Gestão Socioambiental

Coordenador: Prof. Dr. Flavio Hourneaux Júnior

FEA-USP

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Clandia Maffini Gomes

UFSM

Temas e Líderes:

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas aos processos de mensuração, controle e gestão do desempenho das organizações, em uma visão ampliada àquela descrita pela teoria da firma. Inclui tópicos como: Indicadores de Sustentabilidade; Índices de Sustentabilidade; Modelos de Mensuração da Sustentabilidade e do Desempenho Socioambiental; Balanced Scorecard Sustentável; Abordagem Triple Bottom Line; Abordagens Teóricas do Desempenho Sustentável da Firma; Contabilidade Socioambiental; Relatórios de Sustentabilidade; Relato Integrado.

Líder: Prof. Dr. Alexandre Sanches Garcia (FECAP)

Líder Adjunta: Profa. Dra. Patrícia Lacerda de Carvalho (UFPB)

Co-líder Internacional: Dr. Leire San Jose (Universidad del País Vasco - Espanha)

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas aos processos de concepção, implementação e avaliação da estratégia com vistas à sustentabilidade. Abrange temas como: Estratégias Sustentáveis; Projetos Estratégicos Sustentáveis; Sustentabilidade como Vantagem Competitiva; Impacto dos Aspectos do Macroambiente relativos à Sustentabilidade; Gestão Estratégica de Crises e Riscos Socioambientais; Novos Modelos de Negócios Sustentáveis; Criação de Valor Sustentável; Finanças Sustentáveis; Estratégias Funcionais Voltadas à Sustentabilidade; Estratégias Setoriais e Públicas para Sustentabilidade; Gestão da Sustentabilidade na Cadeia de Valor; Aplicações das Abordagens Estratégicas Tradicionais Orientadas à Sustentabilidade.

Líder: Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana (FEA-RP-USP)

Líder Adjunto: Prof. Dr. Marlon Fernandes Rodrigues Alves (FEA-RP-USP)

Co-líder Internacional: Dra. Consuelo Adelaida García De la Torre (EGADE Business School –Tecnologico de Monterrey, Mexico)

O tema trata, de forma geral, de conceitos, teorias e ações relacionadas aos grandes desafios globais para o Desenvolvimento Sustentável com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) adotados pelas Nações Unidas na Agenda 2030. O tema agrega análises em diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade nos âmbitos internacional, regional e local. Inclui temas como pobreza; fome e segurança alimentar; vida saudável e bem-estar; educação inclusiva e equitativa de qualidade; igualdade de gênero; gestão sustentável da água e saneamento; energia para todos; emprego pleno e produtivo; trabalho decente; industrialização inclusiva e sustentável; redução da desigualdade; cidades sustentáveis; padrões de produção e de consumo sustentáveis; mudança do clima e seus impactos; sustentabilidade dos oceanos e mares; uso sustentável dos ecossistemas terrestres; gestão sustentável de florestas e da terra; biodiversidade; sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável; parcerias globais para o desenvolvimento sustentável.

Líder: Profa. Dra. Barbara Galleli Dias (UFPR)

Líder Adjunta: Julia Mitsue V. C. Kumasaka (FEA-USP)

Co-líder Internacional: Dr. Jorge Andrés Rodriguez (ESADE – Equador)

Este tema contempla estudos sobre elementos que visam mitigar problemas ambientais e buscar o uso mais eficiente dos recursos disponíveis, além da avaliação dos impactos e externalidades resultantes da produção de bens ou serviços, causados pelas atividades das organizações. Abrange tópicos como: Sistemas de Gestão Ambiental; Normas de Gestão Ambiental; Eco-eficiência; Ecologia industrial; Auditoria ambiental; Produção Mais Limpa; Ciclo de Vida do Produto; Cadeias de Suprimentos Sustentáveis; Logística Reversa; Projetos de Gases de Efeito Estufa; Licenciamento Ambiental; Gerenciamento de Passivos Ambientais; Gestão de Resíduos Sólidos.

Líder: Profa. Dra. Keysa Mascena (UNIFOR)

Líder Adjunto: Prof. Dr. Roberto Bichueti (UFSM)

Co-líder Internacional: Dr. Luis Enrique Valdez Juarez (Instituto Tecnológico de Sonora – México)

O tema trata da Responsabilidade Social Corporativa e suas teorias, conceitos e práticas, discutindo os efeitos das ações das organizações nos diversos stakeholders com quem se relaciona. Compreende temas como: Responsabilidade Social; Responsabilidade Ambiental; Ética nas Organizações; Comércio Justo; Teoria dos Stakeholders; Negócios para Base da Pirâmide; Negócios Sociais; Economia Inclusiva; Estratégias climáticas e stakeholders, Inovação para a Sustentabilidade e Inclusão; Acordos e Princípios Internacionais de Sustentabilidade e seus Impactos para as Organizações.

Líder: Profa. Dra. Renata Peregrino de Brito (PUC-RJ)

Líder Adjunta: Cristiana Lara Cunha (FEA-USP)

Co-líder Internacional: Dra. Dolores Gallardo-Vázquez (Universidad de Extremadura – Espanha)