DÚVIDAS FREQUENTES

O Evento

O SemeAd – Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo, é um evento científico organizado anualmente que tem um importante papel no intercâmbio e discussão da produção científico-tecnológica desenvolvidas na área de Administração no Brasil e no Exterior.

Desde a sua criação, em 1996, o evento tem passado por um processo de desenvolvimento e amadurecimento, sendo considerado atualmente como um dos mais importantes da área de Administração. As pesquisas submetidas no evento são avaliadas pelo sistema double blind review. Os trabalhos aprovados são publicados nos anais do evento e divulgados em seu website. Os melhores trabalhos são premiados e indicados para participar do fast-track em mais de 70 periódicos participantes do SemeAd, sendo quatro internacionais.

O evento acontece nos dias 07, 08, 09 e 10 de novembro de 2023.

O SemeAD 2023 conta com 15 áreas: Administração Pública, Agribusiness, Empreendedorismo, Ensino e Pesquisa, Estratégia em Organizações, Estudos Organizacionais, Finanças, Gestão da Inovação, Gestão de Pessoas, Gestão Socioambiental, Marketing, Operações, Tecnologia da Informação, Turismo e Hospitalidade, Artigos Aplicados. Para mais informações sobre os temas de cada área e os respectivos líderes, acesse nossa página: https://semead.com.br/26/areas/

Sim, o SemeAd 2023 será híbrido. Exploramos as experiências anteriores do evento presencial, virtual e híbrido, para fazermos da vigésima sexta edição do SemeAd uma experiência única aos congressistas que optarem pelas atividades virtuais e aos congressistas que optarem pelas atividades presenciais. 

As sessões paralelas de apresentação de trabalho não terão a modalidade híbrida, serão 100% presencias ou 100% virtuais.

Para mais informações sobre as modalidades de cada atividade, acesse nossa página: https://semead.com.br/26/formato-hibrido/

As submissões para o SemeAd 2023 já estão disponíveis e a data limite para submissão de trabalhos e projetos é dia 17/07/2023.

Dúvidas adicionais a respeito do SemeAd 2023 podem ser encaminhadas para o e-mail contato@semead.com.br onde um membro do time SemeAd estará disponível em horário comercial para sanar todas as dúvidas. Conte conosco!

Cadastro

O cadastro é realizado exclusivamente pela plataforma do SemeAd 2023 (https://26.semead.com.br/login.php?). Caso seja o seu primeiro acesso, escolha a opção “cadastre-se”. O site lhe direcionará até a tela de cadastro onde algumas informações como nome completo, e-mail e CPF serão solicitadas.

Neste caso, envie um e-mail para a equipe do SemeAd 2023 (contato@semead.com.br) e um dos membros do nosso time irá retornar seu contato e enviar as novas credenciais de acesso.

Neste caso, envie um e-mail para a equipe do SemeAd 2023 (contato@semead.com.br) e um dos membros do nosso time irá retornar seu contato e enviar as novas credenciais de acesso a partir do seu novo e-mail.

Dúvidas adicionais a respeito do cadastro podem ser encaminhadas para o e-mail contato@semead.com.br onde um membro do time SemeAd estará disponível em horário comercial para sanar todas as dúvidas. Conte conosco!

Inscrições

Todas as informações sobre as inscrições estão descritas no nosso site (https://semead.com.br/26/inscricoes/). Caso a sua dúvida não foi respondida pelo site e nem pelo FAQ, sinta-se convidado a nos contatar pelo e-mail contato@semead.com, onde nossa equipe estará disponível para tirar todas as dúvidas.

Período de inscrição dos trabalhos aprovados: 12/9 a 28/09
Período de inscrição de congressistas: 12/09 a 30/10

Para garantir a apresentação do trabalho no evento, pelo menos UM (1) dos autores precisam se inscrever no evento.

Não! Esse ano o evento será híbrido e os congressistas podem indicar sua modalidade de participação durante o momento da inscrição.

Ao escolher o presencial o congressista deverá fazer a apresentação de seus trabalhos de forma presencial, terá acesso às atividades online, terá acesso às visitas técnicas e às cerimônias de abertura e premiação.

O congressita que optar pela modalidade online deverá fazer a apresentação de seus trabalhos na modalidade online e não terá acesso às atividades presenciais (visitas técnicas e às cerimônias de abertura e premiação).

O congressista que tiver trabalhos aprovados, deverá indicar a modalidade de apresentação (presencial ou online) no momento em que for enviar a gravação da apresentação. A modalidade de apresentação deve ser compatível com a modalidade de inscrição.

Não é possível. Os co-autores que forem participar da sessão de apresentação de trabalhos, deverão possuir inscrição compatível com a modalidade escolhida para apresentação do trabalho.

O Boleto Bancário é aceito para o pagamento das inscrições e visitas técnicas e o Empenho é aceito apenas para as inscrições.

