Estratégia em Organizações
Coordenador: Dr. Benny Kramer Costa
Coordenadora Adjunta Dra. Cristina Espinheira Costa Pereira
Ouça a descrição da área:
Temas e Líderes:
Ouça a descrição do tema:
Processos de formação de estratégias, estratégias deliberadas e emergentes. Strategizing. Micro-nível e compreensão das práticas do estrategista. Aprendizado organizacional. Teoria sócio-cognitiva. Criatividade em estratégia. Abordagem das teorias institucionais nas organizações. Teorias estruturalistas no enfoque estratégico. Teorias críticas para compreensão da Estratégia. Implementação, mudança, adaptação e coordenação estratégicas. Adaptação e aprendizagem em ambientes incertos e ambíguos. Ambiguidades internas e externas das organizações. Cognição individual, relacional e coletiva em contextos organizacionais. Cognição gerencial e organizacional. Construção social, cultural e cognitivo. Contextualizações sociais, antropológicas, cognitivas e históricas para compreensão da estratégia. Sociologia econômica em Estratégia. Modelos e representações mentais, julgamento e tomada de decisões, e processos de atribuição. Institucionalismo cognitivo. História da Estratégia. Evolução do Pensamento da Estratégia. Percursos e cronologias no desenvolvimento de teorias contemporâneas de Estratégia; Releituras do arcabouço teórico existente para novas aplicações ou redefinições. Museologia e relatos históricos do pioneirismo em Administração.
Ouça a descrição do tema:
Estratégias coletivas e coopetição. Redes e suas relações interorganizacionais. Aglomerações territoriais, industriais e comerciais. Mecanismos e estruturas de governança. Análise estrutural de redes. Capital social da rede; confiança; contratos relacionais. Inovação colaborativa, cocriação de valor, crowdsourcing e redes sociais digitais para estratégia. Interação competitiva. Spill overs de conhecimento. Reciprocidade. Tipologias e conceitos de redes horizontais e verticais. Difusão de estratégias em rede. Comportamento estratégico em redes inter e intraorganizacionais. Redes de empreendedorismo.
Ouça a descrição do tema:
Definição conceitual e abordagens teóricas do desempenho da firma. Apropriação do valor. Custos de transação. Determinantes da formação do desempenho da firma em diferentes níveis de agregação (firma, indústria, grupo estratégico, aglomerações, país, outros). Estratégia em situações de retração: decréscimo, falência, fechamento, entre outros.
Ouça a descrição do tema:
Resource-Based View, Knowledge-Based View, Knowledge Logic View, Relational View interna. Capacidades e Competências Organizacionais. Dimensões e fatores internos nas organizações que estimulam o desempenho nos negócios. Interação entre firmas pela ótica dos recursos. Fatores internos determinantes para criar e sustentar a vantagem competitiva. As firmas e suas interações com produtos e fatores de mercado ao longo do tempo. Dimensões e fatores externos as organizações que estimulam o desempenho nos negócios. Interação entre firmas pela ótica da organização industrial. Value-Price-Cost. O paradigma de Porter. Fatores externos determinantes para criar e sustentar a vantagem competitiva.
Ouça a descrição do tema:
Estratégias genéricas de posicionamento. Decisões, ações e resultados associados com o portfólio de negócios da organização. Relação entre as estratégias empresariais e funcionais (fitness). Escopo horizontal e vertical da firma. Crescimento da firma. Integração vertical. Estratégias de diversificação e gestão de portfólio. Decisão de alocação de recursos. Fusões e aquisições. Business groups. Teoria dos Stakeholders. A perspectiva dos múltiplos stakeholders da firma. Stakeholders e shareholders. Adoção de teoria dos jogos, metáforas de guerras e simulação como análise em estratégia. Estratégias adotadas por grandes grupos econômicos, M-Forms, oligopólios e monopólios privados, entre outros.
Ouça a descrição do tema:
Processos e teorias de internacionalização. Modelos de gestão de empresas internacionalizadas. Networks internacionais e internacionalização de clusters. Padronização versus adaptação da oferta aos mercados no exterior. Fatores intervenientes do país na estratégia de internacionalização; políticas públicas relacionadas à internacionalização. Globalização e regionalização. Ambiente institucional do país hospedeiro. O impacto no desenvolvimento das firmas internacionais e em suas estratégias da evolução das forças culturais, sociais, econômicas, tecnológicas, ambientais e políticas, no âmbito internacional e regional. Modelagem do desempenho internacional. Empreendedorismo internacional. Processo de internacionalização de empresas brasileiras e de empresas de mercados emergentes. Tipologias de empresas multinacionais brasileiras. Born globals.
Ouça a descrição do tema:
Efeito da estrutura de propriedade, controle e custos de agência na estratégia e na vantagem competitiva. Aderência dos principais atores a códigos de conduta. Relações entre os diversos atores envolvidos (os stakeholders) e os objetivos da empresa no contexto da governança. Modelos de governança corporativa. Melhores práticas em governança corporativa. Governança em organizações do terceiro setor, entre outros.
Abordagens teóricas e metodológicas de pequenas e médias empresas. Atuação e modelos de PMEs. Vantagem competitiva em PMEs. Estratégia e o papel das PMEs na economia. Atuação das PMEs no ambiente de negócios brasileiro. Estratégias de PMEs orientadas por patentes. Cultura, fomento e recursos econômicos para a criação de PMEs.
Aplicação das ferramentas de gestão estratégica e análise de suas teorias subjacentes: processo da estratégia. Planejamento estratégico, cenários e técnicas de prospecção, modelos de diagnóstico para análise ambiental externa e interna. Captação e uso de informações internas e externas. Evolução intra organizacional, racionalidade limitada, poder e política. Processos de tomada de decisões estratégicas. Processos de formação de estratégias, estratégias deliberadas e emergentes, entre outros. O papel das consultorias em estratégia das firmas. Projetos de investimento estratégico e real options. Aprendizado organizacional. Teoria sócio-cognitiva. Modelagens tipo Balanced Scorecard, mapas estratégicos, roadmaps, sistemas de gestão estratégica do desempenho e plataformas computacionais para design de estratégias. Implementação, execução, mudança, adaptação e coordenação estratégicas. Projetos de investimento estratégico e real options. A relação estratégia-estrutura organizacional. A relação estratégia-estrutura organizacional. O papel da liderança e da equipe.
Ouça a descrição do tema:
O panorama pandêmico do século XXI deixa evidente as incertezas das transações de negócios mundiais. As empresas sentem cada vez mais os efeitos da crise econômica. As consequências das medidas de enfrentamento não farmacológicos tomadas mundialmente para o achatamento da curva, como o afastamento social, quarentena e lockdown, as empresas precisaram agir rapidamente para resistir à crise, além de criar alternativas para atender às novas formas de consumo. É importante (re)pensar as estratégias de negócios para que as organizações possam mitigar o impacto do surto e lidar com esse “novo normal”. Alguns temas emergem deste acontecimento, tais como: Estratégias ágeis de negócios; Estratégias relacionadas a transformações digitais, como: trabalho remoto, nuvem e inteligência artificial; Análise e gerenciamento de stakeholders por impacto sofrido com a crise; Análise de Big data, AI, e IoT para elaboração de cenários e estratégias; Estratégias resilientes nas organizações; Modelos e análises que incorporem os impactos de uma pandemia na estratégia das empresas; Formulação e implementação de estratégias em geral para períodos de pandemias e após pandemias, dentre outros.