Funções do Voluntariado

Funções

Nas abas seguintes, estão apresentadas as atribuições de cada colaborador deste organograma. O descritivo do que cada um deve fazer e como contribui para o acontecimento do SemeAd.

Responsável pela elaboração e cumprimento do cronograma referente ao voluntariado, do recrutamento e seleção até a avaliação de desempenho dos alunos voluntários.

Coordena os voluntários para que todas as sessões ocorram devidamente. Convida os Líderes de Núcleo e mantém canal de comunicação direta com eles. Realiza reuniões de boas-vindas com todos os Líderes de Núcleo e Debatedores. Treina os Líderes de Núcleo. Auxilia na alocação dos voluntários nas sessões e na sua operacionalização. Realiza a divulgação nas redes sociais do SemeAd. Envia e-mails convite para os coordenadores das universidades associadas divulgarem as vagas disponíveis.

Professor selecionado pelos coordenadores de cada área que deve comanda a área de trabalho que ficar sob a sua responsabilidade. Ele indica ao Assessor de área quem será o professor moderador de cada sessão de apresentação de trabalho. Em caso de ausência do Moderador, o Líder de Tema poderá ser solicitado a moderar a sessão, ou o debatedor cumprirá esta função.

Pessoa selecionada pelo Coordenador de Voluntários. Os assessores de área deverão estar disponíveis nos horários das sessões de sua área de interesse e podem, eventualmente, vir a substituir algum debatedor que porventura não compareça ou tenha alguma dificuldade de conexão no horário da sessão. São responsáveis pela comunicação entre os líderes de tema e os professores moderadores de sessões, assim como pela alocação das sessões nas salas virtuais, para que as mesmas possam acontecer conforme o programado.

Alguns poderão ser designados para atuar em atividades específicas como os Keynote Speakers, Business Speakers, Consórcio Doutoral ou sessões Sapiens.

Deverão comparecer nas reuniões e treinamentos antes do evento (encontro virtual com data e horário a serem definidos). Esses membros agendam e realizam os treinamentos dos seus debatedores.

A maioria dos voluntários atuam nessa função. Alguns poderão ser designados para atuar em atividades específicas como os Keynote Speakers, Business Speakers, Consórcio Doutoral ou sessões Sapiens.

Nas sessões de apresentação de trabalhos, o debatedor tem a responsabilidade de administrar e cronometrar o tempo das apresentações da sessão ao qual ficou responsável. Assessorar o professor moderador da sessão e, na eventual ausência deste, moderar a sessão. Assim, é necessário que o aluno debatedor leia os artigos da sessão ao qual ficou responsável, preparando questões e comentários construtivos a serem apresentados. Os assessores podem optar por trabalhar em sessões online ou presencial. Nas sessões online faz-se necessário que o aluno disponha de uma conexão estável à internet, acesso a computador ou notebook.

Além disso, deve participar de uma reunião e um treinamento (encontro virtual com data e horário a serem definidos) e estar disponível durante o SemeAd (manhã e tarde dos dias 05/11, 06/11, 07/11 e 08/11).

Professor indicado pelo Líder de Tema com experiência acadêmica nos assuntos da sessão e que tenha condições de contribuir com a mesma. O moderador deve ser um pesquisador experiente, com bom conhecimento em seu campo de pesquisa. Em principio é o próprio Líder do Tema, alguém com características e nível semelhante ao Líder ou indicado por ele. O critério para ser selecionado como Moderador é que o voluntário tenha titulação de doutor e esteja filiado a uma instituição de ensino em que atue como professor.

Tem a responsabilidade de moderar a sessão de trabalhos para a qual foi convidado, na qual realizará a mediação entre os artigos apresentados. É indispensável que tenha propriedade para realizar discussões sobre os trabalhos. Ao final da sessão deve avaliar o debatedor com o qual dividiu o trabalho por meio do questionário (Avaliação de Desempenho de Voluntários). Em caso de ausência deve ser substituído pelo Líder de Tema.