Coordenadora: Profa. Dra. Adriana Marotti de Mello – FEA USP
Temas e Líderes:
1. Estratégia de Operações e Desenvolvimento de Produtos e Processos
O tema de Estratégia de Operações discute o padrão de decisões e ações estratégicas que define o papel, objetivos e atividades da operação. O Desenvolvimento de Produtos e Processos deve estar alinhado aos objetivos estratégicos da operação. Estudar, pesquisar e formular estratégias factíveis e sustentáveis sob o ponto de vista operacional é objeto de estratégias em operações tanto quanto avaliar e encontrar alternativas operacionais de implementação e gestão de estratégias no contexto de operações com base na identificação, seleção e gestão de projetos críticos para a competifvidade e sustentabilidade organizacional.
• Estratégias de Produção
• Planejamento Estratégico e Operacional da Organização
• Organização Industrial
• Redes de Empresas e Gestão da Cadeia Produtiva
• Planejamento do Produto/Processo
• Gestão do Processo de Desenvolvimento de Produto
• Projeto de Produtos e Processos
Prof.Dr. Fabio Tescari – FGV SP
2. Logística e Cadeia de Suprimentos
A gestão do fluxo de valor agregado pelas organizações exige contemplar toda a cadeia de suprimentos de forma a identificar e construir diferenciais competitivos que integrem as exigências de seus clientes finais. Esta integração inclui desde a logística de suprimento ao fluxo informacional ou do fluxo de investimentos às alternativas organizacionais de governança das organizações envolvidas. É neste sentido que se torna importante tanto o papel da logísitica quanto o da gestão de cadeia de suprimentos.
• Logística Empresarial, Regional, Nacional e Internacional;
• Localização de Operações
• Logística – Modais e sistemas de transportes: portos, aeroportos, aeroportos/portos industriais, incoterms e organismos reguladores
• Logística – Distribuição, roteirização e otimização
• Movimentação e armazenagem, centros de distribuição, sistemas cross-docking e equipamentos.
• Logística Reversa
• Planejamento e Gestão da Cadeia de Suprimentos;
• Arranjos Produtivos Locais;
• Negociações, Compras e Contratações; etc
• Dinâmica de Sistemas – Modelagem e Simulação de Sistemas Produtivos.
Prof.Dr. Jorge Luiz Biazzi – FEA USP
3. Gestão de Operações Sustentáveis
A Gestão de Operações Sustentáveis tem por objetivo discutir como as operações podem ser geridas de maneira que a sustentabilidade (ambiental, social e econômica) faça parte de sua estratégia e como (e se) esta questão pode ser uma fonte de vantagem competitiva. Visa estender o entendimento do sistema de produção e do ciclo de vida dos produtos/serviços, de modo a incluir as variáveis de perdas, resíduos e outros impactos ambientais e sociais em sua análise.
• Impactos de Sustentabilidade na Gestão de Operações
• Gestão de cadeia de suprimentos sustentáveis/verdes
• Cadeias de suprimentos fechadas (Closed loop supply chains)
• Análise do ciclo de vida do produto
• Logística Reversa e Gestão de resíduos
• Desenvolvimento de Produtos e Processos Sustentáveis
• Licenciamento Ambiental e Gestão de Projetos
• Saúde, Segurança e Meio Ambiente nas operações
• Tecnologias de Produção Limpas e Ecoeficiência
Profa. Dra. Simone Georges El Khoury Miraglia – Unifesp
4. Excelência em Operações – Qualidade, Produtividade e Lean Production
O tema Excelência em Operações visa discutir a melhoria de desempenho e produtividade em operações industriais e de serviços, via o uso racional de recursos e inovação tanto de processos operacionais, quanto em sua gestão. Um das questões fundamentais a ser enfrentadas para viabilizar o desenvolvimento sustentável da economia e da sociedade no Brasil é a produtividade. Como aumentar o rendimento e o valor agregado de nossas operações industriais e de serviços, aumentando a competitividade do país no atual desafiador cenário econômico global?
• Gestão de Qualidade e Produtividade
• Lean Production / Lean Management/ JIT / Lean Six Sigma
• Análise e Reengenharia de Processos
• Qualidade Total
• Teoria das Restrições
Prof. Dr. Alvair Torres Jr. – FEA USP
5. Gestão de Operações em Serviços
Embora a maior parte dos empregos gerados em nossa sociedade seja no trabalho da produção de serviços, ainda persiste a prática de se considerar a Administração de Serviços como um caso particular da Administração como um todo. Além disso, embora tenha fundamento a idéia de que os princípios e técnicas de planejamento e controle das operações em serviço devam ser derivações dos princípios e técnicas usadas na manufatura de bens, relativamente pouco esforço tem sido feito – em nível e prático e teórico – no sentido de demonstrar estas derivações.
• Estratégias de Operações em Serviços
• Servitização de Produtos
• Redes em Serviços
• Qualidade em Serviços
• Planejamento e Controle em Serviços
• Avaliação e Desempenho da Operação em Serviços
Prof. Dr. Flavio Macau – UNIP