Gestão de Pessoas

Coordenadora: Profa. Dra. Heliani Berlato

ESALQ-USP

Temas e Líderes:

Tipos e Tendências de carreiras. Gestão de Carreiras e Sucessão. Expatriação. Coaching e Mentoring. As gerações dos profissionais.

Gestão de pessoas e liderança de equipes, com destaque para fenômenos psicossociais como identidade e diversidade, estresse e qualidade de vida, relações de trabalho e contrato psicológico, entre outros elementos da interação e do comportamento humano nas organizações.

Convergências e divergências entre os quadros teóricos e as políticas, modelos e práticas de gestão de pessoas institucionalizadas ou não, no contexto das organizações, dependendo do tamanho da empresa. Políticas, modelos e práticas para aprimorar a gestão de pessoas e suas funções, tais como recrutamento, seleção, gestão do desempenho, higiene e segurança no trabalho, avaliação de resultados, assim como a reformulação da área de gestão de pessoas nas organizações e os processos de comunicação entre membros da organização e gestão por competências.

O trabalho, seu significado (ou ausência dele) e as formas como as organizações estão buscando qualidade de vida, satisfação, formas de reconhecimento e recompensa. São bem-vindas abordagens críticas e reflexões sobre a relação individuo – organização e individuo – trabalho.

Novas tendências em Gestão de Pessoas, abordado com uma perspectiva crítica dos discursos e modismos que envolvem o tema.

Perspectivas críticas sobre os processos de recursos humanos e suas aplicabilidades, precarização do humano, racional e substantivo.

Questões de gênero, LGBTQI, PCDs, Interseccionalidades, masculinidades, feminilidades, teoria queer, relação trabalho-não trabalho.