Regras para Submissão
- Sapiens – Sessões de aprimoramento de artigos científicos para publicação A submissão de trabalhos será exclusivamente pela Internet.
- A submissão de trabalhos é gratuita Porém, caso o trabalho seja aceito para apresentação no SemeAd, um dos autores deve fazer a inscrição como congressista. O valor da inscrição para o evento será divulgado no dia 12/9, no início do período de inscrição.
- Os trabalhos devem ser inéditos.
- São aceitos trabalhos em desenvolvimento, que já foram apresentados em outros congressos que não o SemeAd e que não tenham sido submetidos e/ou publicados em periódicos científicos.
- Os trabalhos podem ser submetidos em uma das quatro (4) modalidades e em formato de artigo acadêmico: (1) teóricos, trabalhos voltados à revisão, discussão e desenvolvimento de teorias sobre um determinado tema,; (2) teórico-empíricos, trabalhos ancorados em um problema teórico (lacuna ou contradição da teoria) e que realizam pesquisa empírica empregando lógica indutiva (proposições) ou dedutiva (hipóteses), aplicando métodos qualitativos ou quantitativos. Propõe um avanço na teoria; (3) artigos aplicados, trabalhos que empregam modelos teóricos para revelar conhecimentos a respeito de organizações ou grupo de organizações (setores ou redes) ou desenvolvem e/ou testam modelos gerenciais para organizações e (4) casos de ensino, trabalhos com objetivos educacionais que focam em situações ou problemas organizacionais, desenvolvidos como atividades de sala de aula.
- Os trabalhos podem ser submetidos em português ou inglês.
- Os trabalhos não podem conter qualquer identificação ou indicação de autoria no campo “propriedade” e no corpo do trabalho.
- Os trabalhos devem ser submetidos em arquivos de formato PDF.
- Cada trabalho pode ter no máximo cinco (5) autores.
- Cada autor pode submeter até três (3) trabalhos entre as modalidades de artigos teóricos, artigos aplicados e casos de ensino e um (1) projeto de tese para a atividade de Consórcio Doutoral.
- Os autores devem fazer o cadastro no sistema do SemeAd.Para o cadastro, os autores devem ter em mãos o número do CPF de cada um dos autores brasileiros. Para os autores estrangeiros, há um procedimento específico.
- Alterações nos dados dos autores (inclusão, exclusão e mudança na ordem de autoria) somente poderão ser efetuadas até a data limite de submissão.
- O autor responsável pela submissão deverá indicar a coautoria dos demais autores. Após a finalização do processo de submissão, os coautores receberão e-mail para que confirmem a coautoria. Os autores que não confirmarem sua coautoria no sistema não estarão relacionados nos anais do evento.
Categorias de Trabalhos:
Artigos Teóricos: trabalhos voltados à revisão, discussão e desenvolvimento de teorias, fruto ou não de revisões sistemáticas da literatura.
Formatação do trabalho:
– Formato do papel: A4;
– Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
– Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
– Alinhamento: justificado;
– Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
– Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
– Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
– Formato do arquivo: PDF;
– O trabalho pode ter no máximo 16 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.
– O texto deve começar pelo título seguido pela introdução. Sugerimos aos autores que preparem o resumo expandido em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.
– Notas: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto.
– As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas APA ou ABNT/NBR-6023.
Estrutura sugerida do trabalho:
– Introdução: Problema de Pesquisa e Objetivo
– Fundamentação Teórica
– Discussão
– Conclusão / Contribuição
– Referências Bibliográficas
Resumo Estruturado (página de submissão):
Ao submeter o artigo, na própria página de envio de trabalho (etapa 1), deverá ser preenchido o Resumo Estruturado em que consta:
– Título (no máximo 190 caracteres);
– Palavras-chave (3 palavras);
– Introdução (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Problema de Pesquisa e Objetivo (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Fundamentação Teórica (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Discussão (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Conclusão (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Contribuição / Impacto (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Referências Bibliográficas (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços).
O trabalho poderá ser paralelamente submetido ao Sapiens – Sessões de aprimoramento de artigos científicos para publicação.
Trabalhos que não estejam em acordo as normas de formatação, não serão aceitos.
Artigos Teórico-Empíricos: ancoram-se em problemas teóricos (lacunas ou contradições da teoria) e a partir destes, empregando lógica indutiva (proposições) ou dedutiva (hipóteses), realiza pesquisa empírica aplicando métodos qualitativos ou quantitativos. Propõe um avanço na teoria.
Formatação do trabalho:
– Formato do papel: A4;
– Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
– Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
– Alinhamento: justificado;
– Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
– Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
– Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
– Formato do arquivo: PDF;
– O trabalho pode ter no máximo 16 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.