Os valores das inscrições estão disponíveis no nosso site (https://semead.com.br/26/inscricoes/) de acordo com as diferentes modalidades de congressistas (ex: professores, alunos, não acadêmicos).

Sim. Informações específicas sobre os valores das duas modalidades estão disponíveis no nosso site (https://semead.com.br/26/inscricoes/).

O SemeAd manteve os valores de inscrição inalterados de 2017 até 2022. Neste período a variação do IPCA foi de 39,62%. Contudo, para manter o padrão e qualidade do evento, a organização entende a necessidade de realizar reajuste nos valores das inscrições. Neste sentido, os valores de 2023 serão ajustados em 10% em relação aos valores de 2017.

As cerimônias de abertura e premiação e as visitas técnicas são oferecidas apenas para os congressistas que optarem pela modalidade presencial de participação no evento. 
O congressista que optar pela modalidade presencial poderá participar de: Esquenta SemeAd, Cerimônia de abertura, Cerimônia de premiação, Uma visita técnica (07/11).

As vagas são limitadas e o critério de efetivação de participação será por ordem de inscrição com pagamento efetuado. O congressista que não efetuar o pagamento na data estipulada, perderá a vaga e o próximo na fila de inscrição com pagamento efetuado será contemplado para a atividade.

O número mínimo de participantes para a realização da atividade é de 10 inscritos.

O SemeAd se reserva o direito de cancelar a atividade ou alterar o horário e objetivo até a data da realização do evento. Caso haja a necessidade de cancelamento da atividade por caso fortuito ou força maior, o SemeAd fará a devolução do pagamento da atividade ao congressista.

As visitas técnicas foram organizadas pelo SemeAd em comum acordo com os responsáveis pelas empresas que receberão os congressistas. Essas empresas podem passar por ocorrências inesperadas e podem solicitar alteração de horário e objetivo da visita. Caso esse fato ocorra, o SemeAd informará ao congressista por e-mail sobre alterações.

O local de saída e retorno de todas as visitas técnicas é a FEA USP localizada na Avenida Professor Luciano Gualberto, 908 – Butantã – São Paulo/SP – 05508-010. O congressista deve chegar 15 minutos antes do horário de saída. Não haverá tolerância para atraso.

Não se preocupe! O SemeAd 2023 tem uma equipe pronta para te atender e resolver todas as suas dúvidas para que em contato no e-mail contato@semead.com.br onde um membro do time SemeAd estará disponível em horário comercial para sanar todas as dúvidas. Conte conosco! você tenha uma experiência incrível com o evento. Basta apenas entrar

Apresentações dos Trabalhos

A apresentação dos trabalhos e sua discussão na sessão terão a duração de 8 minutos cada. Após haverá, também, o debate dos trabalhos considerando o tema da sessão, pontos comuns e novas considerações dos artigos.  A sessão de apresentação durará, no total, 90 minutos (1 hora e meia). Para saber mais sobre a dinâmica das sessões on-line acesse nossa aba de Sessões On-line.

Cada apresentação deverá ser gravada pelo autor e enviada na plataforma do SemeAd. A duração máxima dos vídeos é de 8 minutos. OBSERVAÇÃO: sugerimos a utilização do PowerPoint Falado, ou do Zoom, para a gravação dos vídeos. Mas o autor poderá utilizar outros softwares caso deseje. No entanto, esses outros softwares deverão produzir vídeos com boa qualidade (indicado Full HD-1080p) e extensão em .mp4.
Depois de gravado, o vídeo de apresentação do trabalho deverá ser disponibilizado no YouTube, na modalidade “Não Listado”. Após gerar o link do vídeo no YouTube, ele deverá ser adicionado na plataforma do SemeAd.

Não se preocupe, nossa equipe preparou tutoriais didáticos para ajudar os congressistas nessa etapa e estão disponíveis no nosso site (https://semead.com.br/26/apresentacoes-de-trabalhos/).

Não se preocupe! O SemeAd 2023 tem uma equipe pronta para te atender e resolver todas as suas dúvidas para que você tenha uma experiência incrível com o evento. Basta apenas entrar em contato no e-mail contato@semead.com.br onde um membro do time SemeAd estará disponível em horário comercial para sanar todas as dúvidas. Conte conosco!

Regras de Submissão

Conforme nossas regras de submissão (https://semead.com.br/26/regras-para-submissao/), o SemeAd 2023 aceita trabalhos do tipo: 1) artigos teóricos, 2) artigos teóricos empíricos, 3) artigos aplicados, 4) casos de ensino.

Na nossa página de regras para submissão (https://semead.com.br/26/regras-para-submissao/) dedicamos uma seção específica só para descrever as características de cada um dos tipos de trabalho aceito no congresso. Se as informações disponíveis ainda não responderem sua dúvida, envie um e-mail para contato@semead.com.br onde um membro do time SemeAd estará disponível em horário comercial para sanar todas as dúvidas.

