Regras para Submissão

– A submissão de trabalhos será exclusivamente pela Internet.

– O trabalho deve ser inédito, contudo, serão aceitos trabalhos em desenvolvimento, mesmo já apresentados em outros congressos que não o Semead e que não tenham já sido submetidos e/ou publicados em periódicos científicos.

– Serão aceitos artigos teórico-empíricos: baseados em dados primários e/ou secundários (qualitativos e/ou
quantitativos) e também ensaios teóricos: baseados em fundamentação teórica aprofundada sobre um determinado tema.

– Os trabalhos poderão ser submetidos em português, inglês ou espanhol.
– Cada trabalho poderá ter no máximo cinco (5) autores.
– Será permitido até três (3) submissões de trabalhos (Artigos científicos, Relatos tecnológicos e Casos de ensino) por autor e mais um projeto de tese no Consórcio Doutoral.
– O trabalho não pode conter qualquer identificação ou indicação de autoria no campo “propriedade” e no corpo do trabalho.
– Deverão ser submetidos arquivos em formato PDF.
– A versão enviada será definitiva.
– Para submissão de trabalhos, os autores devem estar cadastrados no sistema. À exceção do autor que efetua a submissão, será requerida a confirmação de autoria dos demais autores no sistema. Os autores que não confirmarem sua coautoria no sistema não serão relacionados nos anais.
– Para o cadastro, os autores devem ter em mãos o número do CPF de cada um dos autores brasileiros. Para os autores estrangeiros, ter o número do passaporte.
– Alterações nos dados dos autores (inclusão, exclusão e mudança na ordem de autoria) somente poderão ser efetuadas até a data limite de submissão.

Categorias de Trabalhos:

<strong>Artigos Científicos</strong> - Esta modalidade de trabalho destina-se exclusivamente às Áreas Científicas do Congresso

Formatação do trabalho: 
– Formato do papel: A4;
– Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
– Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
– Alinhamento: justificado;
– Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
– Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
– Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
– Formato do arquivo: PDF;
– O trabalho pode ter no máximo 16 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.
– O texto deve começar pelo título seguido pela introdução. Sugerimos aos autores que preparem o resumo expandido em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.
– Notas: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto.
– As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas APA ou ABNT/NBR-6023.

Estrutura sugerida do trabalho:
– Introdução
– Problema de Pesquisa e Objetivo
– Fundamentação Teórica
– Metodologia
– Análise dos Resultados
– Conclusão
– Referências Bibliográficas

Resumo Estruturado (página de submissão):
Ao submeter o artigo, na própria página de envio de trabalho (etapa 1), deverá ser preenchido o Resumo Estruturado em que consta:
– Título (no máximo 190 caracteres);
– Palavras-chave (3 palavras);
– Introdução (no máximo 600 caracteres);
– Problema de Pesquisa e Objetivo (no máximo 600 caracteres);
– Fundamentação Teórica (no máximo 600 caracteres);
– Metodologia (no máximo 600 caracteres);
– Análise dos Resultados (no máximo 600 caracteres);
– Conclusão (no máximo 600 caracteres);
– Referências Bibliográficas (no máximo 600 caracteres).

O trabalho poderá ser paralelamente submetido ao Sapiens – Sessões de Aprimoramento de Estudos Científicos.

Trabalhos que não estejam no formato especificado não serão aceitos.

<strong>Relatos Tecnológicos</strong> - Esta modalidade de trabalho destina-se exclusivamente à Área Tecnológica do Congresso

Formatação do trabalho: 
– Formato do papel: A4;
– Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
– Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
– Alinhamento: justificado;
– Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
– Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
– Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
– Formato do arquivo: PDF;
– O trabalho pode ter no máximo 15 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.
– O texto deve começar pelo título seguido pela introdução. Sugerimos aos autores que preparem o resumo expandido em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.

– Notas: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto.
– As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas APA ou ABNT/NBR-6023.

Estrutura sugerida do trabalho:
– Introdução;
– Contexto Investigado;
– Diagnóstico da Situação-Problema;
– Intervenção Proposta: mecanismos adotados para solucionar o problema;
– Resultados Obtidos: descrição de maneira objetiva dos resultados obtidos na organização, destacando também os fatores conjunturais que podem ter afetado esse resultado além da intervenção.
– Contribuição Tecnológica-Social.
– Mais informações (Artigo: Protocolo para Elaboração de Relatos de Produção Técnica).

Resumo Estruturado (página de submissão):
Ao submeter o artigo, na própria página de envio de trabalho (etapa 1), deverá ser preenchido o Resumo Estruturado em que consta:
– Título (no máximo 190 caracteres);
– Palavras chave (3 palavras);
– Introdução (no máximo 600 caracteres);
– Contexto Investigado (no máximo 600 caracteres);
– Diagnóstico da Situação-Problema (no máximo 600 caracteres);
– Intervenção Proposta (no máximo 600 caracteres);
– Resultados Obtidos (no máximo 600 caracteres);
– Contribuição Tecnológica-Social (no máximo 600 caracteres).

Mais informações (Artigo: Protocolo para Elaboração de Relatos de Produção Técnica).

Trabalhos que não estejam no formato especificado não serão aceitos.

<strong>Casos de Ensino (novo)</strong> - Esta modalidade de trabalho destina-se exclusivamente à Área Casos de Ensino

Formatação do trabalho: 
– Formato do papel: A4;
– Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
– Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
– Alinhamento: justificado;
– Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
– Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
– Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
– Formato do arquivo: PDF;
– O trabalho pode ter no máximo 16 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.
– O texto deve começar pelo título seguido pela introdução. Sugerimos aos autores que preparem o resumo expandido em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.
– As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas APA ou ABNT/NBR-6023.

Estrutura sugerida do trabalho: 
Os casos de ensino deverão ser constituídos por duas partes: o caso em si; e as notas de ensino.
1. O caso em si
– Introdução
– O caso: retratar a história real
– Referências
2. Notas de ensino
– Objetivo de ensino
– Fontes e Métodos de coleta
– Relações com os objetivos de um curso ou disciplina
– Disciplinas sugeridas para uso do caso
– Possíveis tarefas a propor aos alunos
– Possível organização da aula para uso do caso
– Sugestões de bibliografia

Resumo Estruturado (página de submissão):
– Título (no máximo 190 caracteres);
– Palavras chave (3 palavras);
– O caso (no máximo 600 caracteres);
– Objetivo de ensino (no máximo 600 caracteres);
– Fontes e Métodos de coleta (no máximo 600 caracteres);
– Disciplinas sugeridas para uso do caso (no máximo 600 caracteres);
– Sugestões de bibliografia (no máximo 600 caracteres).

Mais informações (Exemplo de Caso de Ensino).

Trabalhos que não estejam no formato especificado não serão aceitos.

<strong>Projetos de Consórcio Doutoral </strong>- Esta modalidade de trabalho destina-se exclusivamente aos doutorandos que desejam participar do Consórcio Doutoral<strong> </strong>