Avaliação
Os trabalhos (artigos) submetidos ao SemeAd passam pelo processo de avaliação do SemeAd. Os professores responsáveis pela coordenação das áreas e temas escolhem os avaliadores dos artigos. Os avaliadores recebem orientações sobre os critérios de avaliação. São escolhidos dois avaliadores para cada trabalho submetido. Um dos avaliadores deve ser doutor e profundo conhecedor do tema de submissão. Os avaliados são denominados parecerista que trabalham em sistema de double review e blind review ( sem acesso aos nomes dos autores). Caso o resultado das avaliações apresente divergências acentuadas sobre os critérios de avaliação, um terceiro parecerista é convidado a fazer a avaliação do trabalho. Os coordenadores de área são responsáveis por finalizar o processo de avaliação.
Os fatores de avaliação são específicos para cada modalidade de submissão.
Para os artigos acadêmicos (teóricos e teórico empíricos) os fatores são : (1) coerência entre o contexto de pesquisa a pergunta de pesquisa e a identificação das potenciais contribuições acadêmicas, gerenciais e sociais, (2) qualidade da apresentação do “estado-da-arte” do tema escolhido, (3) adequação da metodologia utilizada e técnicas aplicadas, (4) qualidade da apresentação dos resultados, discussão dos resultados e conclusão (5) Coerência da discussão dos resultados com a pergunta de pesquisa e os objetivos propostos.
Para os artigos aplicados, os fatores são: (1) adequação da estrutura, (2) coerência da apresentação do conteúdo com os objetivos, (3) objetividade e clareza na descrição, (4) aderência à norma de formatação escolhida.
Para os casos de ensino os fatores são: (1) definição clara do tema, do contexto e dos atores envolvidos, (2) contribuição do caso para a área de conhecimento, (3) imparcialidade do(s) autor(es) e (4) qualidade das notas de ensino.