Marketing

Coordenador: Prof. Dr. Guilherme Farias Shiraishi

Coordenadora: Profa. Dra. Suzane Strehlau
Temas e Líderes:
O tema contempla investigações empíricas e reflexões teóricas concernentes à complexidade do comportamento do consumidor mediante uma abordagem interdisciplinar que integre as dimensões sociológica, antropológica, econômica, psicológica e biológica. Particular relevância é conferida aos estudos que investiguem os processos decisórios, as disposições atitudinais, os valores, os motivadores e os traços de personalidade que modulam as escolhas do indivíduo, bem como a dinâmica do processamento informacional e os multifacetados aspectos das influências contextuais.



O tema abrange discussões sobre o consumo em uma perspectiva social e cultural, as quais são articuladas campos do conhecimento como Antropologia, Sociologia, Estudos da Linguagem, Estudos Culturais, entre outros. Ganham destaque relatos de pesquisas nos quais figuram a interlocução entre questões relativas às influências, às práticas do consumo, bem como identidade social, comunidades de consumo e apropriação de significados em diferentes contextos da sociedade atual. Além disso, também contempla discussões aderentes ao campo da CCT - Consumer Culture Theory.


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Estudos sobre as estratégias de marketing e como estas são operacionalizadas tanto no ambiente nacional como no ambiente Internacional. Envolve artigos sobre informações em marketing, segmentação de mercado, estratégias de padronização e adaptação do marketing mix, posicionamento de produto, decisoões de preço, distribuição, comunicação e produto, bem como a estrutura organizacional de marketing, estratégias funcionais de marketing, estratégias competitivas em marketing, estratégias corporativas em marketing nacional ou internacional, além dos temas valor, satisfação e lealdade.

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Estudos pré-experimentais, experimentais verdadeiros, quase-experimentais em marketing, comportamento do consumidor e/ou comprador organizacional.


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A trilha acolhe pesquisas que explorem o papel, os desafios e as transformações das marcas na sociedade contemporânea. São bem-vindos estudos teóricos e empíricos sobre identidade de marca, gestão e propósito de marca, brand equity, experiências e narrativas de marca, além de abordagens emergentes como análise de sentimentos, etnografias digitais e inteligência artificial. Valorizam-se perspectivas interdisciplinares e metodologias diversas — qualitativas, quantitativas ou mistas — desde que tenham a marca como elemento central de análise.


O tema contempla discussões relacionadas ao debate existente entre marketing e sociedade, envolvendo tanto os aspectos positivos como os negativos presentes nessa relação. Ganham destaque relatos de pesquisa nos quais são apresentadas discussões relacionadas à ética em marketing, consumo consciente, consumo sustentável, consumo colaborativo, bem-estar do consumidor, vulnerabilidade do consumidor, dentre outros.


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O desenvolvimento tecnológico, a IA, a evolução dos canais de distribuição e logística, a influência do social media no quotidiano das pessoas, a melhoria dos padrões de vida e o aumento global do turismo e viagens, a convergência cultural, as questões ambientais e outras preocupações de ordem social, levaram à globalização de estilos de vida e ao surgimento de novos segmentos de mercado aspiracionais. O consumidor tornou-se mais confiante, exigente, ambientalmente consciente, procurando uma experiência de consumo mais ecológica, sustentável, mas também de elevado valor emocional e pessoal. Este contexto desafiou alguns mercados tradicionais, como por exemplo, o mercado de luxo, com a proliferação de linhas de produto e serviços premium e a democratização das marcas de prestígio, e abriu a porta a outros mercados inovadores (e.g., social media marketing; masstige marketing; experiências imersivas de marca no Metaverso; experiências culturais e património histórico; place branding; consumo sustentável; ethical fashion, slow fashion; consumo conspícuo).

Estudos sobre redes sociais mediadas, a exemplo do Facebook, Instagram, Linkedin entre outras, comportamento de consumo e impactos mercadológicos. Teorias advindas de estudos sobre a cibercultura e suas relações com marketing e comportamento de consumo. Olhares sobre as cibercidades e as potencialidades das mesmas no marketing e consumo. Análise de como a inteligência artificial vem sendo aplicada no marketing e os possíveis impactos nos consumidores e empresas. Internet das coisas, estratégias de marketing e novos formatos comunicacionais. Estudos sobre ubiquidade, pervasividade e/ou tecnologias comunicacionais móveis como smartphones e tablets, e as relações/ potencialidades no marketing contemporâneo.


O tema contempla os estudos sobre marketing de varejo no contexto contemporâneo: ambientes imersivos, phygital, diversificação de canais, multicanal, Omni-Channel, varejo com loja, sem loja, conflitos de canais. Estudos sobre marketing de serviços e as suas interconexões com as áreas de operações e/ou de gestão de pessoas, bem como suas interfaces com as novas tecnologias e serviços transformadores. Fazem parte os estudos de marketing experiencial, marketing sensorial, franquias, marketing no contexto do B2B, marketing organizacional em geral e em ambiente de novas tecnologias e novos modelos de negócio

