Painéis Confirmados
Horário de Brasília
DIA 06/11 – QUARTA-FEIRA | 14:00 – 15:30
Presencial
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O Impacto da Pós-Graduação na Sociedade – reflexões e tendências na avaliação da Capes
O painel trata de uma tendência mundial sobre a valorização na avaliação do impacto social gerado pelas Instituições de Ensino, especialmente em nível de pós-graduação. Especificamente, aborda algumas tendências e desafios na avaliação dos programas de pós-graduação na perspectiva da CAPES.
Painelista:
Claudia Cristina Bitencourt (CAPES e ONG Parceiros Voluntários)
Graduada em Administração pela PUC-RS, mestre e doutora em Administração pela UFRGS, com período de doutorado sanduíche na University of Queensland. Realizou sabático na HEC Montreal e atuou como visiting scholar pela Fulbright na Thunderbird School of Global Management. Atualmente, é coordenadora adjunta dos programas de pós-graduação da CAPES e integra o conselho da ONG Parceiros Voluntários. Sua atuação concentra-se nas áreas de estratégia, inovação social e competências.
Moderadora:
Kavita Hamza (FEA/USP)
Professora Associada do Departamento de Administração da FEA-USP desde 2013, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração e Líder da Área de Marketing. Leciona disciplinas sobre marketing e sustentabilidade. Suas linhas de pesquisa incluem sustentabilidade e ética em marketing, com foco em inovação responsável e consumo sustentável, abordando temas como certificação sustentável e reciclagem. Desenvolve projetos sobre consumo sustentável, comportamento de reciclagem e inovação responsável em empresas B2C.
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Publish or Perish: O caminho das pedras para publicações internacionais
Neste painel, você aprenderá sobre como melhorar suas chances de publicar no exterior. Discutiremos boas práticas a serem implementadas durante o processo de revisão que podem aumentar suas chances de publicação. Destinado àqueles que estão começando a carreira acadêmica ou que desejam aumentar o impacto internacional de suas pesquisas.
Marcelo Vinhal Nepomuceno (HEC Montréal)
Professor Associado de Marketing da HEC Montréal. Ele ocupa uma Cátedra de Pesquisa Canadense em Tomada de Decisão do Consumidor. Ele possui mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília, Brasil. Em 2012, ele obteve seu Ph.D. (valedictorian) em Administração de Empresas pela Universidade Concordia (Montreal, QC). Ele também foi Professor Assistente de Marketing na ESCP Europe (Campus de Paris). Ele publicou artigos no Journal of Consumer Psychology, Journal of Business Ethics, Journal of Business Research, Journal of Advertising Research, Journal of Public Policy & Marketing, Psychology & Marketing, International Journal of Advertising, Journal of Retailing and Consumer Services, Personality and Individual Differences, entre outros periódicos. Os interesses de pesquisa de Marcelo estão na interseção de marketing e psicologia. Mais especificamente, ele está particularmente interessado em anticonsumo, materialismo, mídia social e a influência dos hormônios no comportamento do consumidor. Ao longo dos anos, ele supervisionou mais de 30 estudantes nos níveis de mestrado e doutorado.
Moderador:
Sofia Batista Ferraz (FEA/USP)
Professora Doutora da área de Marketing na FEA-USP. Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP) e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi pesquisadora visitante da Concordia University (Montreal, Canadá) e da York University (Toronto, Canadá) pelo Emerging Leaders of the Americas Program (ELAP, Government of Canada). Foi pesquisadora visitante pela Fulbright Commission (US Department of State)/CAPES na Gatton College of Business and Economics da University of Kentucky (Lexington, Estados Unidos). Atua como editora associada da Revista de Gestão da USP (REGE) e possui pesquisas em periódicos como Journal of Business Research, Journal of Macromarketing, Journal of Marketing Management, Journal of Consumer Affairs e RAUSP.
