Gestão de Pessoas

Coordenadora: Profa. Dra. Heliani Berlato

ESALQ-USP

Temas e Líderes:

Tipos e Tendências de carreiras. Gestão de Carreiras e Sucessão. Expatriação. Coaching e Mentoring. As gerações dos profissionais.

Líder: Profa. Dra. Elza Fátima Rosa Veloso (FIA)

Colider Internacional: Prof. Dr. Jesús Barrena Martínez (UCA Espanha)

Liderança e gestão de equipes. Teorias de liderança e suas aplicações. Estilos, papéis e modelos de gestão e liderança nas organizações. Desenvolvimento de lideranças.

Líder: Profa. Dra. Lucia Barbosa de Oliveira (FGV/EBAPE)

Líder Adjunta: Profa. Dra. Ana Christina Celano - (IBMEC-RJ)

Co-líder Internacional: Profa. Dra. Ana M. Rocha (Universidade Católica de Angola)

Convergências e divergências entre os quadros teóricos e as políticas, modelos e práticas de gestão de pessoas institucionalizadas ou não, no contexto das organizações, dependendo do tamanho da empresa. Políticas, modelos e práticas para aprimorar a gestão de pessoas e suas funções, tais como recrutamento, seleção, gestão do desempenho, higiene e segurança no trabalho, avaliação de resultados, assim como a reformulação da área de gestão de pessoas nas organizações e os processos de comunicação entre membros da organização e gestão por competências.

Líder: Profa. Dra. Angela Christina Lucas (FCA – UNICAMP)

Lider Adjunto: Prof. Dr. Renato Koch Colomby (IFPR)

Valores, Sentidos e Vínculos no/do trabalho: Valores (humanos, pessoais, no trabalho, organizacionais), Sentidos e significados no/do trabalho, Vínculos organizacionais (comprometimento, consentimento, entrincheiramento) e temas emergentes conexos.

Líder: Profa. Dra. Kely Cesar Martins de Paiva, (UFMG)

Lider Adjunta: Profa. Dra. Milka Barbosa, Ppgdides (UNIVASF) e PROFIAP (UFAL)

Questões de gênero, LGBTQI, PCDs, Interseccionalidades, masculinidades, feminilidades, teoria queer, relação trabalho-não trabalho.

Líder: Profa. Dra. Ana Heloisa da Costa Lemos (IAG/PUC-RIO)

Colíder Internacional: Profa. Dra. Gina Gaio Santos (Universidade do Minho/Portugual)

O trabalho, seu significado (ou ausência dele) e as formas como as organizações estão buscando qualidade de vida, satisfação, formas de reconhecimento e recompensa. São bem-vindas abordagens críticas e reflexões sobre a relação individuo – organização e individuo – trabalho.

Líder: Profa. Dra Rosana Córdova Guimarães (UFRGS)

Líder Adjunta: Jesuína Ferreira (Universidade Federal do Cariri (UFCA)