Workshops confirmados
Programação detalhada dos workshops
O Ensino da Modelagem de Equações Estruturais nos Cursos de Administração e Contabilidade
Este workshop foi planejado em três momentos, que são detalhados a seguir:
Conceitos
– Destruição de escala versus construção de teoria
– Mensuração de construtos abstratos
– Hipóteses e modelo estrutural
– Importância da “”Quali”” na “”Quanti”” – interpretação e discussão
Práticas
– Como rodar modelos no SmartPLS 2 e no SmartPLS 3
– Como relatar os resultados
– Como rodar modelos no lavaan (pacote do R)
Reflexão – Por onde começar e como estimular a “mão na massa”
– Relato de experiência com a disciplina “Métodos quantitativos”
– Como continuar aprendendo
Construção e Validação de Escalas de Mensuração de Atitudes
Construção e Validação de Escalas de Mensuração de Atitudes
O uso de escalas em pesquisas em Administração, Ciências Contábeis e Turismo é uma das formas mais utilizadas para a mensuração de atitudes, principalmente naquelas situações em que o fenômeno não pode ser avaliado diretamente (ex.: grandezas físicas) e necessitam de uma avaliação de seus atributos para uma maior compreensão e operacionalização das variáveis necessárias à sua correta interpretação. Os objetivos deste workshop são: (1) apresentar os conceitos básicos sobre mensuração de atitudes, (2) demonstrar os procedimentos necessários para a construção de escalas, (3) apresentar as etapas necessárias para a validação de escalas, (4) avaliar os principais equívocos na construção e validação de escalas e (5) fornecer dicas úteis ao pesquisador sobre o uso de escalas de mensuração. O workshop está baseado na apresentação dos conceitos e exemplificação com escalas reais, encontradas em periódicos científicos da área.
Etnografia em Estudos de Marketing: práticas, métodos e desenhos de pesquisa
A etnografia busca esclarecer as formas pelas quais a cultura constrói e, simultaneamente, é formulada pelas experiências e comportamento das pessoas. Por meio de métodos de coleta de dados e interpretação distintos, a etnografia auxilia os pesquisadores da área de marketing a desenvolverem relevantes contribuições teóricas para o campo de pesquisa de consumo e mercado. Com o objetivo de possibilitar o entendimento das possibilidades e potencial de sua utilização nos estudos de marketing, a oficina realizará uma discussão sobre os principais trabalhos etnográficos de marketing, tendo como foco as práticas, métodos e desenhos de pesquisa adotados, considerando desde a escolha do contexto até a formulação de perguntas de pesquisa.
Análise Multigrupo com o uso do SmartPLS
O objetivo desta oficina é apresentar aos participantes uma introdução à Análise Multigrupo (Multigroup Analysis) utilizando o SmartPLS v3. A Análise Multigrupo que é uma técnica avançada onde se procura testar se grupos pré-definidos possuem diferenças significativas entre si. Pré-requisitos: Notebook ou Laptop com instalação do SmartPLS v3 (download gratuito em https://www.smartpls.com/
– Supõe-se que os participantes tenham conhecimento básico de métodos estatísticos multivariados, como regressão múltipla e análise fatorial.
– Supõe-se que os participantes já tenham um conhecimento básico sobre o uso do SmartPLS v3.
– Conjuntos de dados, mais os modelos estruturais e de medidas correspondentes, também serão disponibilizados pelo instrutor
discutindo-se:
1) Importância da publicação de impacto na Academia;
2) Journal x agenda de pesquisa x impacto. Meu tema é um hot topic?
3) Processo de produção de manuscrito. Meu tema é realmente relevante?
4) Aderência do tema com o Aims and Scope do periódico;
5) Importância e oportunidade dos Call for Papers;
6) Final Tips and Tricks
Robôs vs. Humanos no Laboratório de Gestão*: aspectos da 4ª. Revolução Industrial
Resumo: Os três pilares conceituais do LG*: 1. Simulador organizacional (artefato); 2. Jogo de empresas (vivência); 3. Pesquisa aplicada (produto de autoria).
Problema: Profissionais que retornam à Academia nos programas de pós-graduação e graduandos em formação para o mercado de trabalho buscam bons modelos de gestão. Entretanto, uma boa teoria poderá criar/destruir valor se bem/mal implementada por gestor experiente/inexperiente. Emerge daí a vantagem de vivenciarem, sem risco, os desafios do Laboratório de Gestão, ativado pela Inteligência Artificial.