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Abordagem de Stakeholders na Gestão Estratégica Universitária
O painel abordará questões de gestão de stakeholders em universidades públicas brasileiras, apresentando os casos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Quanto à USP, será apresentado o projeto de planejamento estratégico, com detalhes sobre as etapas que permitiram a participação de estudantes, servidores, professores e lideranças, garantindo que seus interesses fossem considerados na definição da missão, visão, valores e objetivos estratégicos. A apresentação destacará os procedimentos metodológicos adotados, o estágio atual do projeto e os próximos passos para a implementação das estratégias. No caso da UFSM, serão explorados estudos desenvolvidos sobre relacionamento com stakeholders da universidade, destacando práticas e aprendizados específicos. O painel oferece, assim, uma visão comparativa e prática de como essas duas universidades públicas conduzem seus processos de planejamento e gestão, servindo como referência para instituições que buscam integrar a visão de seus stakeholders em uma gestão mais participativa e alinhada às demandas contemporâneas.
Greici Sarturi (UFSM)
Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisadora visitante na University of Texas at Arlington (UTA-EUA). Na UFSM, é parte integrante do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP). Sua pesquisa foi publicada em revistas como Long Range Planning e Public Management Review. Seus interesses acadêmicos incluem gestão de stakeholders, gestão pública e inteligência artificial.
Kátia Christol dos Santos (Gabinete da Reitoria – USP)
Bióloga Marinha, com mestrado e doutorado em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Zoologia. Colaborou por 15 anos no Museu de Zoologia da USP (MZUSP). Atuou como pesquisadora consultora na rede de taxonomistas do CENPES/PETROBRAS, na caracterização ambiental de bacias oceânicas brasileiras. Possui experiência em educação ambiental e no levantamento de espécies marinhas para embasamento de políticas públicas reguladoras. Atualmente, é Assistente Técnica da Chefia de Gabinete do Reitor, liderando a equipe executiva da Ação “”Missão, Visão e Valores para as Pró-Reitorias e Gestão da Universidade de São Paulo
Moderador:
Ronaldo de Oliveira Santos Jhunior (FEA/USP)
Professor de cursos de graduação e pós-graduação na FEA-USP, FIPECAFI e FECAP, com foco em Estratégia Organizacional, Teoria dos Stakeholders, Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade. Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), mestrado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi pesquisador visitante na University of New Mexico (UNM-EUA). Atualmente, realiza pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA), aplicando a teoria dos stakeholders no contexto das universidades.
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CEPID – Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão – BRIGDE: Gestão de Ecossistemas para Transições Sustentáveis
O objetivo deste painel será divulgar para a comunidade acadêmica e científica a plataforma de conhecimento, um acervo exclusivo de vídeos aulas gratuitas e de conhecimento em gestão de ecossistemas produzida pelo CEPID – Centro de Pesquisa e Inovação e Difusão – BRIDGE: Gestão de Ecossistemas para Transições Sustentáveis.
O intuito é convidar a comunidade cientifica a ganhar o conhecimento sobre a gestão de ecossistemas e estimular o seu engajamento na comunidade Bridge seja como pesquisador, disseminador ou agente inovador.
Neste painel será apresentada ainda a missão institucional, a estratégia de inovação, seus mecanismos de engajamento e as oportunidades de bolsas para projetos de pesquisa e inovação para a comunidade acadêmica.
O Programa CEPID da FAPESP, foi criado em 1998, cuja a finalidade é financiar projetos de pesquisa orientados por problemas complexos (super wicked problems) e desafios ambiciosos de excelência internacional (global grand challenges) em temas críticos em seu campo de conhecimento e para a sociedade.
Pelo prisma teórico da arquitetura e orquestração de ecossistemas, o Cepid Bridge (Building Radical Innovation and Disruption for Global Ecosystems) abrange três grandes desafios temáticos de investigação: urgência climática, desigualdade e reindustrialização.
O CEPID BRIDGE procura mobilizar e formar competências para pesquisas fundamentais e orientadas às aplicações promovendo a transferência tecnológica e sua difusão para atuar como um Centro de Referência Classe Mundial em Pesquisa, Inovação e Difusão com impactos relevantes na sociedade.
