Coordenadora: Elizabeth Kyoko Wada – UAM
Temas e Líderes:
1. Dimensões e Contextos da Hospitalidade
Estudos sobre as dimensões da Hospitalidade em contextos turísticos e não turísticos, ou seja, no âmbito dos eventos, da família, da gastronomia, da hotelaria, da imigração, do lazer, da religião, do turismo e da urbanidade. Este corpo de conhecimento se traduz em abordagens do acolhimento, da sociabilidade, da comensalidade, da educação e da produção cientifica, podendo integrar mais de uma destas ou novas abordagens. Nesta ótica, são abordados aspectos antropológicos, comunicacionais, culturais, históricos, sociológicos e educacionais, ao lado de fatores estimulantes e limitantes dos processos e práticas da Hospitalidade em qualquer ambiente, seja urbano ou rural.
Ementa: Construções teóricas. Modelos metodológicos. Produção científica. Ensino superior.
Profa. Dra. Senia Bastos – UAM
2. Hospitalidade na Competitividade em Serviços
Estudos sobre a Hospitalidade na perspectiva da gestão dos negócios em organizações turísticas e não turísticas, notadamente naquelas focadas em serviços em geral e nos setores de turismo, meios de hospedagem, de alimentação, hospitalar e de eventos. Este corpo de conhecimento contribui para aperfeiçoar e/ou ampliar a interação entre anfitrião e cliente, fator estratégico e decisivo para as organizações criarem vantagens competitivas. Nesta ótica são abordados aspectos mercadológicos, comunicacionais, de qualidade e de competências, ao lado de fatores estimulantes e limitantes dos processos e práticas da Hospitalidade em serviços e organizações, sejam públicos, privados e/ou do terceiro setor.
Ementa: Gestão dos negócios em Serviços de Hospitalidade. O papel da Hospitalidade na Interação entre provedor e cliente. Competitividade e Serviços. Ambiente de Serviços.
Prof. Dr. Sergio Moretti – UAM
3. Planejamento e Gestão em Turismo
Estudos sobre o Turismo, com impactos e transformações nos locais e comunidades onde ocorra a atividade turística. Este corpo de conhecimento é analisado a partir de aspectos culturais, ambientais, sócio espaciais, econômicos, à luz de potencialidades e limitações para o aproveitamento turístico.
Ementa: Gestão de destinos turísticos. Gestão de empresas turísticas. Produtos turísticos. Serviços turísticos. Organizações turísticas.
Prof. Dr. Mário Carlos Beni – USP e UnB