Finanças

Coordenador: Prof. Dr. Wilson Toshiro Nakamura

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Temas e Líderes:

Modelos de precificação de ativos financeiros: CAPM, APT, Fama e French, Black-Scholes, binomial, entre outros. Teoria de carteira. Eficiência de mercado. Anomalias de mercado. Bolhas financeiras. Risco e retorno. Risco de mercado. Desempenho de fundos.

Líder: Prof. Dr. Ricardo Goulart Serra (INSPER)
Líder Adjunto: Prof. Dr. Eli Hadad Junior (Universidade Mackenzie)
Co-Líder Internacional: Prof. Dr. José Luis Ruiz Vergara (Universidade do Chile)

Ouça a descrição do tema:

Contabilidade financeira. Tributação. Normas internacionais de contabilidade. Qualidade da informação contábil. Evidenciação contábil. Auditoria contábil e fraudes corporativas. Regulação contábil. Contabilidade governamental. Relato integrado e sustentabilidade. Impacto da tecnologia na contabilidade e auditoria. . Big Data e Blockchain aplicados à contabilidade e auditoria. Educação e pesquisa em contabilidade financeira. Ética e formação profissional em contabilidade financeira. História da contabilidade Temas emergentes em contabilidade para usuários externos.

Líder: Profa. Dra. Márcia Bianchi (UFRGS)
Líder Adjunto: Prof. Dr. Vagner Antonio Marques (UFES)
Co-Líder Internacional: Profa. Isabel Lourenço (ISCTE-IUL)

Contabilidade gerencial e controladoria. Sistema de informação gerencial. Análise e gestão de custos. Avaliação de desempenho e recompensas. Planejamento orçamentário. Planejamento e gestão tributária. Educação e pesquisa em contabilidade gerencial e controladoria. Ética e formação profissional em contabilidade gerencial e controladoria. Temas emergentes em contabilidade para usuários internos.

Líder: Prof. Dr. Daniel Magalhães Mucci
Líder Adjunto: Prof. Dr. Graciela Dias Coelho Jones (UFU)
Co-Líder Internacional: Prof. Dr. Rodrigo Silva de Souza (University of Roehampton, ROEHAMPTON, Inglaterra.)

Determinantes do investimento empresarial. Restrições financeiras. Sensibilidade do investimento a diferentes tipos de risco. Técnicas de análise de investimentos. Orçamento de capital.

Líder: Prof. Dr. Johnny Silva Mendes (FAAP)
Líder Adjunto: Prof. Dr. Vagner Naysinger Machado (UFSM)
Co-Líder Internacional: Prof. Dr. Jorge Eduardo Scarpin (Concordia College - Moorhead, Offutt School of Business)

Estrutura de capital. Custo de capital. Política de dividendos. Emissões de ações. Emissões de dívida. IPO. Avaliação de empresas. Geração de valor. Reestruturação financeira. Fusões e aquisições. Private equity. Venture capital. Intangíveis.

Líder: Prof Dr. Bolivar Godinho de Oliveira Filho (UNIFESP)
Líder Adjunta : Profa. Dra. Kelvia Carneiro de Linhares Fernandes Passos
Co-Líder Internacional: Prof. Dr. Pedro Verga Matos (Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEGP)

Teoria prospectiva ou perspectivas. Heurísticas e vieses cognitivos. mente contabilidade. efeito manada. Efeito de disposição. Efeito de enquadramento. Viés de otimismo. Excesso de confiança. escolha intertemporal. Arquitetura de escolha. Teoria do empurrão.

Líder: Profa. Dra. Fernanda Maciel Peixoto (UFU)
Líder Adjunto: Prof. Dr. Denis Forte (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Co-Líder Internacional: Prof. Dr. João Paulo da Torre Vieito (Instituto Politécnico de Viana do Castelo)

A tomada de decisão baseada em dados, ou data-driven decision making, está cada vez mais presente nas diversas áreas do mercado financeiro. Os chamados fundos quantitativos, que são fundos de investimentos cujas decisões são baseadas em modelos matemáticos, representam um percentual significativo da indústria de gestão de ativos, sobretudo em economias mais desenvolvidas. O tema objetiva unir a academia e a indústria financeira para promover a discussão de trabalhos científicos que abordam os aspectos teóricos e, sobretudo, os aspectos aplicados e computacionais das finanças quantitativas em um sentido amplo. É também objetivo criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento de soluções quantitativas para os desafios particulares do mercado financeiro brasileiro.

Líder: Prof. Dr. Leandro dos Santos Maciel (FEA-USP)
Líder Adjunto: Prof. Dr. Flávio A. Ziegelmann (UFRGS)
Co-Líder Internacional: Prof. Dr. Massimiliano Caporin (University of Padova - Italia)

Planejamento financeiro. Controle financeiro. Gestão do capital de giro. Gestão de ativos de curto prazo. Gestão de passivos de curto prazo. Análise de crédito. Finanças pessoais. Seguro e previdência.

Líder: Prof. Dr. Fabio Gallo Garcia (FGV-EASP)
Líder Adjunta: Profa. Dra. Bianca Quirantes Checon (EAESP/FGV)
Co-Líder Internacional: Profa. Isabel Lourenço (ISCTE-IUL)

Práticas de governança corporativa. Princípios de governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas, responsabilidade corporativa. Teoria de agência. Conflitos de agência. Custos de agência. Mecanismos de governança corporativa. Conselho de Administração. Conselho Fiscal. Auditoria independente. Relações com Investidores. Remuneração de executivos. Estrutura de propriedade. Direitos de minoritários. Compliance. Controles internos. Gestão de riscos empresariais. Código de ética. Reputação da empresa.

Líder: Prof. Dr. Talles Vianna Brugni (USCS/UNIP)
Líder Adjunta: Profa. Dra. Bruna Camargos Avelino (UFMG)
Co-Lider Internacional: Prof. Dr. Richard LeBlanc (York University) e Harvard University (Summer and Winter Courses - Corporate Governance)