Painel Temático – Gestão de Pessoas

PAINEL TEMÁTICO – Gestão de Pessoas

Título:  Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos no Brasil, resultados preliminares de uma pesquisa comparativa internacional – a Rede CRANET

 Quando: 31/10/2014 das 15h30min. às 17h – Auditório SAFRA I

Objetivos:  Apresentação e discussão dos resultados preliminares de uma pesquisa comparativa internacional sobre políticas e práticas de Gestão de Pessoas no Brasil realizada ao longo de 2014.

Resultados esperados do painel temático: a realização de  um diálogo da equipe de pesquisa (representada por seu coordenador) com pesquisadores seniores a respeito da base teórica do conteúdo pesquisado e da metodologia utilizada. Espera-se que, por meio deste diálogo, seja realizada a divulgação da  pesquisa, seus objetivos  e sua base de dados, a indicação sugestões de correção e/ou aperfeiçoamento em termos conceituais e metodológicos e, por fim, uma  reflexão sobre seus resultados preliminares.

Dinâmica do Painel:

  • O material da pesquisa a ser discutido será enviado previamente para apreciação e estudo aos painelistas.
  • O coordenador fará uma breve introdução sobre a pesquisa CRANET (características teóricas e metodológicas e primeiros resultados)  para dar conhecimento ao público do que será discutido entre os pesquisadores participantes do painel.
  • Os debatedores apresentarão suas considerações e se abrirá  para perguntas e comentários dos demais participantes.

 

Distribuição do tempo:

  • 15 minutos: apresentação da pesquisa CRANET (aspectos institucionais, teóricos e  metodológicos) e dos resultados preliminares do campo realizado no Brasil durante o ano de 2014.
  • 20 minutos: apresentação das considerações  de cada debatedor
  • 15 minutos: debate aberto (com eventual participação da plateia) sobre os resultados e tendências encontrados preliminarmente.

 

Qualificações dos debatedores:

 

 Beatriz Maria Braga: Possui graduação em Administração de Empresas – Michigan Technological University (1980), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (2001) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto da Fundação Getulio Vargas – SP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas e gestão internacional de pessoas; carreira organizacional; e abordagens de pesquisa em rh.

 

Antonio Moreira de Carvalho Neto: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ. Professor do PPGA – Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas, onde está desde 2001 e que atualmente coordena. Coordenador da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da ANPAD de 2009 a 2012. Atualmente é Diretor de Publicações e Comunicação da ANPAD. Pesquisador Mineiro pela FAPEMIG de 2010 a 2012. Líder do grupo de pesquisa NERHURT – Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho – do PPGA da PUC Minas desde 2008. Doutor em Administração pela UFMG (1999), com doutorado sanduíche no Instituto de Economia da UFRJ e no IUPERJ. Mestre em Administração pela UFMG (1995). Especialista em Relações de Trabalho pelo Queen Mary College da London School of Economics (1990). Tem larga experiência de ensino e pesquisa em administração. Suas temáticas de atuação sempre foram nas áreas de relações de trabalho e gestão de recursos humanos. Coordenou(a) 9 pesquisas e participou(a) de outras 23 pesquisas sobre estes temas. Já orientou 35 dissertações de mestrado e duas teses de doutorado concluídas, das quais 30 defendidas no PPGA – Programa de Pós-Graduação em Administração – e 7 defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas, onde durante 5 anos foi também professor permanente. Escreveu e co-organizou 9 livros sobre suas áreas de interesse. Já publicou 53 artigos em revistas científicas, 85 artigos em congressos e 33 capítulos de livros no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França e Portugal

 

Guilherme Rhinow: Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela USP. Foi Consultor da PricewaterhouseCoopers e do Instituto de Administração – USP com atuação em projetos de change management, gestão de competências, remuneração edesenvolvimento organizacional em empresas nacionais e transnacionais. Atuou como responsável por desenvolvimentoinstitucional de pessoas no Unibanco e na América Latina para a Novartis Agribusiness. Na Syngenta, atuou como Diretorde RH para o Brasil e Diretor de Projetos Estratégicos de RH na matriz da empresa em Basiléia – Suiça, tornando-se responsável por projetos de aquisições, fusões e reestruturações globais. Respondeu pela Diretoria de Recursos Humanos da América Latina para os negócios de Defensivos Agrícolas e Sementes desta empresa. Atualmente é Diretor de Recursos Humanos da Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. e professor do PROGEP – FIA, além de autor de diversos artigos sobre learning organizations, gestão de competências e mudança organizacional em publicações nacionais e internacionais.

 

André Fischer: Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (1998) e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor no Departamento de Administração da FEA USP e líder do grupo de pesquisa sobre Gestão de Recursos Humanos e Aprendizagem Organizacional no qual orienta atividades de pesquisa nos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Coordena cursos de especialização em Gestão de Recursos Humanos e o PROGEP Programa de Gestão de Pessoas na Faculdade FIA de Administração e Negócios. Coordenou o Curso de Graduação em Administração e o LAE – Laboratório de Aprendizagem e Ensino da FEA-USP. Produziu artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de: inovação e adoção de modelos de gestão de pessoas, aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento, clima e cultura organizacional. É membro do Academy of Management e da rede intenacional CRANET de estudos comparativos sobre gestão de Recursos Humanos.