Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração

Coordenadora: Profa. Dra. Manolita Correia Lima

Coordenadora Adjunto: Profa. Dra. Alessandra de Sá Mello Costa
Temas e Líderes:
Contextos sociais, físicos, psicológicos e pedagógicos em que a aprendizagem ocorre. O professor e o estudante no contexto do ensino orientado para a aprendizagem. Métodos ativos e colaborativos de ensino e aprendizagem. Processos de planejamento; desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas de ensino e aprendizagem; desenvolvimento de atividades, artefatos didáticos, eventos e produtos educacionais. Desenho instrucional e ambientes educacionais. Uso de artefatos no processo de ensino-aprendizagem. Influência das diferenças individuais no contexto ensino-aprendizagem. Influência da pandemia Covid-19 sobre o ensino-aprendizagem. Influencia da IA no processo de ensino e aprendizagem.


Concepção, planejamento, implementação e avaliação de projetos de Educação a Distância, E-learning e B-Learning. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Comunicação, interação e trabalho colaborativo em ambientes virtuais de aprendizagem. Mediação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais. Subjetividade e massificação em ambientes virtuais de aprendizagem. Metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem em projetos de Educação a Distância, E-learning e B-Learning. Diversidade/especificidade do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e outras tecnologias complementares em projetos de Educação a Distância, E-learning e B-Learning E-learning. Educação não-Presencial e em Educação Híbrida com a incorporação de Inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual, entre outras.


Investigação científica de práticas de ensino-aprendizagem no campo da Administração, com foco na análise de processos vivenciados em contextos institucionais reais. Envolve a sistematização de experiências pedagógicas, análise de intervenções educacionais, avaliação de impacto formativo e estudos de caso sobre inovação didática aplicada no ambiente brasileiro e internacional. Contempla ainda a produção de evidências sobre dinâmicas de aprendizagem em projetos curriculares, extensão, estágios e programas de monitoria, articuladas às diretrizes curriculares nacionais. Inclui pesquisas sobre o desenvolvimento de competências computacionais, aplicação de metodologias ativas e uso de inteligência artificial como ferramenta de apoio ao processo formativo. Resultados de pesquisas teóricas e empíricas sobre engajamento para o ensino-aprendizagem como resultado de programas institucionais


Políticas públicas nacionais e internacionais orientadas para a formação de professores e pesquisadores. Programas de formação científica e pedagógica de professores e pesquisadores. A contribuição dos cursos de mestrado e doutorado na formação pedagógica dos professores. O processo de orientação acadêmica e a formação do professor e do pesquisador. Implicações do produtivismo acadêmico na formação do professor e do pesquisador. Trajetórias de carreiras de professores e de pesquisadores. Desafios para a formação e a prática da carreira de professor e/ou pesquisador. Diversidade de gênero, raça, etnia e gerações na carreira do professor/pesquisador. A influência da IA sobre a formação pedagógica do professor e sobre a formação científica do pesquisador.


Produção e difusão do conhecimento. Planejamento da pesquisa científica. Avaliação da pesquisa científica: critérios de validade e confiabilidade. Ética na pesquisa científica. Abordagens metodológicas. Métodos qualitativos e métodos quantitativos. Benefícios da adoção conjunta de métodos quantitativos e qualitativos. Técnicas de coleta e tratamento de dados. Procedimentos de interpretação e análise de dados. Métodos inovadores e técnicas virtuais/online de pesquisa científica. Contribuições e limitações do uso da inteligência artificial na pesquisa e na produção de texto. Questões éticas envolvidas no uso da IA na produção do conhecimento.


Gestão Estratégica nas IES. Gestão por evidências. Formação de gestores acadêmicos. Influência das novas DCNs sobre os cursos de graduação em Administração. Inovação e redesenho curricular dos cursos de Administração. Sistemas de avaliação/acreditação de cursos/IES (SINAES, AACSB, EQUIS, AMBA). Autoavaliação institucional (CPA). Sistema de Avaliação da pós-graduação (CAPES/Qualis). Organização dos PPGs. Teorias e metodologias de avaliação de ensino-aprendizagem. Instrumentos de avaliação do aprendizado e do planejamento e processo ensino-aprendizagem.



O Caso de Ensino é uma ferramenta didática. Envolve a descrição de uma situação administrativa, vivenciada por um tomador de decisão em um ambiente organizacional privado, público ou do terceiro setor. A partir do relato de um dilema a ser discutido no contexto do ensino de graduação ou pós-graduação, o professor abordará os objetivos de aprendizagem da disciplina. O caso deve contemplar um ou mais temas próprios da Administração, de modo a ilustrar a realidade experienciada por organizações, instituições, grupos ou pessoas que vivenciem determinado desafio, detalhadamente descrito. O caso elaborado visa ajustar-se às necessidades de utilização em ambientes de ensino-aprendizagem, tanto para ilustrar uma teoria previamente estudada, quanto para servir de provocação durante a exposição de conteúdo novo. Além da descrição do caso, deve constar as notas de ensino, que orientam o professor na condução da discussão do caso.

