(FAQs) – Bolsa SemeAd PQ Jr. (Cactvs)
O critério é ter recebido o título de doutor a partir de 2016. Se o título foi recebido antes de 01/01/2016, já não entra no processo seletivo.
Sim, não é necessária revalidação do diploma para concorrer à bolsa.
Não é necessário estar vinculado a uma instituição de ensino para concorrer à bolsa.
Pode ser doutor em qualquer área, sem restrições.
Escolha o escopo temático que prevalece em relação ao seu tema de pesquisa.
Segundo a cláusula 11.3.1 do Edital, se o parto ocorrer após o início da vigência da bolsa, caso a pesquisadora queira, ela pode solicitar prorrogação dos prazos de entrega dos resultados da pesquisa por até 12 meses (ela pode escolher a quantidade de meses dentro deste limite). Lembrando que não há extensão do pagamento da bolsa. Mas se o parto tiver ocorrido antes do início da vigência da bolsa, não há diferença.
As parcerias podem ser inseridas no formulário em: Inserção do proponente em redes de pesquisas nacionais e internacionais e sua participação e contribuição na comunidade acadêmica.
O apoio de outros pesquisadores pode ser inserido no formulário em: Inserção do proponente em redes de pesquisas nacionais e internacionais e sua participação e contribuição na comunidade acadêmica. Lembrando que a bolsa é para o proponente, portanto é individual.
As informações sobre o pesquisador devem ser incluídas nos campos referentes aos dados do proponente no formulário de submissão.
O limite é de 16 páginas com formatação no padrão ABNT ou APA. Formato do papel A4; fonte Times New Roman, tamanho 12 no corpo do trabalho (10 em tabelas, ilustrações como gráficos e quadros); texto disposto em uma coluna; alinhamento justificado; margem superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm.
É possível incluir mais detalhes no projeto, desde que dentro do limite de 16 páginas.