Dúvidas adicionais a respeito das regras de submissão podem ser encaminhadas para o e-mail contato@semead.com.br onde um membro do time SemeAd estará disponível em horário comercial para sanar todas as dúvidas. Conte conosco!

1. Encontre o PDF no File Explorer
2. Clique com o botão direito sobre ele e clique em ‘Propriedades’
3. Na nova janela que se abrirá, navegue até a aba ‘Detalhes’
4. Em seguida, clique em ‘Remover Propriedades e Informações Pessoais’ na parte de baixo da janela
5. Será aberta uma segunda janela. Nela, selecione a opção ‘Remova as seguintes propriedades deste arquivo’
6. No canto inferior direito desta mesma janela, clique em ‘Selecionar Tudo’. Finalmente, clique em ‘OK’

Pronto. Agora todos os metadados do arquivo PDF de seu trabalho foram removidas com sucesso.

Fast-track

No momento de submissão dos trabalhos, os autores podem optar pelo processo de Fast-Track do SemeAd e indicar dentre os periódicos cadastrados na base do SemeAd, aqueles cuja cobertura editorial se encaixam na temática do trabalho. No caso de Artigos Teóricos e Teórico-Empíricos os autores poderão escolher até um periódico em cada estrato do sistema Qualis/Capes. Artigos Aplicados e Casos de Ensino poderão optar pelos periódicos cujo escopo incluiu este tipo de trabalho.

Se você desejar submeter seu trabalho (artigo) ao Fast-Track, você deve acessar a tela de edição do trabalho até a data limite de submissão (17/07/23). Ao escolher os periódicos, os autores autorizam que a equipe do SemeAd encaminhe os seus artigos à apreciação dos editores das revistas, caso esses tenham sido considerados elegíveis para o Fast-Track

A lista de periódicos está disponível na nossa página exclusiva de fast-track (https://semead.com.br/26/fast-track/) onde essas e outras informações adicionais estão disponíveis para o congressista.

Dúvidas adicionais a respeito do fast-track podem ser encaminhadas para o e-mail contato@semead.com.br onde um membro do time SemeAd estará disponível em horário comercial para sanar todas as dúvidas. Conte conosco!

O Consórcio Doutoral do SemeAd convida os doutorandos para submeter suas propostas de Tese de Doutorado Acadêmico nas seguintes áreas: Empreendedorismo; Estratégia Organizacional; Estudos Organizacionais; Finanças; Gestão da Inovação; Gestão de Pessoas; Gestão Socioambiental; e Marketing. Todas as submissões serão apreciadas pelos Coordenadores do Consórcio e pelos Líderes de cada uma das áreas do Consórcio Doutoral. Serão selecionadas as submissões mais adequadas.

Todas as informações referentes ao consórcio doutoral são apresentadas na nossa página exclusiva para essa atividade: https://semead.com.br/26/consorcio-doutoral/

O consórcio pré-doutoral é uma oportunidade para mestres e mestrandos em fase de conclusão do curso e que estejam planejando realizar doutorado de terem a oportunidade de submeter seus pré-projetos de tese a fim de receber sugestões e contribuições de docentes de Programas de Pós-Graduação parceiros do SemeAd.

Todas as informações referentes ao consórcio pré-doutoral são apresentadas na nossa página exclusiva para essa atividade: https://semead.com.br/26/consorcio-pre-doutoral/

Dúvidas adicionais a respeito do consórcio doutoral e pré-doutoral podem ser encaminhadas para o e-mail contato@semead.com.br onde um membro do time SemeAd estará disponível em horário comercial para sanar todas as dúvidas. Conte conosco!

Pós-Evento

Os certificados de apresentação de trabalho serão disponibilizados após o evento. Iremos comunicar pelos nossos canais oficiais de comunicação quando eles estiverem acessíveis.

O acesso aos anais do evento será disponibilizado após o evento. Iremos comunicar pelos nossos canais oficiais de comunicação quando eles estiverem acessíveis.

Dúvidas adicionais a respeito de questões sobre o pós-evento podem ser encaminhadas para o e-mail contato@semead.com.br onde um membro do time SemeAd estará disponível em horário comercial para sanar todas as dúvidas. Conte conosco!

Não se preocupe! O SemeAd 2023 tem uma equipe pronta para te atender e resolver todas as suas dúvidas para que você tenha uma experiência incrível com o evento. Basta apenas entrar em contato no e-mail contato@semead.com.br onde um membro do time SemeAd estará disponível em horário comercial para sanar todas as dúvidas. Conte conosco!

Esperamos que tenham experiência única com o SemeAd 2023.

Coordenação SemeAd.

Regras de Submissão