Minicurso – Qualitativo​

A Hora da Análise na Pesquisa Qualitativa: desafios na coleta, tratamento e teorização

andrea-leite
george

Métodos qualitativos de pesquisa exigem coragem! Não há como optar por esse caminho sem se expor, se mostrar em suas crenças, valores, visão de mundo. Mas é preciso tomar cuidado: há algo de capcioso quando se trabalha com interpretação, sentido e subjetividade. Pode parecer fácil coletar evidências com entrevistas, observações, textos e imagens. Porém, o maior desafio vem na sequência: como obter, analisar e desenvolver teoria a partir das coletas? Como fazer o diálogo entre achados e o quadro teórico escolhido? Como evitar tomar as falas de forma solta e descontextualizada, gerando interpretações de frágil sustentação?

A proposta desse minicurso é concentrar esforços de aprendizagem na fase pós realização de entrevistas, documentos e observações. Aquele momento crucial em que dá vontade de só catar as falas que concordam com nossas ideias iniciais. Ou então, separar só os trechos que confirmam nossos pressupostos. Como diz a gíria: só que não! Teremos 4 encontros para falar disso. Sejam todxs bem vindxs, sigamos aprendendo.

DataHorárioSalaConteúdoProfessores
 06/11/2019
(quarta-feira)
 14:35 às 16:05Auditório FUNCADINos dois primeiros encontros serão trabalhadas a base para coleta em pesquisa qualitativa, e apresentadas as diferentes propostas de análise, além de uma breve estratégia de teorização. Sem esquecer cuidados com validade e ética; afinal, pesquisa qualitativa não é licença para matar (para os mais jovens, referência ao filme 007 Licença para Matar, 1989).Dra. Andrea Leite Rodrigues
07/11/2019
(quinta-feira)
10:00 às 11:30Auditório FUNCADI

07/11/2019
(quinta-feira)

15:05 às 16:35

Auditório FUNCADICom uso do software NVivo, haverá uma oficina com Análise de Conteúdo por meio de abordagem quantitativa. Serão abordados: objetivos ou questão de pesquisa, localização das fontes de comunicação relevantes, desenvolvimento das categorias de conteúdos, identificação das unidades de análise, preparação do esquema de codificação, testes de confiabilidade (Chadwick et al, 1984; Holsti, 1963) e a análise dos dados (Prasad, 2008; Palmquist et al., 1997). Por fim, apresentar o resultado da análise de conteúdo por meio de “Framework” ou um modelo conceitual.Dr. George Rossi
08/11/2019
(sexta-feira)
10:00 às 11:30Auditório FUNCADI