional).

Prof. Dr. Josmar Andrade – EACH USP

3. Comportamento do Consumidor – Estudos Qualitativos Dedutivos

Estudos predominantes dedutivos de caso baseado em Robert Yin e ou Robert Stake, Estudos predominantes dedutivos baseados em ciências sociais como etnologia, antropologia e sociologia, estudos predominantes dedutivos baseados em premissas fenomenológicas, estudos predominantes dedutivos baseados em realidades de imaginário, estudos predominantes dedutivos com técnicas de análise de conteúdo de Bardin, Laddering, Ground Theory etc. (todos os temas devem ser realizados nas áreas de comportamento do consumidor ou comprador organizacional).

Profa. Dra. Telma Valéria Rocha – ESPM

4. Comportamento do Consumidor – Estudos Qualitativos Indutivos

Estudos predominantes indutivos de caso baseado em Robert Yin e ou Robert Stake, Estudos predominantes indutivos baseados em ciências sociais como etnologia, antropologia e sociologia, estudos predominantes indutivos baseados em premissas fenomenológicas, estudos predominantes indutivos baseados em realidades de imaginário, estudos predominantes indutivos com técnicas de análise de conteúdo de Bardin, Laddering, Ground Theory etc. (todos os temas devem ser realizados nas áreas de comportamento do consumidor ou comprador organizacional).

Prof. Dr. Braulio Oliveira – FEI

5. Marketing de serviços, Varejo e B2B

Estudos com métodos científicos sobre: Administração de marketing de serviços, interfaces do marketing de serviços coma as áreas de operações e/ou de gestão de pessoas. Fatores diferenciais de serviços, marketing experiencial, administração de varejo, varejo sem loja, conflitos entre canais de varejo, gestão da qualidade em serviços e/ou varejo etc. bem como temas sobre marketing no contexto do B2B (marketing organizacional).
(OBS: Os estudos com método científico sobre o comportamento do consumidor ou comprador organizacional envolvendo os temas desta área deverão ser submetidos nos temas de comportamento do consumidor).

Profa. Dra. Adriana Beatriz Madeira – Universidade Presbiteriana Mackenzie

6. Marketing, Sociedade e Outros Temas

Estudos com métodos científicos sobre: Marketing social, responsabilidade social do marketing , marketing societal, sustentabilidade e marketing, macromarketing, uso social do marketing, marketing para organizações sem fins lucrativos, marketing e stakeholders, marketing público, ética no marketing, bem como outros temas de marketing relevantes par o desenvolvimento desta área do conhecimento.

*OBS Casos baseados no método de Harvard ou com características similares deverão ser submetidos como relato técnico na área Tecnológica.

Profa. Dra. Kavita Miadaira Hamza – FEA USP

7. Estratégias e Operações de Marketing

Estudos com métodos científicos sobre: Sistemas de informações de marketing e ou sobre seus subsistemas, segmentação de mercado, escolhas de segmentos de mercado, diferenciação de marketing, branding, posicionamento da marca, posicionamento de produto, temas relacionados a preço, distribuição, comunicação integrada de marketing e produtos, bem como estrutura organizacional de marketing, estratégias funcionais de marketing, estratégias competitivas fundamentadas em marketing, estratégias corporativas fundamentadas em marketing.

(OBS. Os estudos com método científico sobre o comportamento do consumidor de serviços, varejista ou comprador organizacional devem ser submetidos nos temas de comportamento do consumidor da área de marketing.)

Prof. Dr. Edson Crescitelli  – FEA USP