Marketing

Coordenador: Prof. Dr. Guilherme de Farias Shiraishi

FEA-USP

Coordenadora: Profa. Dra. Thelma Valéria Rocha ESPM

ESPM

Temas e Líderes:

1. Consumo e Materialismo

Estudos: longitudinais, transversais, descritivos simples, multivariados, baseados em triangulação, baseados em ciências sociais como etnologia, antropologia e sociologia, baseados em premissas fenomenológicas, baseados em realidades de imaginário, com técnicas de análise de conteúdo de Bardin, de Laddering, de Ground Theory etc. que possuam com temas centrais em Consumo, Sociedade e/ou Materialismo.

Prof. Dr. Nelsio Rodrigues de Abreu - UFPB

Prof Dr. Marcelo de Rezende Pinto - PUC Minas

2. Cultura e Sociedade

Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz

3. Experimentos

Estudos pré-experimentais, experimentais verdadeiros, quase-experimentais em marketing, comportamento do consumidor e/ou comprador organizacional.

Prof. Dr. Dirceu da Silva – Uninove

4. Marcas

Estudos: longitudinais, transversais, descritivos simples, multivariados, estudos de caso baseado em Robert Yin e ou Robert Stake, baseados em ciências sociais como etnologia, antropologia e sociologia, baseados em premissas fenomenológicas, baseados em realidades de imaginário, com técnicas de análise de conteúdo de Bardin, de Laddering, de Ground Theory etc. que possuam com tema central Marcas.

Profa. Dra. Suzane Strehlau – ESPM

5. Mercados de luxo e outros novos mercados

O desenvolvimento tecnológico, a evolução dos canais de distribuição e logística, o impacto dos media, a melhoria dos padrões de vida e o aumento do turismo e viagens globalmente, a convergência cultural, as questões ambientais e outras novas preocupações sociais, a abertura das economias emergentes aos produtos e marcas ocidentais, etc., trouxe novas formas de consumo e abriu espaço para o aparecimento de novos e disruptivos negócios. O consumidor tornou-se mais confiante, exigente, ambientalmente consciente, procurando uma experiência de consumo mais ecológica, sustentável, mas também mais individual e privada (Nobre & Simões, 2019). Este contexto pressionou a evolução dos mercados tradicionais, como por exemplo, o mercado de luxo e abriu a porta a outros mercados inovadores (e.g. mercados de gamificação, social media marketing, experiências de marca, consumo verde, ethical fashion, novas formas de intermediação, convergência dos canais de distribuição).

No que respeita aos mercados de luxo, o significado de luxo evoluiu com a emergência do conceito e mercado do novo-luxo (new-luxury). O luxo é hoje visto como uma opção individual, uma experiência subjetiva, privada e única (Nobre, 2019), distante da definição tradicional de supérfluo, dispendioso, conspícuo, elitista e exclusivo (Cristini et al., 2017). Não obstante a democratização do luxo tradicional através da proliferação de marcas de mass-luxury e marcas premium, extensões de marcas de old-luxury e linhas de produto mais económicas (Silverstein & Fiske, 2003) – o mercado de luxo de grande consumo – é uma realidade, para a qual contribuiu a emergência de um novo tipo de consumidor com mais poder de compra que aspira replicar o estilo de vida das celebridades e outras individualidades que ele admira e que povoam os media.

Profa. Dra. Helena Nobre

6. Valor, Satisfação e Lealdade

Estudos: longitudinais, transversais, descritivos simples, univariados, multivariados, baseados em triangulação, baseados em ciências sociais como etnologia, antropologia e sociologia, baseados em premissas fenomenológicas, baseados em realidades de imaginário, com técnicas de análise de conteúdo de Bardin, de Laddering, de Ground Theory etc. que possuamcom temas centrais em Valor, Satisfação e/ou Lealdade.

Prof. Dr. Roberto Flores Falcão - FECAP

7. Agronegócio, Alimentação e outros temas

Estudos sobre o setor do Agronegócio. A cadeia de valor Agrícola. O relacionamento do Agricultor com seus fornecedores. A inovação na área Agrícola e na área de Alimentos relacionadas a Marketing. O setor de alimentos, e o marketing aplicado a sua expansão, produção e comercialização. Inclui também temas de marketing relevantes para o desenvolvimento desta área do conhecimento que não foram contemplados anteriormente.

Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto – UNIMEP

8. Estratégias, Operações e Marketing Internacional

Estudos sobre as estratégias de marketing e como estas são operacionalizadas tanto no ambiente nacional como no ambiente Internacional. Envolve artigos sobre informações em marketing, segmentação de mercado, estratégias de padronização e adaptação do marketing mix, posicionamento de produto, decisoões de preço, distribuição, comunicação e produto, bem como a estrutura organizacional de marketing, estratégias funcionais de marketing, estratégias competitivas em marketing, estratégias corporativas em marketing nacional ou internacional.

Prof. Dr. Flávio Torres Urdan – FEA/USP

9. Redes, mídias sociais e meios digitais

Estudos sobre as redes de relacionamento, e as teorias que estão sendo desenvolvidas nessa área aplicadas ao Marketing. A influencia das mídias sociais como o Facebook, o Linked in, entre outras e seu impacto no marketing das empresas. Envolve também estudos sobre o o uso dos meios digitais em geral nas empresas aplicados ao Marketing, como as Intranets, Extranets, e outras ações corporativas.

Profa. Dra. Renata Francisco Baldanza - UFPB

10. Serviços, Varejo, Franquias e B2B

Estudos sobre marketing de serviços, as interfaces do marketing de serviços coma as áreas de operações e/ou de gestão de pessoas. Fatores diferenciais de serviços, marketing experiencial, administração de varejo, varejo sem loja, conflitos entre canais de varejo, gestão da qualidade em serviços e/ou varejo . Gestão das Franquias, relacionamento franqueador e franqueado, bem como temas marketing no contexto do B2B, marketing empresarial ou marketing organizacional.

Profa. Dra. Adriana Beatriz Madeira – Universidade Presbiteriana Mackenzie