Estudos Organizacionais

Coordenadora: Profa. Dra. Darcy Mitiko Mori Hanashiro – Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

Temas e Líderes:

1. Abordagem Institucional nos Estudos Organizacionais

Processos de institucionalização. Relação entre instituições e organizações: o pilar regulador, o normativo e o cognitivo. Isomorfismo. Legitimidade. Campo institucional. Lógica Institucional: construção histórico-social de práticas, estruturas e valores. Estratégia institucional e poder nas organizações. Processos de desinstitucionalização e reinstitucionalização. Complexidade institucional: lógicas concorrentes e coexistência.

Prof. Dr. Arnaldo Luiz Ryngelblum – UNIP

2. Abordagens Relacionais às Organizações

Abarca estudos intra- e inter-organizacionais. Internamente à firma, interessa explorar relacionamentos formais e informais, hierarquias informais. Efeitos da inserção na rede para o desempenho, inovação e aprendizagem organizacional. Entre firmas, enfatizamos o caráter ‘relacional da firma’, sua inserção social, a porosidade aliada ao relacionamento informal entre indivíduos fronteiriços. Governança em rede. Fenômenos novos: empresa virtual, firma efêmera (exemplo: firmas baseadas em projeto), movimentos sociais articulados através de rede. Impacto das mídias sociais externas e internas às firmas. Gostaríamos de receber textos empíricos (quantitativos e qualitativos), assim como textos teóricos.

Prof. Dr. Charles Kirschbaum – Insper

3. Aprendizagem nas organizações

Estimulam-se artigos teóricos e teóricos-empíricos inovadores com abordagem voltada aos diferentes níveis de análise: aprendizagem individual, em grupo,organizacional, interorganizacional e os relacionamentos interníveis. Pelo caráter interdisciplinar do fenômeno estudado serão bem recebidas pesquisas de diferentes orientações teóricas (psicologia, sociologia, da ciência das organizações, dentre outras) e diferentes orientações metodológicas. A seguir são apresentados alguns exemplos de conceitos tratados neste tema: aprendizagem em nível organizacional; a aprendizagem formal e informal, baseada no trabalho, as práticas voltadas para a aprendizagem e gestão do conhecimento; mensuração da aprendizagem e seus antecedentes e consequentes, tais como: capacidades dinâmicas, desempenho, competências, inovação; cultura organizacional, educação corporativa e gestão de pessoas.

Prof. Dr. Diógenes de Souza Bido – Universidade Presbiteriana Mackenzie

4. Comportamento Organizacional

Estimulam-se artigos teóricos ou teóricos-empíricos inovadores, com diferentes perspectivas epistemológicas, ontológicas, teórica e metodológicas nos seguintes temas: Diferenças individuais. Atitudes e satisfação no trabalho. Comprometimento organizacional. Ética e responsabilidade social. Emoções e sentimentos. Personalidade e valores. Percepção, atribuição, tomada de decisão. Motivação. Estética nas (das) organizações. Estresse e QVT. Liderança nas organizações. Conflito e negociação. Organização virtual, equipes virtuais, equipes multiculturais. Estrutura organizacional. Mudança organizacional. A abordagem das práticas e o estudo do cotidiano nas organizações.

Profa. Dra. Ana Silvia Rocha Ipiranga – Universidade do Estado de Ceará

5. Simbolismos, Cultura e Identidades Organizacionais

Estimulam-se diferentes perspectivas teóricas, metodológicas e epistemológicas em Simbolismos, culturas e identidades organizacionais. Para isso, busca-se a organização como locus das diferenças culturais (crossculture) e da formação de significados nas interações sociais. O papel da cultura Brasileira nos vários contextos organizacionais e sociais. Culturas nacionais, locais e organizacionais. O simbolismo social das organizações. As identidades formadas socialmente. Sujeito e identidade. Cultura e identidade. A simbologia da identidade. Identidade Organizacional.

Profa. Dra. Josiane Silva de Oliveira – Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Federal de Goiás (UFG)

6. Genero, diversidade e inclusão nas organizações

Estimulam-se artigos teóricos ou teórico-empíricos inovadores, com diferentes perspectivas epistemológicas, teóricas e metodológicas relacionadas às seguintes temáticas: barreiras estruturais e institucionais para a igualdade de oportunidades de diferentes grupos sociais, relações de gênero, identidade de gênero, relações raciais, questões relativas à idade (diferenças geracionais, envelhecimento e etarismo no ambiente organizacional), à origem geográfica, à classe social, à aparência física e à ocupação profissional de alguma forma associada à discriminação. São ainda bem-vindos trabalhos que problematizem a inclusão e exclusão de grupos minoritários no ambiente de trabalho, a diversidade no ambiente universitário, além de interseções entre os temas apontados.

Prof. Dr. Luiz Alex Saraiva – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Profa. Dra. Darcy Mitiko Mori Hanashiro – Universidade Presbiteriana Mackenzie