Marketing
Coordenador: Prof. Dr. Guilherme Farias Shiraishi
Coordenadora: Profa. Dra. Suzane Strehlau
Temas e Líderes:
O tema contempla relatos de pesquisas ou discussões teóricas sobre o comportamento do consumidor em um enfoque econômico, psicológico ou biológico. Ganham destaque os estudos baseados nos processos de decisão do consumidor, atitudes, valores, motivação, personalidade, bem como processamento de informação e aspectos ligados às influências do consumidor.
O tema abrange discussões sobre o consumo em uma perspectiva social e cultural, as quais são articuladas campos do conhecimento como Antropologia, Sociologia, Estudos da Linguagem, Estudos Culturais, entre outros. Ganham destaque relatos de pesquisas nos quais figuram a interlocução entre questões relativas às influências, às práticas do consumo, bem como identidade social, comunidades de consumo e apropriação de significados em diferentes contextos da sociedade atual. Além disso, também contempla discussões aderentes ao campo da CCT - Consumer Culture Theory.
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Estudos sobre as estratégias de marketing e como estas são operacionalizadas tanto no ambiente nacional como no ambiente Internacional. Envolve artigos sobre informações em marketing, segmentação de mercado, estratégias de padronização e adaptação do marketing mix, posicionamento de produto, decisoões de preço, distribuição, comunicação e produto, bem como a estrutura organizacional de marketing, estratégias funcionais de marketing, estratégias competitivas em marketing, estratégias corporativas em marketing nacional ou internacional, além dos temas valor, satisfação e lealdade.
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Estudos pré-experimentais, experimentais verdadeiros, quase-experimentais em marketing, comportamento do consumidor e/ou comprador organizacional.
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Estudos: longitudinais, transversais, descritivos simples, multivariados, estudos de caso baseados em ciências sociais como etnologia, antropologia e sociologia, que tenham como tema central a marca, com técnicas de análise de qualitativas e quantitativas.
O tema contempla discussões relacionadas ao debate existente entre marketing e sociedade, envolvendo tanto os aspectos positivos como os negativos presentes nessa relação. Ganham destaque relatos de pesquisa nos quais são apresentadas discussões relacionadas à ética em marketing, consumo consciente, consumo sustentável, consumo colaborativo, bem-estar do consumidor, vulnerabilidade do consumidor, dentre outros.
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O mercado de luxo e abriu a porta a outros mercados inovadores (e.g. mercados de gamificação, social media marketing, experiências de marca, consumo verde, ethical fashion, novas formas de intermediação, convergência dos canais de distribuição).No que respeita aos mercados de luxo, o significado de luxo evoluiu com a emergência do conceito e mercado do novo-luxo (new-luxury). O luxo é hoje visto como uma opção individual, uma experiência subjetiva, privada e única (Nobre, 2019), distante da definição tradicional de supérfluo, dispendioso, conspícuo, elitista e exclusivo (Cristini et al., 2017). Não obstante a democratização do luxo tradicional através da proliferação de marcas de mass-luxury e marcas premium, extensões de marcas de old-luxury e linhas de produto mais económicas (Silverstein & Fiske, 2003) – o mercado de luxo de grande consumo – é uma realidade, para a qual contribuiu a emergência de um novo tipo de consumidor com mais poder de compra que aspira replicar o estilo de vida das celebridades e outras individualidades que ele admira e que povoam os media.
Estudos sobre redes sociais mediadas, a exemplo do Facebook, Instagram, Linkedin entre outras, comportamento de consumo e impactos mercadológicos. Teorias advindas de estudos sobre a cibercultura e suas relações com marketing e comportamento de consumo. Olhares sobre as cibercidades e as potencialidades das mesmas no marketing e consumo. Análise de como a inteligência artificial vem sendo aplicada no marketing e os possíveis impactos nos consumidores e empresas. Internet das coisas, estratégias de marketing e novos formatos comunicacionais. Estudos sobre ubiquidade, pervasividade e/ou tecnologias comunicacionais móveis como smartphones e tablets, e as relações/ potencialidades no marketing contemporâneo.
O tema contempla os estudos sobre marketing de varejo no contexto contemporâneo: ambientes imersivos, phygital, diversificação de canais, multicanal, Omni-Channel, varejo com loja, sem loja, conflitos de canais. Estudos sobre marketing de serviços e as suas interconexões com as áreas de operações e/ou de gestão de pessoas, bem como suas interfaces com as novas tecnologias e serviços transformadores. Fazem parte os estudos de marketing experiencial, marketing sensorial, franquias, marketing no contexto do B2B, marketing organizacional em geral e em ambiente de novas tecnologias e novos modelos de negócio