Ensino e Pesquisa

Temas e Líderes:

Contextos sociais, físicos, psicológicos e pedagógicos em que a aprendizagem ocorre. O professor e o estudante no contexto do ensino orientado para a aprendizagem. Métodos ativos e colaborativos de ensino e aprendizagem. Processos de planejamento; desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas de ensino e aprendizagem; desenvolvimento de atividades, materiais, eventos e produtos educacionais. Desenho instrucional e ambientes educacionais. Desenvolvimento de artefatos como jogos, casos e simuladores, bem como sua utilização no processo de ensino-aprendizagem. Influência das diferenças individuais no contexto ensino-aprendizagem e do recente contexto pandêmico decorrente do Covid-19.

Concepção, planejamento, implementação e avaliação de projetos de Educação a Distância, E-learning e B-Learning. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Comunicação, interação e trabalho colaborativo em ambientes virtuais de aprendizagem. Mediação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais. Subjetividade e massificação em ambientes virtuais de aprendizagem. Metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem em projetos de Educação a Distância, E-learning e B-Learning. Diversidade/especificidade do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e outras tecnologias complementares em projetos de Educação a Distância, E-learning e B-Learning E-learning. Educação não-Presencial e em Educação Híbrida com a incorporação de Inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual, entre outras.

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Resultados de pesquisas sobre experiências de aprendizagem e da promoção da aprendizagem em situações reais. Relação entre políticas educacionais e práticas educacionais. Experiências individuais e organizacionais de implementação de novas políticas/metodologias educacionais. Desenvolvimento e utilização de práticas inovadoras de ensino-aprendizagem. Inovações metodológicas e boas práticas no ensino-aprendizagem. Experiência em ensino-aprendizagem nos modelos a distância, presencial e híbrido.

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Políticas públicas orientadas para a formação de professores e pesquisadores. Programas de formação científica e pedagógica de professores e pesquisadores. O processo de orientação acadêmica e a formação do professor e do pesquisador. Implicações do produtivismo acadêmico na formação do professor e do pesquisador. Desenvolvimento de competências do professor e do pesquisador. Trajetórias de carreiras de professores e de pesquisadores. Desafios para a formação e a prática da carreira de professor e/ou pesquisador. Diversidade de gênero, raça, etnia e gerações na carreira do professor/pesquisador.

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Planejamento da pesquisa científica. Avaliação da pesquisa científica: critérios de validade e confiabilidade. Ética na pesquisa científica. Abordagens metodológicas. Técnicas de coleta de dados. Procedimentos de análise de dados. Benefícios da adoção conjunta de métodos quantitativos e qualitativos. Métodos inovadores e técnicas virtuais/online de pesquisa científica.

Gestão Estratégica nas Instituições de Educação Superior (IES). Programas de formação de gestores acadêmicos. Influência de novas diretrizes curriculares sobre os cursos de graduação em Administração. Inovação e redesenho da arquitetura curricular dos cursos, incluindo educação a distância. Planejamento de ensino-aprendizagem – definição de objetivos de aprendizagem, recursos pedagógicos, avaliação de ensino-aprendizagem. Planejamento, realização e avaliação das atividades de interesse curricular e das atividades de integração interdisciplinar. Sistemas de avaliação da educação superior (a exemplo do SINAES, do Brasil) e das IES, dos cursos e do desempenho dos estudantes nas dimensões de ensino, de pesquisa e de extensão. Sistema de Avaliação da pós-graduação (a exemplo da avaliação quadrienal da CAPES/Qualis, do Brasil). Auto avaliação institucional. Organização dos Programas de Pós-Graduação. Teorias e metodologias de avaliação de ensino-aprendizagem. Instrumentos de avaliação do aprendizado e da efetividade do processo ensino-aprendizagem.

O Caso de Ensino é uma ferramenta didática. Envolve a descrição de uma situação administrativa, vivenciada por um tomador de decisão em um ambiente organizacional privado, público ou do terceiro setor. A partir do relato de um dilema a ser discutido no contexto do ensino de graduação ou pós-graduação, o professor abordará os objetivos de aprendizagem da disciplina. O caso deve contemplar um ou mais temas próprios da Administração, de modo a ilustrar a realidade experienciada por organizações, instituições, grupos ou pessoas que vivenciem determinado desafio, detalhadamente descrito. O caso elaborado visa ajustar-se às necessidades de utilização em ambientes de ensino-aprendizagem, tanto para ilustrar uma teoria previamente estudada, quanto para servir de provocação durante a exposição de conteúdo novo. Além da descrição do caso, deve constar as notas de ensino, que orientam o professor na condução da discussão do caso.


Alunos Voluntários de Ensino e Pesquisa

Alunos Voluntários de Caso de Ensino