Fast-Track

O processo de Fast- Track tem o objetivo de fazer a ponte entre os autores e os editores de periódicos científicos nacionais e internacionais. O SemeAd tem parceria com editores de mais de 70 periódicos que se engajam no processo de “desk review” dos trabalhos submetidos.

No momento de submissão dos trabalhos, os autores podem optar pelo processo de Fast-Track do SemeAd e indicar dentre os periódicos cadastrados na base do SemeAd, aqueles cuja cobertura editorial se encaixam na temática do trabalho. No caso de Artigos Teóricos e Teórico-Empíricos os autores poderão escolher até um periódico em cada estrato do sistema Qualis/Capes. Artigos Aplicados e Casos de Ensino poderão optar pelos periódicos cujo escopo incluiu este tipo de trabalho.

A opção pelo Fast-track indica aos avaliadores dos trabalhos que os autores querem participar da possibilidade de “desk review” pelos editores dos periódicos. Os avaliadores durante o processo de avaliação classificam os trabalhos em elegíveis e não elegíveis para o processo de fast-track.Quando os avaliadores elegem o artigo ao Fast Track, o trabalho é repassado às revistas indicadas pelos autores, após a submissão, para que seus editores possam realizar a apreciação do trabalho. Os editores informam ao SemeAd sobre um dos dois veredictos: selecionado ou não selecionado. Em todos os casos, a ordem de envio dos trabalhos às revistas segue a classificação manifesta pelos autores, respeitando o maior estrato do sistema Qualis/Capes. Quando o trabalho é reprovado pelo editor de uma revista, o trabalho é direcionado a outro editor de outra revista, porém de Qualis/Capes mais baixo. Realizamos este procedimento até a última opção manifesta pelo autor.

Se você desejar submeter seu trabalho (artigo) ao Fast-Track, você deve acessar a tela de edição do trabalho até a data limite de submissão (17/07/23).

Ao escolher os periódicos, os autores autorizam que a equipe do SemeAd encaminhe os seus artigos à apreciação dos editores das revistas, caso esses tenham sido considerados elegíveis para o Fast-Track.

O SemeAd declara que não interfere na seleção ou elegibilidades dos trabalhos que passam pelo processo de Fast-track. Os trabalhos selecionados pelos avaliadores como elegíveis para o Fast-Track são enviados aos editores dos periódicos apontados pelos autores; e, dessa forma, passam pela etapa de desk-review desse periódico. Cada trabalho selecionado ao Fast-Track será indicado a somente um periódico por vez.

Após o resultado da seleção dos artigos ao Fast-Track, que será divulgada no evento do SemeAd, os autores receberão um e-mail do SemeAd com a data final para o encaminhamento dos artigos aos periódicos. Os autores deverão, então, efetuar a submissão dos seus artigos às revistas. Sugerimos que as indicações de melhorias obtidas pelo processo de avaliação dos trabalhos no SemeAd sejam realizadas nos artigos a fim de aumentar a probabilidade de aceitação do artigo na revista.

IMPORTANTE:

1) O SemeAd não garante nenhuma aprovação do artigo nos periódicos. Os artigos selecionados pelo Fast-Track e submetidos às revistas serão encaminhados para o curso normal de avaliação blind-review, porém sem a etapa de desk-review (o artigo já foi aprovado nesta etapa pelo próprio editor ao selecioná-lo e apreciá-lo). Fica na responsabilidade das revistas a aprovação ou reprovação do artigo.

2) Os autores deverão verificar as regras de submissão dos periódicos.

3) O SemeAd não se responsabiliza por qualquer imprevisto, de qualquer natureza, por parte do periódico.

4) Os autores deverão informar aos editores, no momento de submissão dos artigos nos periódicos, que os seus artigos foram aprovados no Fast-Track do SemeAd. Essa informação deve constar no campo de “informações aos editores” ou campo similar ou até por um e-mail aos editores.

5) É de responsabilidade dos autores que redigiram seus artigos em português e que foram aceitos por periódicos internacionais, fazer a tradução para o inglês, conforme as regras do periódico.

Nova Segmentação de Journals do Evento: SemeAd Ranking (SR1 – SR5)

Com o propósito de fomentar o processo de Fast-Track do Semead, e considerando que a classificação anteriormente estava baseada em critérios Qualis Capes, que desde 2016 não é oficialmente atualizada, a organização do evento definiu uma segmentação própria em cinco (5) extratos (SR1 – SR5), cujos critérios estão abaixo definidos:

Indicação para publicação Fast-Track