Objetivo: Nesta micro-vivência (90 minutos de duração) um (1) simulador organizacional dinamiza o (2) jogo de empresas. Na primeira etapa serão praticadas as três estratégias genéricas de Porter (1991) por sistemas especialistas (robôs), de maneira mecanizada, automática e repetitiva, sem liderança estratégica humana nem controle do processo decisório. Ao final de um ano de operações (4 trimestres) serão analisados três indicadores parciais de produtividade (mercadológica, operacional e financeira). Os resultados funcionais combinados geram o desempenho econômico das três empresas (medido pela TIR – taxa interna de retorno). Na segunda etapa serão analisados e discutidos os mesmos indicadores produzidos sob liderança estratégica humana, com ênfase na criação/destruição de valor, buscando-se indícios e evidências do efeito da Liderança Estratégica.
Fundamentos de Process Tracing
O process tracing (ou rastreamento de processo) é uma metodologia para analisar evidências sobre processos, sequências e conjuntura de eventos em estudos de caso com propósito de desenvolver ou testar proposições sobre mecanismos causais em um determinado caso. É uma técnica aplicada a estudos na área de ciência política, sociologia e administração pública. O workshop tem por objetivo discutir e apresentar a evolução dessa metodologia, os conceitos básicos, aplicações, limitações e boas-práticas. É desejável que o aluno tenha tido contato com disciplinas de pesquisa qualitativa, de modo a compreender melhor a aplicação dessa metodologia.Este é o cabeçalho
Design Thinking
Aprenda como esta abordagem vai ajudá-lo a resolver problemas complexos de maneira criativa, utilizando uma visão orientada ao cliente (interno e externo). Desta forma, desenvolva uma postura mais prática, embasada em fatos e experiências reais, tornando-se preparado para responder as necessidades dos usuários por meio de atributos funcionais, emocionais e sociais. Ouça o cliente e faça uso das informações que ele te fornece, em primeira mão, para gerar melhorias reais nos serviços ou produtos que você ajuda a desenvolver. Ou até mesmo em suas pesquisas acadêmicas. Tópicos abordados: prototipação de produto inovador; desenvolvimento de uma jornada do cliente; criação de personas; elaborar um modelo de negócios, utilizando Business Model Canvas; levantar as dores do cliente, através do Value Proposition Canvas.
Design de Experimentos: uma aplicação em administração
No mundo da pesquisa quantitativa, os estudos podem ter classificação descritiva ou causal. O método experimental consiste analisar causa e efeito de um evento. Sua finalidade é verificar uma hipótese a partir da observação de um fenômeno natural ou provocado (induzido). Esse workshop tem como objetivo apresentar o método experimental, dando ênfase em como montar um experimento (design experimental) na área de administração.
Oficina de Redação Cientifica
O objetivo principal da Oficina de Redação Científica é despertar o(a) participante para o conhecimento e a habilidade em comunicação científica escrita. Abordam-se o texto, o parágrafo, a frase e as palavras. Exercita-se a aplicação dessas noções à seção de um artigo já publicado. Aponta-se bibliografia útil para sobre como o(a) cientista deve escrever (e erros frequentes a evitar).
Revisão Sistemática de Literatura
Escrever revisões de literatura, diferentemente do que parece a princípio, não é uma tarefa simples. Ela pode ser muito facilitada com a adoção de técnicas simples, que estão documentadas em várias fontes, mas que raramente são estudadas. O resultado é que os estudantes gastam mais tempo do que o necessário fazendo essas revisões e com resultados que, com frequência, são pouco satisfatórios. Essa oficina dará orientações sobre como abordar a tarefa e produzir uma revisão, tanto como passo preliminar de um projeto de pesquisa ou de um artigo publicável.
Objetivos:
1. Entender as etapas fundamentais de uma revisão de literatura
2. Conhecer os erros mais comuns das revisões feitas por estudantes.
Eficácia na submissão de projetos a agências de fomento
Várias podem ser as razões para o insucesso na obtenção de recursos junto às agências de fomento: desde a competitividade do projeto, curriculum do proponente, orçamento, composição da equipe, entre outras. Há, porém, um aspecto fundamental: as agências de fomento destinam os seus recursos de acordo com os seus propósitos e interesses e o seu projeto precisa estar alinhado com eles. Este é um segredo-chave para obtenção de sucesso dos recursos para o seu projeto. Nesta oficina você vai aprender a ler editais, analisar o alinhamento do seu projeto. O seu projeto é um produto. É preciso saber trata-lo com tal.
Aviso: A atividade central do workshop requer o uso de venda por um período de 15 a 20 minutos. A participação não é recomendada para pessoas que tenham claustrofobia, sonolência ou desconforto emocional ao ficarem com os olhos vendados. Não será permitida a entrada de retardatários após o início dos trabalhos.
Conteúdo Programático:
– Versões on-line e desktop do Mendeley;
– Coleta, organização e compartilhamento de referências;
– Utilização do Mendeley integrado ao Word;
– Citação e geração automática de referências em diversos estilos de normalização: ABNT, APA, Vancouver etc;.
