Coordenador: Prof. Dr. Emerson Maccari – UNINOVE
Temas e Líderes:
1. Casos de Ensino*
Caso de ensino que retrata ou simula uma situação real vivenciada no âmbito dos temas de administração (marketing, inovação, estratégia, sistemas de informação, recursos humanos, etc.). O caso deverá tratar de um ou mais temas significativos em administração. Deve representar a realidade vivida por organizações, transmitir a situação problema em detalhes. O caso poderá ser utilizado em sala de aula para ilustrar uma teoria previamente estudada ou servir de motivação para a introdução de um novo conhecimento. O caso deverá despertar nos praticantes reflexões sobre temas atuais de gestão.
*Este tema se destina exclusivamente a modalidade de trabalho Casos de Ensino, confira as regras para submissão.
Profa. Dra. Cristiane Drebes Pedron – PPGA/UNINOVE
2. Utilização de Casos de Ensino
Ensino por meio de casos na área de administração; Experiências em utilização de casos de ensino; Elaboração e Metodologias de casos de ensino; Critérios de avaliação da qualidade de casos de ensino; Criação de casos de ensino (Obs.: a submissão de casos de ensino propriamente ditos deve ser realizada no tema 1. Casos de Ensino).
Prof. Dr. Cesar Augusto Biancolino – FEA/USP
3. Formação do Professor e Pesquisador
Processos de Capacitação e formação de docente e em pesquisa. Desenvolvimento de competências e habilidades docentes e de pesquisador. Práticas de ensino e Pesquisa; Ferramentas para o ensino e a pesquisa.
Profa. Dra. Amelia Silveira – UNOESC
4. Jogos de Empresas
Aprendizado utilizando Jogos; Aplicação de jogos nas empresas; Métodos, técnicas, aplicação e desenvolvimento de jogos; Utilização de Softwares para simulação; Simulação de situações diversas em ambientes organizacionais através das dinâmicas grupais.
Prof. Dr. Antonio Carlos Aidar Sauaia – FEA USP
5. Métodos e Técnicas de Pesquisa
O planejamento da pesquisa científica. Abordagens metodológicas. Técnicas de coleta de dados. Procedimentos de análise de dados. Diferenças entre os métodos quantitativos e qualitativos. Benefícios da adoção conjunta de métodos quantitativos e qualitativos.
Profa. Dra. Manolita Correia Lima – Escola Superior de Propaganda e Marketing-ESPM
6. Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa
Ambiente Virtual de Aprendizagem; E-learning e os processos de ensino-aprendizagem; Metodologias de ensino e de avaliação; Uso de tecnologias da comunicação e da informação processos de ensino-aprendizagem.
Profa. Dra. Maria José Carvalho de Souza Domingues – FURB
7. Planejamento e Organização de Cursos e Programas
Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior; Execução das atividades de interesse curricular e das atividades de integração interdisciplinar. Integração entre a pesquisa, ensino e extensão; Sistemas de Avaliações (Internas e Externas); Sistema de Avaliação da CAPES; Organização de Programas de pós-Graduação.
Profa. Dra. Cibele Barsalini Martins – UFSC