Regras para Submissão

  • A submissão de trabalhos será exclusivamente pela Internet.
  • A submissão de trabalhos é gratuita e o valor das inscrições para o evento será divulgado oportunamente, não superando os valores aplicados no ano anterior. Para valores e informações da edição anterior: Acesse.
  • O trabalho deve ser inédito, contudo, poderão ser aceitos trabalhos ainda em desenvolvimento, mesmo já apresentados em outros congressos que não o SemeAd e que não tenham já sido submetidos e/ou publicados em periódicos científicos.
  • Serão avaliadas quatro (4) modalidades de submissão em formato de artigos: teóricos, tendo como base em fundamentação teórica aprofundada sobre um determinado tema; teórico-empíricos, baseados em dados primários e/ou secundários (qualitativos e/ou quantitativos); artigos aplicados e casos de ensino.
  • Os trabalhos poderão ser submetidos em português, inglês ou espanhol.
  • Cada trabalho poderá ter no máximo cinco (5) autores.
  • Será permitido até três (3) submissões de trabalhos (entre as modalidades de artigos teóricos, artigos aplicados e casos de ensino) por autor e mais um projeto de tese para a atividade de Consórcio Doutoral.
  • O trabalho não pode conter qualquer identificação ou indicação de autoria no campo “propriedade” e no corpo do trabalho.
  • Deverão ser submetidos arquivos em formato PDF.
  • Para submissão de trabalhos, os autores devem estar cadastrados no sistema. À exceção do autor que efetua a submissão, será requerida a confirmação de autoria dos demais autores no sistema. Os autores que não confirmarem sua coautoria no sistema não serão relacionados nos anais.
  • Para o cadastro, os autores devem ter em mãos o número do CPF de cada um dos autores brasileiros. Para os autores estrangeiros, há um procedimento específico.
  • Alterações nos dados dos autores (inclusão, exclusão e mudança na ordem de autoria) somente poderão ser efetuadas até a data limite de submissão.

Categorias de Trabalhos:

Artigos Teóricos: trabalhos voltados à revisão, discussão e desenvolvimento de teorias, fruto ou não de revisões sistemáticas da literatura.

Formatação do trabalho: 
– Formato do papel: A4;
– Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
– Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
– Alinhamento: justificado;
– Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
– Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
– Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
– Formato do arquivo: PDF;
– O trabalho pode ter no máximo 16 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.
– O texto deve começar pelo título seguido pela introdução. Sugerimos aos autores que preparem o resumo expandido em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.
– Notas: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto.
– As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas APA ou ABNT/NBR-6023.

Estrutura sugerida do trabalho:
– Introdução
– Problema de Pesquisa e Objetivo
– Fundamentação Teórica
– Discussão
– Conclusão / Contribuição
– Referências Bibliográficas

Resumo Estruturado (página de submissão):
Ao submeter o artigo, na própria página de envio de trabalho (etapa 1), deverá ser preenchido o Resumo Estruturado em que consta:
– Título (no máximo 190 caracteres);
– Palavras-chave (3 palavras);
– Introdução (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Problema de Pesquisa e Objetivo (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Fundamentação Teórica (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Discussão (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Conclusão (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Contribuição / Impacto (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Referências Bibliográficas (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços).

O trabalho poderá ser paralelamente submetido ao Sapiens – Sessões de Aprimoramento de Estudos Científicos.

Trabalhos que não estejam em acordo as normas de formatação, não serão aceitos.

Artigos Teórico-Empíricos: ancoram-se em problemas teóricos (lacunas ou contradições da teoria) e a partir destes, empregando lógica indutiva (proposições) ou dedutiva (hipóteses), realiza pesquisa empírica aplicando métodos qualitativos ou quantitativos. Propõe um avanço na teoria.

Formatação do trabalho: 
– Formato do papel: A4;
– Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
– Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
– Alinhamento: justificado;
– Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
– Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
– Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
– Formato do arquivo: PDF;
– O trabalho pode ter no máximo 16 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.
– O texto deve começar pelo título seguido pela introdução. Sugerimos aos autores que preparem o resumo expandido em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.
– Notas: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto.
– As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas APA ou ABNT/NBR-6023.

