Marketing

Coordenador: Dr. Guilherme de Farias Shiraishi

FEA-USP

Coordenadora: Dra. Thelma Valéria Rocha ESPM

ESPM

Temas e Líderes:

O tema abrange discussões sobre o consumo em uma perspectiva social e cultural, as quais são articulados campos do conhecimento como Antropologia, Sociologia, Estudos da Linguagem, Estudos Culturais, entre outros. Ganham destaque relatos de pesquisas que foquem em questões relativas às influências, às práticas do consumo, bem como identidade social, prossumo, comunidades de consumo e apropriação de significados em diferentes contextos da sociedade atual. O tema contempla ainda discussões relacionadas ao debate existente entre consumo e sociedade, envolvendo discussões relacionadas à ética em marketing, consumo consciente, consumo sustentável, consumo colaborativo, bem-estar e vulnerabilidade do consumidor, resistência ao consumo, dentre outros.

Dr. Nelsio Rodrigues de Abreu (UFPB)

Dr. Marcelo de Rezende Pinto (PUC MG)

Dra. Olga Maria Coutinho Pépece (UEM)

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Estudos pré-experimentais, experimentais verdadeiros, quase-experimentais em marketing, comportamento do consumidor e/ou comprador organizacional.

Dr. Dirceu da Silva (UNICAMP)

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Estudos: longitudinais, transversais, descritivos simples, multivariados, estudos de caso baseados em ciências sociais como etnologia, antropologia e sociologia, que tenham como tema central a marca e os efeitos do COVID 19 no Marketing, com técnicas de análise de qualitativas e quantitativas.

Dra. Suzane Strehlau (ESPM)

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O mercado de luxo e abriu a porta a outros mercados inovadores (e.g. mercados de gamificação, social media marketing, experiências de marca, consumo verde, ethical fashion, novas formas de intermediação, convergência dos canais de distribuição).No que respeita aos mercados de luxo, o significado de luxo evoluiu com a emergência do conceito e mercado do novo-luxo (new-luxury). O luxo é hoje visto como uma opção individual, uma experiência subjetiva, privada e única (Nobre, 2019), distante da definição tradicional de supérfluo, dispendioso, conspícuo, elitista e exclusivo (Cristini et al., 2017). Não obstante a democratização do luxo tradicional através da proliferação de marcas de mass-luxury e marcas premium, extensões de marcas de old-luxury e linhas de produto mais económicas (Silverstein & Fiske, 2003) – o mercado de luxo de grande consumo – é uma realidade, para a qual contribuiu a emergência de um novo tipo de consumidor com mais poder de compra que aspira replicar o estilo de vida das celebridades e outras individualidades que ele admira e que povoam os media.

Dra. Helena Nobre (UNIVERSIDADE DE AVEIRO)

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Estudos sobre as estratégias de marketing e como estas são operacionalizadas tanto no ambiente nacional como no ambiente Internacional. Envolve artigos sobre informações em marketing, segmentação de mercado, estratégias de padronização e adaptação do marketing mix, posicionamento de produto, decisoões de preço, distribuição, comunicação e produto, bem como a estrutura organizacional de marketing, estratégias funcionais de marketing, estratégias competitivas em marketing, estratégias corporativas em marketing nacional ou internacional, além dos temas valor, satisfação e lealdade.

Dr. Roberto Flores Falcão (FECAP)

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Estudos sobre redes sociais mediadas, a exemplo do Facebook, Instagram, Linkedin entre outras, comportamento de consumo e impactos mercadológicos. Teorias advindas de estudos sobre a cibercultura e suas relações com marketing e comportamento de consumo. Olhares sobre as cibercidades e as potencialidades das mesmas no marketing e consumo. Análise de como a inteligência artificial vem sendo aplicada no marketing e os possíveis impactos nos consumidores e empresas. Internet das coisas, estratégias de marketing e novos formatos comunicacionais. Estudos sobre ubiquidade, pervasividade e/ou tecnologias comunicacionais móveis como smartphones e tablets, e as relações/ potencialidades no marketing contemporâneo.

Dra. Renata Francisco Baldanza (UFPB)

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Estudos de marketing de varejo, inclusive abordando as questões do contemporâneo com a diversificação de canais, multicanal, omnicanal, varejo com loja, sem loja, conflitos de canais. Estudos sobre marketing de serviços e as suas interconexões com as áreas de operações e/ou de gestão de pessoas, bem como suas interfaces com as novas tecnologias e serviços transformadores. Fazem parte os estudos de marketing experiencial, a gestão de franquias, relacionamento franqueador e franqueado, marketing no contexto do B2B, marketing empresarial ou marketing organizacional em geral e em ambiente de novas tecnologias e novos modelos de negócio.

Dra. Adriana Beatriz Madeira (MACKENZIE)