Painelistas:
Leonardo Augusto Vasconcelos Gomes (PPGA/FEA-USP)
Professor livre-docente do Departamento de Administração na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP. Membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEAUSP. Atua como editor chefe do periódico Innovation Management Review. É vice-diretor e coordenador executivo do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão – CEPID BRIDGE: Gestão de Ecossistemas para Transições Sustentáveis. É o atual coordenador da divisão ITE (Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo) da ANPAD.
Felipe Mendes Borini (PPGA/FEA-USP)
Professor Titular do Departamento de Administração na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP. Professor Supervisor no Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA-USP. Pesquisador Sênior do GLORAD – Center for Global R&D and Innovation, membro do Conselho Deliberativo do PGT/USP. Atua como coordenador de pesquisa do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão – CEPID – BRIGDE: Gestão de Ecossistemas para Transições Sustentáveis.
Moderador:
Roberto Bernardes (PPGA-FEI e CEPID-Bridge)
Professor associado do PPGA do Centro Universitário da FEI e coordenador de Difusão e Educação do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão – CEPID – BRIGDE: Gestão de Ecossistemas para Transições Sustentáveis.
DIA 07/11 – QUINTA-FEIRA | 13:00 – 14:30
Presencial
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Papel do Comitê de Assessoramento de Área e Informações sobre Editais Publicados pelo CNPq
Este painel tem como objetivos dar transparência para toda a comunidade cientifica sobre o papel do CA-AE/CNPQ, bem como apresentar as diretrizes atuais já aprovadas pelo CNPq no julgamento das propostas que serão encaminhadas.
Painelista:
Mônica Cavalcanti Sá de Abreu (Universidade Federal do Ceará)
Realizou Estagio Pós-Doutoral no Institute for Manufacturing (IfM) da University of Cambridge – (UK) (2007- 2008) e na FEA/USP (2017). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1989). Membro do CA-AE (Comitê de Assessoramento de Administração e Economia) do CNPq nos anos de 2018-2019, e Coordenadora do CA_AE no anos de 2020-2021. Coordenadora da Câmara de Assessoramento das Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP (2022-2024). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (2012-2015; 2021-2023). Líder do Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade – LECoS/UFC. (2004-atual) Experiência profissional nas áreas de administração, engenharia de produção e engenharia química. Desenvolve pesquisas nos temas: responsabilidade social corporativa, estratégia climática, gestão ambiental, simbiose industrial, teoria dos Stakeholders, políticas públicas e desenvolvimento sustentável, economia circular, teoria institucional, energias renováveis e mudança climática.
Rosilene Marcon (UNIVALI)
Professora Titular da Universidade do Vale do Itajaí. Graduação em Ciências Econômicas pela UFSC (1991), Mestrado (1996) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).
Moderador:
Flávio Hourneaux (FEA/USP)
Graduado em Administração pela USP, com Mestrado (2005) e Doutorado (2010) também pela USP. Visiting Fellow na Cranfield University (2009). Professor da FEA-USP desde 2013 e atual Editor-Chefe da RAUSP Management Journal. Coordenador e líder em iniciativas sobre gestão socioambiental e sustentabilidade, como o ENGEMA e SEMEAD. Representante da FEA-USP no PRME da ONU e Presidente do PRME Chapter Brazil. Pesquisador CNPq e orientador nas áreas de gestão da estratégia, desempenho organizacional e sustentabilidade.
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A Pedagogia da Inovação: Jornadas de Ensino, Novas Práticas e Seus Resultados
O objetivo deste painel instigante será a construção de um diálogo crítico e dinâmico entre três programas de ensino e práticas destinadas a projetos de inovação e empreendedorismo. Nesta ocasião serão confrontadas as jornadas de experiência de ensino, seus processos de aprendizagem e alguns dos resultados de potencial impacto para a sociedade. A exposição será composta pelo Inovalab@poli, um laboratório multidisciplinar que oferece recursos avançados para projetos de engenharia, desenvolvimento de produtos na indústria 4.0 (softwares, hardware, impressoras 3D, oficinas mecânica e eletrônica). O Inovalab@poli é o primeiro laboratório nacional aplicado a engenharia de projetos de manufatura a ingressar na rede Design Factory Global Network, sediado na Universidade de Aalto na Finlândia.