Estrutura sugerida do trabalho:
– Introdução
– Problema de Pesquisa e Objetivo
– Fundamentação Teórica
– Metodologia
– Análise dos Resultados
– Conclusão / Contribuição
– Referências Bibliográficas

Resumo Estruturado (página de submissão):
Ao submeter o artigo, na própria página de envio de trabalho (etapa 1), deverá ser preenchido o Resumo Estruturado em que consta:
– Título (no máximo 190 caracteres);
– Palavras-chave (3 palavras);
– Introdução (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Problema de Pesquisa e Objetivo (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Fundamentação Teórica (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Metodologia (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Análise dos Resultados (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Conclusão (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Contribuição / Impacto (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Referências Bibliográficas (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços).

O trabalho poderá ser paralelamente submetido ao Sapiens – Sessões de Aprimoramento de Estudos Científicos.

Trabalhos que não estejam em acordo as normas de formatação, não serão aceitos.

Artigos Aplicados: empregam modelos teóricos para revelar conhecimentos a respeito de organizações ou de grupos de organizações (setores ou redes), desenvolve e/ou testa modelos gerenciais para organizações.

Formatação do trabalho: 
– Formato do papel: A4;
– Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
– Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
– Alinhamento: justificado;
– Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
– Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
– Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
– Formato do arquivo: PDF;
– O trabalho pode ter no máximo 15 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.
– O texto deve começar pelo título seguido pela introdução. Sugerimos aos autores que preparem o resumo expandido em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.

– Notas: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto.
– As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas APA ou ABNT/NBR-6023.

Estrutura sugerida do trabalho:
– Introdução;
– Contexto Investigado;
– Diagnóstico da Situação-Problema;
– Intervenção Proposta: mecanismos adotados para solucionar o problema;
– Resultados Obtidos: descrição de maneira objetiva dos resultados obtidos na organização, destacando também os fatores conjunturais que podem ter afetado esse resultado além da intervenção.
– Contribuição Tecnológica-Social.

Resumo Estruturado (página de submissão):
Ao submeter o artigo, na própria página de envio de trabalho (etapa 1), deverá ser preenchido o Resumo Estruturado em que consta:
– Título (no máximo 190 caracteres);
– Palavras chave (3 palavras);
– Introdução (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Contexto Investigado (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Diagnóstico da Situação-Problema (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Intervenção Proposta (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Resultados Obtidos (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Contribuição Tecnológica-Social (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços).

Mais informações (Artigo: Protocolo para Elaboração de Relatos de Produção Técnica).

Trabalhos que não estejam em acordo as normas de formatação, não serão aceitos.

Casos de Ensino: esta modalidade de trabalho destina-se exclusivamente à área de Casos de Ensino.

Formatação do trabalho: 
– Formato do papel: A4;
– Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
– Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
– Alinhamento: justificado;
– Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
– Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
– Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
– Formato do arquivo: PDF;
– O trabalho pode ter no máximo 16 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.
– O texto deve começar pelo título seguido pela introdução. Sugerimos aos autores que preparem o resumo expandido em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.
– As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas APA ou ABNT/NBR-6023.

Estrutura sugerida do trabalho: 
Os casos de ensino deverão ser constituídos por duas partes: o caso em si; e as notas de ensino.
1. O caso em si
– Introdução
– O caso: retratar a história real
– Referências
2. Notas de ensino
– Objetivo de ensino
– Fontes e Métodos de coleta
– Relações com os objetivos de um curso ou disciplina
– Disciplinas sugeridas para uso do caso
– Possíveis tarefas a propor aos alunos
– Possível organização da aula para uso do caso
– Sugestões de bibliografia

Resumo Estruturado (página de submissão)
– Título (no máximo 190 caracteres);
– Palavras chave (3 palavras);
– O caso (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Objetivo de ensino (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Fontes e Métodos de coleta (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Disciplinas sugeridas para uso do caso (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços);
– Sugestões de bibliografia (no máximo 600 caracteres, incluindo espaços).

Mais informações (Exemplo de Caso de Ensino).

Trabalhos que não estejam em acordo as normas de formatação, não serão aceitos.