Estratégia em Organizações

Coordenador: Prof. Dr. Benny Kramer Costa

(UNINOVE)

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Simone Barakat

(FECAP e UAM)

Temas e Líderes:

Strategizing. Estratégia como prática. Micro-nível e compreensão das práticas do estrategista. Aprendizado organizacional. Teoria sócio-cognitiva. Criatividade em estratégia. Abordagem das teorias institucionais nas organizações. Teorias estruturalistas no enfoque estratégico. Teorias críticas para compreensão da Estratégia. Implementação, mudança, adaptação e coordenação estratégicas. Adaptação e aprendizagem em ambientes incertos e ambíguos. Ambiguidades internas e externas das organizações. Cognição individual, relacional e coletiva em contextos organizacionais. Cognição e comportamento gerencial e organizacional. Contextualizações e construções sociais, antropológicas, culturais cognitivas, comportamentais e históricas para compreensão da estratégia.

Líder: Profa. Dra. Adriana Roseli Wunsch Takahashi (UFPR)

Líder Adjunta: Profa. Dra. Dimaria Meirelles (MACKENZIE)

Co-líder Internacional: Dra. Ana Carvalho (Universidade do Minho, Portugal)

Estratégias coletivas e de coopetição. Redes e suas relações interorganizacionais. Aglomerações territoriais, industriais e comerciais. Mecanismos e estruturas de governança. Análise estrutural de redes. Capital social da rede; confiança; contratos relacionais. Inovação colaborativa, cocriação de valor, crowdsourcing e redes sociais digitais para estratégia. Interação competitiva. Spill overs de conhecimento. Reciprocidade. Tipologias e conceitos de redes horizontais e verticais. Difusão de estratégias em rede. Comportamento estratégico em redes inter e intraorganizacionais. Redes de empreendedorismo. Estratégias de Cooperação e Ecossistemas.

Líder: Prof. Dr. Renato Telles (UNIP)

Líder Adjunto: Dr. Luis Miguel Zanin (CONQUISTAR CONSULTORIA)

Relação entre instituições e organizações. Formulação e implementação de políticas públicas, design organizacional e setorial, relações entre firmas (empresas privadas ou setor público ou PPPs), teoria da firma (ex.: custos de transação, RBV), desempenho (criação e apropriação de valor), estratégias políticas e de não mercado, Ações coletivas e governança policêntrica.

Líder: Profa. Dra. Paula Sarita Bigio Schnaider (FEA-USP)

Líder Adjunto: Prof. Dr. Emanoel Márcio Nunes (FACEM/UERN)

Co-líder Internacional: Dr. João José de Matos Ferreira (Universidade Beira Interior, Portugal)

Resource-Based View, Knowledge-Based View. Dimensões e fatores internos nas organizações que estimulam o desempenho nos negócios. Interação entre firmas pela ótica dos recursos. Fatores internos determinantes para criar e sustentar a vantagem competitiva. As firmas e suas interações com produtos e fatores de mercado ao longo do tempo. Dimensões e fatores externos as organizações que estimulam o desempenho nos negócios. Interação entre firmas pela ótica da organização industrial. Value-Price-Cost. O paradigma de Porter. Fatores externos determinantes para criar e sustentar a vantagem competitiva.

Líder: Prof. Dr. Dr. Saulo Fabiano Amâncio Vieira (UEL)

Líder Adjunto: Prof. Dr. Renato Fabiano Cintra (UFGD)

Co-líder Internacional: Dr. Nuno Fernandes Crespo (Universidade de Lisboa, Portugal)

Estratégias genéricas de posicionamento estratégico. Decisões, ações e resultados associados com o portfólio de negócios da organização. Relação entre as estratégias empresariais e funcionais (fitness). Escopo horizontal e vertical da firma. Crescimento da firma. Integração vertical. Estratégias de diversificação e gestão de portfólio. Decisão de alocação de recursos. Fusões e aquisições. Business groups. Teoria dos Stakeholders. A perspectiva dos múltiplos stakeholders da firma. Capitalismo de Stakeholders. Teoria da Saliência. Justiça nas relações entre Stakeholders. Criação de Valor sob a ótica de Stakeholders.