A segunda experiencia a ser apresentada neste painel é o programa de pesquisa e educação liderado pelo laboratório de gestão da inovação (LGI) da engenharia de produção da politécnica da USP. O LGI tem atuado na formação de docentes, pesquisadores, alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica orientados para o avanço do conhecimento e na prática da gestão da inovação em empresas. O LGI tem conquistado uma importante projeção através da produção científica de alto impacto, projetos científicos, consultorias empresariais e programas de capacitação via web.
A terceira experiência trata do programa de Mestrado Profissional em Empreendedorismo (MPE) da FEA USP. O MPE é um curso de pós-graduação orientado às práticas organizacionais e de geração de conhecimento aplicado para a formação de lideranças e jornadas empreendedoras e inovadoras de sucesso. Muitas startups de alunos nasceram e foram spin-offs do MPE. Por fim, a iniciativa NIDUS um programa de residência em Inovação destinado a recém doutores, pesquisadores e empreendedores que tenham uma ideia inovadora ou um projeto em fase inicial andamento, poderá atuar dentro da Universidade de São Paulo para o amadurecimento de sua proposta
Painelistas:
Eduardo de Senzi Zancul (Poli/Produção-USP)
É Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É o coordenador dos laboratórios de fomento à inovação e ao empreendedorismo (InovaLab@Poli – https://www.politecnicos.com.br/inovalab/, Ocean USP-Samsung: https://oceanbrasil.com/trilhas e Fábrica do Futuro: https://sites.usp.br/fabricadofuturo/)
Marcelo Caldeira Pedroso (MP-FEA USP)
Professor do Departamento de Administração (FEA-USP). Coordena o Laboratório de Inovação e Empreendedorismo. Atua na coordenação do Programa NIDUS, um programa de residência em inovação do Inova USP. Antes da carreira acadêmica, atuou em startups e nos segmentos de saúde (Grupo Fleury), tecnologia (IBM) e consultoria (Delloite, Ernst&Young e KPMG). https://inova.usp.br/iniciativas/nidus/
Ana Paula Franco Paes Leme Barbosa (Poli/Produção-USP)
Professora do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP. Vice-coordenadora do LGI – Laboratório de Gestão da Inovação. https://sites.usp.br/lgi/lgi/integrantes/
Moderador:
Roberto Bernardes (PPGA-FEI)
Professor associado do PPGA do Centro Universitário da FEI e coordenador de Difusão e Educação do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão – CEPID – BRIDGErigde: Gestão de Ecossistemas para Transições Sustentáveis.
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Gestão de negócio sustentável na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã
O painel traz dois casos de sucesso de empresários da cidade que se juntam com empresários da floresta em uma co criação de valor. A discussão do painel abordará dois modelos de negócio que trabalham com os Ribeirinhos que através de uma cooperativa, Inatu, comercializa seus produtos mantendo a floresta de pé. Em um modelo de gestão sustentável, as duas startups conciliam propósito e rentabilidade contribuindo para o desenvolvimento das pessoas e preservando o meio ambiente na reserva de desenvolvimento sustentável de Uatumã.
Aline Alves (Aura Amazônia)
Fundadora e diretora Operacional da Aura Amazônia, uma startup de turismo educacional e comunitário focada na conexão sensorial e científica com a Amazônia, oference experiências únicas através do Tour Aromático e o Módulo de campo Agenda ESG. Aline é graduada em Farmácia, possui mais de 10 anos de experiência clínica em Aromaterapia, sendo certificada pelo Certaroma e filiada à Abraroma. Desde 2018, Aline ministra cursos de Aromaterapia clínica aliada ao Reiki e coordena grupos de estudos de casos clínicos.