– O texto deve começar pelo título seguido pela introdução. Sugerimos aos autores que preparem o resumo expandido em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.
– Notas: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto.
– As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas APA ou ABNT/NBR-6023.
Estrutura sugerida do trabalho:
– Introdução: Problema de Pesquisa e Objetivo
– Fundamentação Teórica
– Metodologia
– Análise dos Resultados
– Conclusão / Contribuição
– Referências Bibliográficas
Resumo Estruturado (página de submissão):
Ao submeter o artigo, na própria página de envio de trabalho (etapa 1), deverá ser preenchido o Resumo Estruturado em que consta:
– Título (no máximo 190 caracteres);
– Palavras-chave (3 palavras);
– Introdução (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Problema de Pesquisa e Objetivo (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Fundamentação Teórica (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Metodologia (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Análise dos Resultados (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Conclusão (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Contribuição / Impacto (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Referências Bibliográficas (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços).
O trabalho poderá ser paralelamente submetido ao Sapiens – Sessões de aprimoramento de artigos científicos para publicação.
Trabalhos que não estejam em acordo as normas de formatação, não serão aceitos.
Artigos Aplicados: empregam modelos teóricos para revelar conhecimentos a respeito de organizações ou de grupos de organizações (setores ou redes), desenvolver e/ou testar modelos gerenciais para organizações.
Formatação do trabalho:
– Formato do papel: A4;
– Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
– Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
– Alinhamento: justificado;
– Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
– Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
– Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
– Formato do arquivo: PDF;
– O trabalho pode ter no máximo 16 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.
– O texto deve começar pelo título seguido pela introdução. Sugerimos aos autores que preparem o resumo expandido em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.
– Notas: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto.
– As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas APA ou ABNT/NBR-6023.
Estrutura sugerida do trabalho:
– Introdução;
– Contexto Investigado;
– Diagnóstico da Situação-Problema;
– Intervenção Proposta: mecanismos adotados para solucionar o problema;
– Resultados Obtidos: descrição de maneira objetiva dos resultados obtidos na organização, destacando também os fatores conjunturais que podem ter afetado esse resultado além da intervenção.
– Contribuição Tecnológica-Social.
Resumo Estruturado (página de submissão):
Ao submeter o artigo, na própria página de envio de trabalho (etapa 1), deverá ser preenchido o Resumo Estruturado em que consta:
– Título (no máximo 190 caracteres);
– Palavras chave (3 palavras);
– Introdução (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Contexto Investigado (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Diagnóstico da Situação-Problema (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Intervenção Proposta (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Resultados Obtidos (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Contribuição Tecnológica-Social (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços).
Mais informações (Artigo: Protocolo para Elaboração de Relatos de Produção Técnica).
Trabalhos que não estejam em acordo as normas de formatação, não serão aceitos.
Casos de Ensino: esta modalidade de trabalho tem o objetivo de propor situações ou análise de problemas organizacionais para serem utilizados pelos professores em sala de aula como ferramenta de ensino.
Formatação do trabalho:
– Formato do papel: A4;
– Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
– Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
– Alinhamento: justificado;
– Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
– Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
– Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
– Formato do arquivo: PDF;
– O trabalho pode ter no máximo 16 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.
– O texto deve começar pelo título seguido pela introdução. Sugerimos aos autores que preparem o resumo expandido em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.
– As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas APA ou ABNT/NBR-6023.
Estrutura sugerida do trabalho:
Os casos de ensino deverão ser constituídos por duas partes: o caso em si; e as notas de ensino.
1. O caso em si
– Introdução
– O caso: retratar a história real
– Referências
2. Notas de ensino
– Objetivo de ensino
– Fontes e Métodos de coleta
– Relações com os objetivos de um curso ou disciplina
– Disciplinas sugeridas para uso do caso
– Possíveis tarefas a propor aos alunos
– Possível organização da aula para uso do caso
– Sugestões de bibliografia
Resumo Estruturado (página de submissão)
– Título (no máximo 190 caracteres);
– Palavras chave (3 palavras);
– O caso (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Objetivo de ensino (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Fontes e Métodos de coleta (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Disciplinas sugeridas para uso do caso (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Sugestões de bibliografia (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços).
Mais informações (Exemplo de Caso de Ensino).
Trabalhos que não estejam em acordo as normas de formatação, não serão aceitos.
- Somente permitidas submissões em Inglês
- Atenção, os editores exigem escrita condizente às normas-padrão da língua inglesa e às boas práticas da escrita científica.
- Artigos submetidos com opção para Top Journals, respeitando as regras acima, serão avaliados normalmente no SemeAd e nas demais opções de fast-track mesmo que extrapolem o limite de 16 páginas ( até 24 páginas )