Gestão de Pessoas

Coordenadora: Profa. Dra. Heliani Berlato

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Helio Arthur Reis Irigaray
Temas e Líderes:
Questões de gênero, LGBTQI, PCDs, Interseccionalidades, masculinidades, feminilidades, teoria queer, relação trabalho-não trabalho.

Tipos e Tendências de carreiras. Gestão de Carreiras e Sucessão. Expatriação. Coaching e Mentoring. As gerações dos profissionais.


O tema se destina a discutir, a partir de diferentes abordagens epistemológicas, teóricas e metodológicas, as variadas dinâmicas do trabalho diante de inúmeras transformações econômicas, sociais e tecnológicas.
Entre os possíveis interesses do tema estão:
- Flexibilização e formas alternativas de contratação de mão de obra.
- Precarização e exploração do trabalho, em diferentes contextos.
- Uberização e plataformização do trabalho.
- Trabalhadores independentes e microempreendedores individuais.
- Inteligência Artificial, redes sociais e seus impactos nas organizações e no trabalho.
- Poder, controle e resistência no trabalho.
- Informalidade, trabalho por conta própria e empreendedorismo de sobrevivência.
- Mercado de trabalho, pobreza e desigualdades.
- Trabalho em contextos de migração e refúgio.
- Sindicalismo e ação coletiva dos trabalhadores.
- Contradições entre trabalho, capitalismo e Estado.
- Legislação trabalhista e políticas públicas.



Liderança e gestão de equipes. Teorias de liderança e suas aplicações. Estilos, papéis e modelos de gestão e liderança nas organizações. Desenvolvimento de lideranças.


Convergências e divergências entre os quadros teóricos e as políticas, modelos e práticas de gestão de pessoas institucionalizadas ou não, no contexto das organizações, dependendo do tamanho da empresa. Políticas, modelos e práticas para aprimorar a gestão de pessoas e suas funções, tais como recrutamento, seleção, gestão do desempenho, higiene e segurança no trabalho, avaliação de resultados, assim como a reformulação da área de gestão de pessoas nas organizações e os processos de comunicação entre membros da organização e gestão por competências.


Valores, Sentidos e Vínculos no/do trabalho: Valores (humanos, pessoais, no trabalho, organizacionais), Sentidos e significados no/do trabalho, Vínculos organizacionais (comprometimento, consentimento, entrincheiramento) e temas emergentes conexos.


O trabalho, seu significado (ou ausência dele) e as formas como as organizações estão buscando qualidade de vida, satisfação, formas de reconhecimento e recompensa. São bem-vindas abordagens críticas e reflexões sobre a relação individuo – organização e individuo – trabalho.