Lilian Massini Mozini (Tecer Projetos Ambientais)
Sócia da Tecer Projetos Ambientais, que visa aproximar empresas e comunidades tradicionais para formação de parcerias de impacto socioambiental, idealizando e gerindo projetos ambientais, de repartição de benefícios, de estruturação de cadeias de fornecimento sustentáveis e de valorização dos saberes e conhecimentos tradicionais aliados ao uso do patrimônio genético. Advogada pela PUC-SP com mestrado em economia do ambiente pela Universidade de Aveiro (Portugal), atua há mais de 10 anos na área ambiental apoiando empresas nacionais e multinacionais das áreas de cosméticos e medicamentos para o cumprimento da Lei da Biodiversidade, sendo responsável pela obtenção de consentimentos prévios informados e negociação de acordos de repartição de benefícios com comunidades tradicionais e agricultores familiares, bem como regularização de atividades de acesso junto ao Ministério do Meio Ambiente. Participa de grupos de trabalho sobre biodiversidade da CNI, ABIHPEC, acompanha as reuniões nacionais e internacionais sobre acesso e repartição de benefícios.
Yuri Seung Han (Amakos da Amazônia)
Co-fundador da Amakos da Amazônia, uma biotech, startup do setor de beleza e bem-estar que utiliza ativos amazônicos de origem sócio sustentável aliando natureza, tecnologia e cultura ancestral. Com laboratório de P&DI e indústria em Manaus, a Amakos combate a crise climática, mantendo a floresta em pé através do comércio justo com os povos da floresta. Formado em Administração de Empresas – FAE e MBA em Gestão de Mercado – ESPM. Em empresas atuou em diferentes áreas: gestão de projetos, financeiro, comunicação e ESG. Trabalhou nas industrias de reciclagem, vestuário.
Wanderley Cruz (Usina de óleos do Uatumã) (on-line)
Gestor da usina de óleos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Uatumã e vem de uma família em que o extrativismo faz parte de sua história há gerações. Especialista na produção de óleos essenciais, ele encontrou no breu uma fonte de transformação em sua vida, graças às capacitações do Idesam e ao crescimento da Inatú Amazônia. Desde 2021, Wanderley integra o Tour Aromático da Amazônia, ministrando aulas de destilação de óleos essenciais e transmitindo seu conhecimento sobre o manejo sustentável da floresta.” Em construção O painel traz dois casos de sucesso de empresários da cidade que se juntam com empresários da floresta em uma co criação de valor. A discussão do painel abordará dois modelos de negócio que trabalham com os Ribeirinhos que através de uma cooperativa, Inatu, comercializa seus produtos mantendo a floresta de pé. Em um modelo de gestão sustentável, as duas startups conciliam propósito e rentabilidade contribuindo para o desenvolvimento das pessoas e preservando o meio ambiente na reserva de desenvolvimento sustentável de Uatumã.
Moderadora:
Silvia Ferraz Nogueira De Tommaso (FEA/USP)
Professora na FEA/USP na Linha de Responsabilidade Socioambiental, Professora convidada na FIA Business School nos núcleos PROGESA, PROFUTURO e PGT. Pós-doutoranda em Administração (FEA USP).Doutora em Administração FEA USP (2024).Mestre em Gestão Negócios pela FIA Business School.Especialização em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela FGV SP , com MBA em Estratégia Empresarial pela BSP SP e Graduação em letras pela USP .Empresária desde 1996 e consultora em estratégia e gestão desde 2009.
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Caminhos Futuros da Pesquisa em Branding – Proposta de Trabalho do B.R.A.N.D.S. Research Center
Discutir o papel das marcas no cenário contemporâneo da sociedade e do mercado e apresentar a proposta do B.R.A.N.D.S. Research Center.
Refletir sobre a formação do futuro brand manager e sobre as pesquisas de branding que promovam impacto no mercado e na sociedade.
Painelistas:
Leonardo Senra – CMO do Banco Next/Bradesco
Evandro Luiz Lopes – Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM
Márcio Tadeu Furrier – Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA/USP; ex-CMO América Latina com mais de 25 anos de experiência no setor de Tecnologia
Moderador:
Otávio Freire – Coordenador do B.R.A.N.D.S Research Center, professor do PPGA-FEA e do PPGTUR-EACH/USP, Head of Science & Projects e Sócio Fundador da Ilumeo Data Science Company
DIA 08/11 – SEXTA-FEIRA | 13:00 – 14:30
Presencial
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Desenvolvimento e Implementação de Políticas Públicas para Pesquisa: O Papel da FAPESP
Painelista:
Niels Olsen Saraiva Câmera (Academia Brasileira de Ciências e ICB/USP)
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1991), mestrado e doutorado em Nefrologia pela UNIFESP, e especialização em Imunologia de Transplantes pela Université de Tours. Fez pós-doutorado no Imperial College London (2000-2003) e obteve livre-docência pela UNIFESP em 2006. Desde 2011, é Professor Titular no Departamento de Imunologia do ICB-USP. Foi professor visitante na Universidade de Tours e tem experiência em Nefrologia e Imunologia, com foco em transplante renal e doenças renais. É bolsista 1A do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciências.
