Ensino e Pesquisa

Coordenadora: Profa. Dra. Manolita Correia Lima

(ESPM)

Temas e Líderes:

Contextos sociais, físicos, psicológicos e pedagógicos em que a aprendizagem ocorre. O professor e o estudante no contexto do ensino orientado para a aprendizagem. Métodos ativos e colaborativos de ensino e aprendizagem. Processos de planejamento; desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas de ensino e aprendizagem; desenvolvimento de atividades, materiais, eventos e produtos educacionais. Desenho instrucional e ambientes educacionais. Desenvolvimento de artefatos como jogos, casos e simuladores, bem como sua utilização no processo de ensino-aprendizagem. Influência das diferenças individuais no contexto ensino-aprendizagem e do recente contexto pandêmico decorrente do Covid-19.

Líder: Prof. Dr. Marcello Romani-Dias (Universidade Positivo)

Co-líder Internacional: Dr. Miguel Ysrrael Ramírez Sánchez (Universidad Internacional Iberoamericana - México e Porto Rico)

Concepção, planejamento, implementação e avaliação de projetos de Educação a Distância, E-learning e B-Learning. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Comunicação, interação e trabalho colaborativo em ambientes virtuais de aprendizagem. Mediação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais. Subjetividade e massificação em ambientes virtuais de aprendizagem. Metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem em projetos de Educação a Distância, E-learning e B-Learning. Diversidade/especificidade do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e outras tecnologias complementares em projetos de Educação a Distância, E-learning e B-Learning E-learning. Educação não-Presencial e em Educação Híbrida com a incorporação de Inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual, entre outras.

Líder: Profa. Dra. Solange Rodrigues Bonomo Assumpção (UNILA)

Co-líder Internacional: Dra. Georgette dos Santos Andraz (Universidade do Algarve, Portugal)

Resultados de pesquisas sobre experiências de aprendizagem e da promoção da aprendizagem em situações reais. Relação entre políticas educacionais e práticas educacionais. Experiências individuais e organizacionais de implementação de novas políticas/metodologias educacionais. Desenvolvimento e utilização de práticas inovadoras de ensino-aprendizagem. Inovações metodológicas e boas práticas no ensino-aprendizagem. Experiência em ensino-aprendizagem nos modelos a distância, presencial e híbrido.

Líder: Profa. Dra. Elizabeth Jorge da Silva Monteiro de Freitas (Anima Educação)

Co-líder Internacional: Prof.a Dr.a Soledad Oregioni (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) e Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires - Argentina)

Políticas públicas orientadas para a formação de professores e pesquisadores. Programas de formação científica e pedagógica de professores e pesquisadores. O processo de orientação acadêmica e a formação do professor e do pesquisador. Implicações do produtivismo acadêmico na formação do professor e do pesquisador. Desenvolvimento de competências do professor e do pesquisador. Trajetórias de carreiras de professores e de pesquisadores. Desafios para a formação e a prática da carreira de professor e/ou pesquisador. Diversidade de gênero, raça, etnia e gerações na carreira do professor/pesquisador.

Prof. Dr. Anielson Barbosa da Silva (UFPB)

Co-líder Internacional: Dr.a Lourdes Canós Darós (Universidade Politécnica de Valência)

Planejamento da pesquisa científica. Avaliação da pesquisa científica: critérios de validade e confiabilidade. Ética na pesquisa científica. Abordagens metodológicas. Técnicas de coleta de dados. Procedimentos de análise de dados. Benefícios da adoção conjunta de métodos quantitativos e qualitativos. Métodos inovadores e técnicas virtuais/online de pesquisa científica.

Líder: Profa. Dra. Gisela Demo (UNB)

Líder Adjunta: Prof.a Dr.a Maria Julieta Abba (UNISINOS)

Gestão Estratégica nas IES. Programas de formação dos gestores acadêmicos. Influência das novas DCN sobre os cursos de graduação em Administração. Inovação e redesenho da arquitetura curricular dos cursos, incluindo EAD. Planejamento do ensino-aprendizagem – definição de objetivos de aprendizagem, recursos pedagógicos, avaliação do ensino-aprendizagem. Planejamento, realização e avaliação das atividades de interesse curricular e das atividades de integração interdisciplinar. O SINAES e a avaliação das IES, dos cursos e do desempenho dos estudantes nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão. Autoavaliação (CPA). Organização de PPGs. Sistema de Avaliação quadrienal da CAPES/Qualis. Teorias e metodologias de avaliação do ensino-aprendizagem. Instrumentos de avaliação do aprendizado e da efetividade do processo ensino-aprendizagem.

Líder: Prof. Dr. Belmiro do Nascimento João (PUC-SP)

Co-líder Internacional: Dra. Cristela Maia Bairrada (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra)

O Caso de Ensino é uma ferramenta didática. Envolve a descrição de uma situação administrativa, vivenciada por um tomador de decisão em um ambiente organizacional privado, público ou do terceiro setor. A partir do relato de um dilema a ser discutido no contexto do ensino de graduação ou pós-graduação, o professor abordará os objetivos de aprendizagem da disciplina. O caso deve contemplar um ou mais temas próprios da Administração, de modo a ilustrar a realidade experienciada por organizações, instituições, grupos ou pessoas que vivenciem determinado desafio, detalhadamente descrito. O caso elaborado visa ajustar-se às necessidades de utilização em ambientes de ensino-aprendizagem, tanto para ilustrar uma teoria previamente estudada, quanto para servir de provocação durante a exposição de conteúdo novo. Além da descrição do caso, deve constar as notas de ensino, que orientam o professor na condução da discussão do caso.

Líder: Profa. Dra. Flávia D’Albergaria Freitas (Centro Universitário Celso Lisboa, Faculdades Hélio Alonso)

Co-líder Internacional: Dr, Filipe Jorge Fernandes Coelho (Universidade de Coimbra, Portugal)