Líder: Prof. Dr. Edson Ricardo Barbero (FECAP)

Líder Adjunta: Prof. Dra. Greici Sarturi (UFSM)

Co-líder Internacional: Drª Christiane Andrea Molina Brockmann (Tecnológico de Monterrey, México)

Abordagens teóricas e metodológicas de micro, pequenas e médias empresas. Atuação e modelos de PMEs. O planejamento estratégico formal e sua utilidade para as PME. Aprendizagem em estratégia de PME. Vantagem competitiva em PMEs. Estratégia e o papel das PMEs na economia. Atuação das PMEs no ambiente de negócios brasileiro. Estratégias de PMEs orientadas por patentes. Cultura, fomento e recursos econômicos para a criação de PMEs. Gestão estratégica realizada por equipes de direção em PME. Pequenas e Médias Empresas no contexto brasileiro. Demais temas correlatos a estratégia, gestão e desempenho para pequenas e médias empresas.

Líder: Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa (FEA-USP)

Líder Adjunto: Prof. Dr. Leo Raifur (UNICENTRO)

Co-líder Internacional: Dr. Wlamir Xavier (Biola University, Califórnia)

Processos e teorias de internacionalização. Modelos de gestão de empresas internacionalizadas. Networks internacionais e internacionalização de clusters. Padronização versus adaptação da oferta aos mercados no exterior. Fatores intervenientes do país na estratégia de internacionalização; políticas públicas relacionadas à internacionalização. Globalização e regionalização. Ambiente institucional do país hospedeiro. O impacto no desenvolvimento das firmas internacionais e em suas estratégias da evolução das forças culturais, sociais, econômicas, tecnológicas, ambientais e políticas, no âmbito internacional e regional. Modelagem do desempenho internacional. Empreendedorismo internacional. Processo de internacionalização de empresas brasileiras e de empresas de mercados emergentes. Tipologias de empresas multinacionais brasileiras. Born globals.

Líder: Prof. Dr. Manuel Aníbal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira (Instituto Politécnico de Leiria - Portugal)

Líder Adjunta: Profa. Dra. Claudia Sofia Frias Pinto (FEA-USP)

Co-líder Internacional: Dr. Fernando Carvalho (Universidade de Coimbra, Portugal)

Papel dos agentes da governança corporativa (acionistas, investidores institucionais, conselheiros de administração e executivos). Estruturas de governança corporativa (conselho de administração, comitês de assessoramento ao conselho, diretoria e órgãos de fiscalização e controle). Mecanismos internos e externos de governança corporativa. Participação dos agentes da governança corporativa e a tomada de decisão estratégica. Princípios e boas práticas de governança corporativa. Ética, código de conduta, compliance e riscos. Governança Corporativa e sustentabilidade em uma perspectiva de Environmental, social, and Governance (ESG). Governança corporativa em diferentes organizações (empresas familiares, empresas de capital fechado, cooperativas, organizações do terceiro setor, entre outras).

Líder: Prof. Dr. Tobias Coutinho Parente (UNIB)

Líder Adjunto: Prof. Dr. Jeferson Lana (UNIVALI)

Co-líder Internacional: Dr. Carlos Costa (Universidade de Aveiro, Portugal)

Este tema se concentra em pesquisar como as estratégias são formadas, implementadas, reconfiguradas em multiníveis (funcional, grupo, empresarial, corporativo e redes). Questões de interesse: Como as organizações desenvolvem estratégias no alcancem de seus objetivos e a vantagem competitiva? Como os avanços tecnológicos definem e redefinem os processos e rotinas estratégicos? Quais as competências, capacidades e recursos são necessários aos executivos e média gerência para implementação de processos estratégicos? Como são implementadas ferramentas de Planejamento Estratégico, Balanced Scorecard, Mapas Estratégicos, Sistemas de Gestão Estratégica? Qual o papel das consultorias na formulação das estratégias e implementação dos processos e rotinas estratégicos? Ainda, as relações intraorganizacionais e interorganizacional na implementação de processos e rotinas. A racionalidade limitada, poder e política na tomada de decisão e na formulação das estratégicas deliberadas e emergentes. Relações entre capacidades, recursos e processos estratégicos. Os estudos do processo, conteúdo e contexto na mudança e adaptação organizacional. A relação estratégia-estrutura organizacional.

Líder: Prof. Dr. Carlos Ricardo Rossetto (UNIVALI)

Líder Adjunta: Profa. Dra. Janaína Bueno (UFU)

Co-líder Internacional: Dr. Juan Pablo Torres (Universidad de Chile, Chile)