Moderador:
Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes (FEA/USP e CEPID-Bridge)
Doutor em Engenharia de Produção pela USP, com estágio na Universidade de Cambridge. Coordenador do projeto Bridge e pesquisador sênior no LGI-USP. Editor-chefe da Innovation Management Review e Vice-Diretor do CEPID Bridge. Atua em inovação, empreendedorismo tecnológico e políticas públicas.
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Frustração, Resiliência e Inovação: Inteligência Afetiva e Liderança nas Organizações
Numa época centrada nas conexões entre inteligência artificial e inovação na gestão das organizações, é urgente ampliar o foco para ganhar perspectiva sobre aspectos fundamentais da liderança nas organizações, recuperando aspectos epistemológicos, teóricos e práticos relacionados às experiências humanas de frustração, resiliência e inovação, que jamais estarão acessíveis aos algoritmos de processamento em larga escala de modelos de linguagem, mesmo supondo a ampliação das bases de dados ao infinito.
Gilson Schwartz (ECA/USP)
Professor Livre-Docente no Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP, onde criou as disciplinas “Produção de Games” e “Introdução à Iconomia”. Orientador no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, com três teses premiadas pela USP. Criador do projeto “Cidade do Conhecimento” e, desde 2019, do “Instituto de Iconomia”. Presidente da “Games for Change América Latina” desde 2010, com 11 Festivais anuais realizados. Autor do livro “Brinco, Logo Aprendo” e premiado pela ONU pelo jogo “Purposyum”. Coordenador de cooperações internacionais da USP com universidades na Europa.
Moderador:
Marcos Amatucci (ESPM)
Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Pós-doutoramento pela EAESP/FGV (2010). Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1994). Licenciado em Ciências com concentração em Matemática pela FFCL Tibiriçá (1984). Ex-Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional da ESPM. Pesquisa Filosofia da Ciência e Comportamento Organizacional. Ministra as disciplinas de Filosofia da Ciência, Epistemologia, Filosofia Moderna, Ética, Ética e Responsabilidade Social, OB e OT.
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Latin American Seminar on Stakeholder Theory: Feedback e Follow up meeting – Primeiro Encontro da comunidade no Brasil
O primeiro encontro de academicos que estudam a teoria de stakeholers tem dois objetivos.
O primeiro e propiciar um sessão de feedback e follow up com os participantes do primeiro seminário da teoria de stakeholders que aconteceu em junho de 2024 na FEA USP e FIA Business School; e o segundo objetivo é acolher novos interessados e continuar os estudos e disseminação da teoria no Brasil.
Como resultado do encontro, esperamos estruturar a comunidade e desenvolver um plano de ações para o ano de 2025.
Painelistas:
Ronaldo de Oliveira Santos Jhunior (FEA/USP e FIPECAFI)
Professor de cursos de graduação e pós-graduação na FEA-USP, FIPECAFI e FECAP, com foco em Estratégia Organizacional, Teoria dos Stakeholders, Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade. Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), mestrado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi pesquisador visitante na University of New Mexico (UNM-EUA). Atualmente, realiza pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA), aplicando a teoria dos stakeholders no contexto das universidades.
Simone Barakat (FECAP e FGV-SP)
Mestre e Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP) e graduada em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Realizou estágio doutoral na Darden School of Business, University of Virginia, e foi pesquisadora visitante na SDA Bocconi. Atualmente, é professora em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em Administração e faz parte de sociedades científicas como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e a Academy of Management (AOM). Atua como editora associada da RAUSP Management Journal, coordenadora adjunta da área de Estratégia em Organizações dos Seminários em Administração (SEMEAD) e líder do tema Gestão para Stakeholders e ESG da ANPAD. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão para stakeholders, responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.
