Administração Pública

Coordenador: Dr. José Carlos Vaz

EACH-USP

Coordenadora adjunta:  Dra. Patrícia Laczynski

UNIFESP

Ouça a descrição da área:

Temas e Líderes:

Os esforços da Administração Pública para a ampliação da oferta de serviços aos cidadãos, tanto em termos de maior abrangência, quanto de aprofundamento da qualidade ofertada são o objeto deste tema. Incluem-se aqui trabalhos que estudem impactos, condições de oferta e acesso e aspectos metodológicos, organizacionais e tecnológicos de políticas e serviços relacionados ao atendimento ao cidadão, tanto em termos presenciais quanto por meio de recursos tecnológicos. Neste tema incluem-se também práticas inovadoras no âmbito das organizações públicas e das redes de produção de serviços públicos, envolvendo, inclusive, parceiros privados.

Dr. José Carlos Vaz (EACH-USP)

Dra. Manuella Maia Ribeiro (FGV-EAESP)

A gestão em saúde abarca iniciativas nos setores público e privado. Esse tema considera políticas de saúde, e também iniciativas no âmbito organizacional, particularmente na esfera da prestação de serviços de saúde e na oferta de produtos de saúde (no contexto do denominado complexo industrial da saúde). Nesse sentido, os trabalhos abordam diversos elementos de gestão aplicados ao setor de saúde, considerados segundo diferentes aspectos de análise, tais como as dimensões econômica, social e tecnológica.

Dr. Marcelo Caldeira Pedroso (FEA-USP)

Ouça a descrição do tema:

A gestão das organizações públicas é o objeto central deste tema, tanto do ponto de vista teórico quanto empírico. Entram neste campo os estudos sobre governança do setor público, recursos humanos em organizações públicas, desenho organizacional, arranjos institucionais para a produção de serviços e políticas públicas. Também abarca trabalhos sobre capacidades institucionais e de governo e trabalhos sobre abordagens, métodos e casos sobre planejamento estratégico em organizações públicas.

Dr. João Luiz Passador (FEA/RP-USP)

Dra. Cláudia Souza Passador (FEA/RP-USP)

Neste tema, acolhem-se trabalhos sobre gestão social e organizações do Terceiro Setor, modelos de gestão e de capacitação, qualidade de serviço, gestão e transmissão do conhecimento, redes das organizações da sociedade civil e ética no Terceiro Setor. As relações entre organizações e o desenvolvimento social são de interesse do tema, em assuntos como avaliação de projetos sociais, negócios sociais, e relações intersetoriais (Estado, setor privado e organizações do terceiro setor). Também são estimulados artigos que articulam temas dos Estudos Organizacionais em organizações do Terceiro Setor.

Dr. Luciano Antônio Prates Junqueira (PUC-SP)

O tema acolhe estudos teóricos e análises empíricas no campo da gestão de recursos públicos, do ponto de vista econômico, financeiro e orçamentário. O foco desejado é a otimização do uso dos recursos, a partir da perspectiva de que este objetivo permanente da Administração Pública pode ser atingido por meio de múltiplas estratégias, que vão desde a melhoria de processos até a inovação na gestão financeira e orçamentária.

Dr. Thiago Alves (UFG)

Dra. Ursula Dias Peres (EACH-USP)

A Administração Pública brasileira enfrenta demandas e dilemas em termos de governança, transparência, accountability e participação social nos processos decisórios. Em uma sociedade complexa, o Estado cada vez mais precisa relacionar-se com organizações da sociedade civil e com os cidadãos. Neste tema serão aceitos trabalhos que abordem esta relação do ponto de vista da Administração Pública, versando sobre os impactos das práticas e experiências e as dinâmicas sociopolíticas estabelecidas entre os atores envolvidos.

Dr. Oswaldo Gonçalves Junior (UNICAMP)

Dra. Gabriela de Brelàz (UNIFESP)

Ouça a descrição do tema:

O tema compreende trabalhos baseados no diálogo entre teoria e prática e que trazem experiências de gestão e inovação em políticas públicas. O foco são estudos que contemplem experiências de políticas que, por exemplo, influenciam a vida dos cidadãos; resultam em utilização de recursos de maneira responsável; representam mudanças na sociedade em relação a práticas anteriores; ampliam o diálogo entre a sociedade e a Administração Pública.

Dra. Magaly Marques Pulhez (UNIFESP)

Dra. Patrícia Laczynski (UNIFESP)

Ouça a descrição do tema:

Esta linha pretende estimular trabalhos que tratem dos enormes desafios para a Administração Pública, em resposta ao momento de pandemia que vivemos. Por um lado, as organizações públicas precisam adaptar-se urgentemente a um novo contexto em termos de expansão e criação de serviços públicos, financiamento, relações de trabalho, estruturação de processos, uso de tecnologia etc e por outro, precisam se planejar para os próximos anos, que exigirão tarefas de reconstrução da economia, prevenção de novos desastres sanitários, enfrentamento de movimentos autoritários, aumento da capacidade de resposta a crises e promoção de inovações significativas em políticas públicas.

Dr. José Carlos Vaz (EACH-USP)

Dra. Patrícia Lacynski (UNIFESP)