Tecnologia da Informação

Coordenador: Prof. Dr. Gilberto Perez

MACKENZIE

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Luis Hernan Contreras Pinochet

FEA-USP

Temas e Líderes:

Estudos que envolvam aplicações para: Big data; Business Analytics (BA); Inteligência Artificial; Machine Learning; People Analytics; Web Analytics; Redes Neurais.

Líder: Prof. Dr. Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes, PhD (UNICAMP)
Co-Líder Internacional: Prof. Dr. Victor Manuel Meneses Barbosa (Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal)

Estudos que envolvam: Governança de TI; Gestão de TI; Alinhamento Estratégico de TI; Planejamento de TI, Terceirização; Análise do Valor de TI; Riscos e Segurança em TI; Cibersegurança; Auditoria de Sistemas; Frameworks, Modelos e Normas relacionados à Governança de TI; Arquitetura e Infraestrutura em TI.

Líder: Prof. Dr. Jean Carlos Domingos (UFU)

O tema abrange aspectos da adoção, uso e implicações das Tecnologias da Informação pela sociedade, organizações e indivíduos no âmbito do setor público, e suas contribuições para a prática democrática, inclusão, participação e a transparência. Os assuntos contemplados neste tema envolve (mas, não se restringem):

(a) Uso da TI para soluções que auxiliem a vida urbana, para a melhoria da qualidade de vida, bem-estar do cidadão e sustentabilidade;
(b) Modelos e aplicações de políticas de cidades inteligentes (smart cities) para a áreas de energia, transporte, saúde, educação, segurança pública e infraestruturas;
(c) Sistemas de Informação na saúde, educação e inovação em serviços e processos;
(d) Uso de TI na prestação de serviços ao cidadão, no suporte da gestão e das políticas públicas, e suas implicações;
(e) Exclusão Digital e Desigualdades Digitais;
(f) Governo Aberto, Dados Abertos Governamentais, Inovação Pública e colaboração com os cidadãos;
(g) Big Data e Data Analytics e suas implicações no contexto de governo e instituições públicas;
(h) Adoção e uso da tecnologia Blockchain na área da saúde, jurídica, econômica-financeira e em outros setores da sociedade para a prestação de serviços ao cidadão;
(i) Transformação Digital e suas implicações no âmbito do setor público;
(j) Planejamento, adoção e implicações de soluções de Inteligência Artificial no setor público.
(k) Privacidade e Segurança da Informação no contexto de governo e instituições públicas.

Líder: Profa. Dra. Violeta Sun (EACH-USP)
Líder Adjunto: Prof. Dr. Marcelo Henrique de Araújo (USCS e FECAP)
Co-Líder Internacional: Prof. Dr. Gianluca Miscione (University College Dublin, Ireland)

Proporcionar articulação teórica e prática para promover o amplo conhecimento da potencialidade das tecnologias digitais no processo de transformação digital nos mais diferentes tipos e estruturas de organizações (tradicionais e inovativas, públicas ou privadas) e sociedade (ativismo). Estudos que envolvam a inovação em produtos, processos, serviços, gestão e novos modelos de negócio permitidos/possibilitados pelas TICs (social media, mobile apps, internet of things, big data, blockchain, criptocurrency, smart workspace, chatbots, metaverse, NFT, Web 3.0, etc).

Líder: Prof. Dr. Luis Hernan Contreras Pinochet (UNIFESP)
Líder adjunta: Profa. Vanessa Itacaramby Pardim (FEA/USP)
Co-Líder Internacional: Prof. Dr. Guillermo Rodríguez Abitia (Raymond A. Mason School of Business - Willian & Mary – US)

Adoção, uso e impactos organizacionais de: Sistemas Empresariais – Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), CRM (Customer Relationship Management), SCM (Supply Chain Management), Block-Chain, BI (Business Intelligence); sistemas interorganizacionais para cadeias colaborativas; computação móvel; negócios eletrônicos; internet banking; ou que abordem a automatização e redesenho de processos administrativos, de negócios e industriais.

Líder: Prof. Dr. José Eduardo Ferreira Lopes (UFU)

Ouça a descrição do tema:

Estudos que aprimorem a compreensão sobre como a TI é utilizada por indivíduos, ou grupos de usuários, e que englobem fatores antecedentes, ou consequências da adoção da TI; Modelos de predição de atitudes, intenção e comportamentos estão contidos nesse tema; Além disso, pesquisas que englobem os processos de tomada de decisão organizacional, seja esses mediados por tecnologias, algoritmos, inteligência artificial, machine learning, ou pela governança organizacional também estão contemplados nessa temática.

Líder: Prof. Dr. Alexandre Cappellozza (MACKENZIE)

Estudos que envolvam aspectos relacionados à gestão dos projetos de tecnologia da informação e comunicação, especificamente. Trabalhos nos temas seguintes são bem vindos: Princípios, valores e mindset ágil; cultura ágil; aplicação de métodos ágeis (Scrum, Kanban, Scrumban, Lean Project Management, SAFe, Scrum of Scrums, etc); aplicação de métodos ágeis em produtos não-software; OKR e métricas; MVP e Value Management; ágil escalado; desempenho e produtividade em projetos ágeis; transformação ágil; PMO ágil; DevOps; gestão de programas; gestão de portfólio de projetos; governança de projetos; times ágeis; métodos híbridos; estratégias de gestão de pessoas em projetos de tecnologia da informação e comunicação; liderança, competências e motivação de pessoas na condução dos projetos.

Líder: Prof. Dr. Claudio Luis Carvalho Larieira (MACKENZIE/EAESP/FGV)