Moderador:
Silvia Ferraz Nogueira De Tommaso (FEA/USP)
Professora na FEA USP na Linha de Responsabilidade Socioambiental, Professora convidada na FIA Business School nos núcleos PROGESA, PROFUTURO e PGT. Pós-doutoranda em Administração (FEA USP).Doutora em Administração FEA USP (2024).Mestre em Gestão Negócios pela FIA Business School.Especialização em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela FGV SP , com MBA em Estratégia Empresarial pela BSP SP e Graduação em letras pela USP .Empresária desde 1996 e consultora em estratégia e gestão desde 2009
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A inovação social e as finanças: o caso dos títulos de impacto social em Portugal
Cada vez mais autores argumentam que as inovações tecnológicas, por si só, não serão suficientes para superar os desafios sociais, econômicos, ambientais e políticos atuais. Nesse contexto, a inovação social tem se destacado como alternativa para abordar esses desafios de forma multidimensional, com políticas públicas sendo desenvolvidas para seu fortalecimento. A criação, em 2014, de uma política pública para promover o empreendedorismo e a inovação social em Portugal foi pioneira na União Europeia, tornando-se referência para outros países. Este painel visa analisar esse instrumento, avaliando suas vantagens, desvantagens e resultados.
Painelista:
Pedro V. Matos (ISEG/ULisboa) (on-line)
Pedro Verga Matos é agregado em Gestão pela Universidade de Lisboa, Doutor em Ciências Empresariais pela Universidade do Porto, MBA e Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa e Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa. É professor associado c/ agregação no ISEG – Lisbon School of Business & Economics, onde leciona em programas de mestrado e no doutoramento em Gestão, sendo membro da direção do ADVANCE – Centro de Investigação Avançada em Gestão do ISEG. Pertence ao Conselho Consultivo do Centro Nacional de Competências para a Inovação Social, em representação do ISEG.
Moderador:
Wilson Nakamura (Mackenzie)
Graduado em Administração, Economia, Ciências Contábeis e Direito pela USP, com mestrado e doutorado em Administração pela FEA-USP. Pós-doutorado na Universidad de Chile. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Editor Associado dos periódicos RAUSP e RAE. Atuou como Coordenador da Divisão de Finanças da ANPAD e atualmente lidera temas contemporâneos de finanças. Coordenador da área de Finanças do SemeAd e membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Finanças. Atua como parecerista de revistas e instituições como CNPq, FAPESP e FAPEMIG.
DIA 08/11 – SEXTA-FEIRA | 14:30 – 16:00
Presencial
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SEMEAD + SCIBIZ: Transformando a Ciência em Inovação: PROGRAMA CEPID–FAPESP: Desafios da Orquestração entre a Pesquisa, Inovação e Difusão do Conhecimento de Classe Mundial
Este painel tem como foco promover para a comunidade acadêmica, uma reflexão sobre as estratégias de gestão, os desafios confrontados e os mecanismos de difusão e geração de impacto alcançados por três centros de excelência que integram o programa CEPID – Centro de e Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP, quais sejam:
- CEPOF – Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica;
- CEGH-CEL – Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco;
- CEPID ARIES – Instituto Paulista de Resistência aos Microbianos.
O Programa CEPID, foi criado em 1998, tendo como propósito financiar centros de classe mundial em Pesquisa, Inovação e Difusão. Estes centros têm por missão transformar a alta ciência em inovação e a disseminar com impacto pela sociedade. Suas estratégias consistem em desenvolver projetos de pesquisa orientados por problemas complexos (super wicked problems) e soluções para os desafios audaciosos locais ou globais em temas críticos que se posicionem na fronteira de conhecimento. Estas novas soluções e tecnologias deverão ser aplicadas e apropriadas gerando impactos expressivos para a sociedade.
Um desafio enfrentado pelos CEPID´s é a estratégia de convergência entre a pesquisa científica e sua transferência para apropriação pela sociedade através de dois mecanismos de aceleração: a inovação e a difusão.