Análise Comparativa Qualitativa (QCA)
A Análise comparativa qualitativa utiliza-se da lógica da Álgebra Boleana para comparar casos, é bastante apropriado para analisar modelos que envolvem muitos fatores de interação, portanto, teste hipóteses que prevejam se várias condições funcionarão juntas. Somado a isso, permite o uso de amostras pequenas e testa as condições necessárias e suficientes para se obter a respostas às hipóteses, é possível utilizar a ferramenta Stata para realizar a análise de QCA.
Mediação e Moderação com uso de Regressão Linear
Neste workshop apresentaremos e analisaremos modelos que contêm efeito de mediação e moderação. Serão mostrados exemplos de como rodar e interpretar modelos com uso do aplicativo PROCESS (para SPSS). Espera-se, dos participantes, aprimoramento de suas habilidades de compreensão e avaliação da qualidade de artigos científicos que utilizem técnicas de regressão para testar hipóteses de pesquisa envolvendo mediação e moderação. Além disso, espera-se contribuir para ajudar os participantes a empregarem modelos que envolvam variáveis mediadoras e moderadoras em seus próprios artigos científicos na área de Administração. O pré-requisito para o bom acompanhamento deste workshop é o conhecimento de modelos de regressão linear múltipla.
Metodologia para trabalhos práticos e aplicados: Administração e Contabilidade
Proposta metodológica de um caminho estruturado para a produção de trabalhos com viés tecnológico, que parte da identificação de questões reais da empresa, apresenta as soluções e alternativas de ação que provocam mudanças em seus processos, estruturas e rotinas e a sua implantação, tendo em vista a melhoria de produtividade, conforme se apresenta no e-book Metodologia para trabalhos práticos e aplicados: Administração e Contabilidade, disponível em http://up.mackenzie.br/fileadmin/ARQUIVOS/PUBLIC/SITES/UP_MACKENZIE/servicos_educacionais/graduacao/Administracao_SP/2017/Metodologia_trabalhos_praticos.pdf.
Archival Research Design: Enfoque Contábil e Financeiro
A utilização de métodos quantitativos em pesquisas nos campos Contábil e Financeiro está longe de ser uma novidade. Todavia, se por um lado o estudo e a prática de tal abordagem metodológica alcançou momentum nessas áreas do conhecimento, percebe-se a ausência de uma discussão estruturada acerca do design de estudos com essa natureza. Referida lacuna, por vezes, implica na utilização de técnicas inadequadas para o tipo de dado que se tem e para a multiplicidade de problemas que se apresenta.
Nesse sentido, o presente workshop terá por finalidade realizar a análise de artigos que aplicaram importantes técnicas para lidar com dados tanto no cerne contábil quanto financeiro. As técnicas objeto de nossa análise serão:
(i) Linear and non-linear (logistic regression)
(ii) Fixed effects
(iii) Experimentos naturais e quase-naturais
(iv) Difference-in-differences
(v) Propensity-score matching
É importante ressaltar que nesse seminário não serão executados scripts em pacotes estatísticos. O enfoque do treinamento será analisar a aplicação das técnicas mencionadas com base em artigos publicados, de modo que possamos, a partir da identificação metodológica desses materiais, compreender as razões que levaram os autores ao uso de tais abordagens e os desafios encontrados em sua consecução.
Cientometria e Revisão de Literatura com o uso do R
Deseja aprender sobre como obter, processar e visualizar dados para sua pesquisa acadêmica?
Nessa oficina o aluno irá aprender de uma maneira prática sobre o uso do Software R e alguns pacotes adicionais para a realização de estudos cientométricos, revisão da literatura e análise de redes sociais. A oficina proporcionará uma compreensão aplicada para diferentes níveis de análise, obtenção de diferentes métricas e dados estruturais, tais como análise de estrutura intelectual, social, colaborativa, análises fatoriais, multidimensionais, historiografia, modelagem de temas, evolução história, entre outros.
O Papel da Teoria na Pesquisa em Administração
Resumo: Teoria é um termo que abrange múltiplos conceitos, que são utilizados tanto no campo do conhecimento científico e filosófico quanto do conhecimento vulgar. No âmbito da ciência, a teoria desempenha diferentes papeis, tais como: 1) é fonte de conceitos e de classificação conceitual, 2) explica, generaliza e sintetiza o conhecimento, 3) faz previsões e 4) indica lacuna no conhecimento. Assim, sua contribuição para a pesquisa científica evidencia-se na contextualização do tema, no estabelecimento do referencial conceitual, na construção de hipóteses, na organização, análise e interpretação dos dados e sobretudo na generalização dos achados.