Ensino e Pesquisa
Coordenadora: Profa. Dra. Manolita Correia Lima
Temas e Líderes:
Contextos sociais, físicos, psicológicos e pedagógicos em que a aprendizagem ocorre. O professor e o estudante no contexto do ensino orientado para a aprendizagem. Métodos ativos e colaborativos de ensino e aprendizagem. Processos de planejamento; desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas de ensino e aprendizagem; desenvolvimento de atividades, materiais, eventos e produtos educacionais. Desenho instrucional e ambientes educacionais. Desenvolvimento de artefatos como jogos, casos e simuladores, bem como sua utilização no processo de ensino-aprendizagem. Influência das diferenças individuais no contexto ensino-aprendizagem e do recente contexto pandêmico decorrente do Covid-19.
Concepção, planejamento, implementação e avaliação de projetos de Educação a Distância, E-learning e B-Learning. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Comunicação, interação e trabalho colaborativo em ambientes virtuais de aprendizagem. Mediação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais. Subjetividade e massificação em ambientes virtuais de aprendizagem. Metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem em projetos de Educação a Distância, E-learning e B-Learning. Diversidade/especificidade do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e outras tecnologias complementares em projetos de Educação a Distância, E-learning e B-Learning E-learning. Educação não-Presencial e em Educação Híbrida com a incorporação de Inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual, entre outras.
Ouça a descrição do tema:
Resultados de pesquisas sobre experiências de aprendizagem e da promoção da aprendizagem em situações reais. Relação entre políticas educacionais e práticas educacionais. Experiências individuais e organizacionais de implementação de novas políticas/metodologias educacionais. Desenvolvimento e utilização de práticas inovadoras de ensino-aprendizagem. Inovações metodológicas e boas práticas no ensino-aprendizagem. Experiência em ensino-aprendizagem nos modelos a distância, presencial e híbrido.
Políticas públicas orientadas para a formação de professores e pesquisadores. Programas de formação científica e pedagógica de professores e pesquisadores. O processo de orientação acadêmica e a formação do professor e do pesquisador. Implicações do produtivismo acadêmico na formação do professor e do pesquisador. Desenvolvimento de competências do professor e do pesquisador. Trajetórias de carreiras de professores e de pesquisadores. Desafios para a formação e a prática da carreira de professor e/ou pesquisador. Diversidade de gênero, raça, etnia e gerações na carreira do professor/pesquisador.
Ouça a descrição do tema:
Planejamento da pesquisa científica. Avaliação da pesquisa científica: critérios de validade e confiabilidade. Ética na pesquisa científica. Abordagens metodológicas. Técnicas de coleta de dados. Procedimentos de análise de dados. Benefícios da adoção conjunta de métodos quantitativos e qualitativos. Métodos inovadores e técnicas virtuais/online de pesquisa científica.
Gestão Estratégica nas IES. Formação de gestores acadêmicos. DCNs. Inovação e redesenho curricular dos cursos. Sistemas de avaliação/acreditação de cursos/IES (SINAES, AACSB, EQUIS, AMBA). Autoavaliação institucional (CPA). Sistema de Avaliação da pós-graduação (CAPES/Qualis). Organização dos PPGs. Teorias e metodologias de avaliação de ensino-aprendizagem. Instrumentos de avaliação do aprendizado e do planejamento e processo ensino-aprendizagem.
O Caso de Ensino é uma ferramenta didática. Envolve a descrição de uma situação administrativa, vivenciada por um tomador de decisão em um ambiente organizacional privado, público ou do terceiro setor. A partir do relato de um dilema a ser discutido no contexto do ensino de graduação ou pós-graduação, o professor abordará os objetivos de aprendizagem da disciplina. O caso deve contemplar um ou mais temas próprios da Administração, de modo a ilustrar a realidade experienciada por organizações, instituições, grupos ou pessoas que vivenciem determinado desafio, detalhadamente descrito. O caso elaborado visa ajustar-se às necessidades de utilização em ambientes de ensino-aprendizagem, tanto para ilustrar uma teoria previamente estudada, quanto para servir de provocação durante a exposição de conteúdo novo. Além da descrição do caso, deve constar as notas de ensino, que orientam o professor na condução da discussão do caso.