O mecanismo de inovação impulsiona a transferência aplicada de conhecimento e tecnologia para os mercados e podem fomentar o florescimento de ecossistemas dinâmicos de startups orientadas por ciência (deep techs) que incorporam em seus modelos de negócios os frutos das pesquisas originárias destes centros.
O segundo mecanismo de aceleração de convergência induz a apropriação da pesquisa pela educação e difusão, criando canais de engajamento, interação e aprendizagem contínua com a sociedade.
A estratégia de educação é vital para uma nova compreensão dos potenciais de benefícios sociais e de exploração econômica da ciência. Assim como, suas implicações para o bem-estar social e a sustentabilidade do meio ambiente, inspirando as futuras geração de pesquisadores. Este serão alguns dos temas cativantes a serem debatidos neste painel.
Painelistas:
Vanderlei Salvador Bagnato (IF USP e CEPOF) (on-line)
É professor titular da Universidade de São Paulo. Foi diretor do Instituto de Física de São Carlos de 2018 a 2022. Publicou perto de 1 000 artigos em periódicos especializados. Possui 29 capítulos de livros e 7 livros publicados. Orientou mais de 100 teses entre mestrado e doutorado, nas áreas de Física, Odontologia e Medicina. É membro da Academia Brasileira de Ciências, The Academy of Sciences for the Developing World, da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano, e da National Academy of Sciences (USA). Foi condecorado com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, recebendo a Grã-Cruz, laureado com o Prêmio Almirante Álvaro Alberto, considerado o principal prêmio de ciência e tecnologia do Brasil e com o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia, na categoria “Ciência”. Em maio de 2021 foi escolhido como um dos campeões da iniciativa ‘Trust Science’, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, direcionada a pesquisadores que atuam em áreas relacionadas à ciência da luz
Ernesto da Silveira Goulart Guimarães (Instituto de Biociências USP e CEGH-CEL)
Professor do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da USP. Cientista-empreendedor. Co-fundador de startups de biotecnologia com longa experiência em empreendedorismo científco. Trabalha há 15 anos no desenvolvimento de produtos de terapias avançadas e bioengenharia. Expert em genética humana, células tronco, medicina regenerativa, engenharia de tecidos (e.g. bioimpressão 3D, organóides, descelularização de órgãos, etc) e engenharia genética utilizando o sistema CRISPR-Cas9. Membro premiado da International Society for Stem Cell Research (ISSCR) e International Society for Cell and Gene Therapy (ISCT).
Ana Cristina Gales (EPM/UNIFESP)
Professora associada e pesquisadora da Disciplina de Infectologia da EPM/UNIFESP, onde é diretora dos Laboratórios Alerta e Laboratório Especial de Microbiologia Clínica. Também é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Infectologia desta mesma instituição desde 2019. É pesquisadora do CNPq desde 2004, nível 1A a partir de março de 2010. Agraciada entre 9 outras pesquisadoras brasileiras com Prêmio Elsevier/CAPES 2014 pela contribuição para o desenvolvimento da produção científica brasileira. É membro da Câmara Técnica de Resistência Microbiana (CATREM), ANVISA e do Comitê Científico do Global Antibiotic Research and Development Partnership (GARDP).
Moderadores:
Luiz Henrique Catalani (Agência USP de Inovação)
Coordenador da Agência USP de Inovação. Possui doutorado em Química Orgânica pela USP. Pós-doutorado na Universidade de Wurzburg (Alemanha) e Universidade Harvard (EUA). É membro titular da ACIESP – Academia de Ciências do Estado de São Paulo. É Fellow da Royal Society of Chemistry (FRSC). Foi Diretor do Instituto de Química, Chefe do Departamento de Química Fundamental do IQUSP e exerceu a Coordenação do Centro de Inovação da USP (InovaUSP).
Roberto Bernardes (PPGA-FEI e CEPID Bridge)
Professor associado do PPGA do Centro Universitário da FEI e coordenador de Difusão e Educação do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão – CEPID – BRIDGErigde: Gestão de Ecossistemas para Transições Sustentáveis.