COVID-19: Desafios para os Modelos de Gestão

No momento único que vivemos com a Pandemia da COVID-19, a sociedade cobra das Universidades e das Comunidades Científicas respostas para enfrentar esse problema. Diversas entidades científicas estão engajadas nesta empreitada. Como exemplo, diversas agências de fomento já divulgaram seus editais para projetos de combate à COVID-19, e vários periódicos acadêmicos já lançaram chamadas especiais para suas edições voltadas à cobertura desta temática. A área de Administração, portanto, precisa apresentar sua contribuição, e nesta função, o SemeAd 2020 definiu sua temática como: COVID-19: Desafios para os Modelos de Gestão.

Em que pese às consequências terríveis da pandemia, a área da gestão vivencia situação única. As organizações se transformaram em grande laboratório para testes dos Modelos de Gestão, uma vez que todos esses estão sendo colocados a prova nesta crise. Tornou-se possível, portanto, observar quais modelos estão, ou não, funcionando: logística, supply-chain, liderança, gerenciamento de equipes, comportamento do consumidor, sistemas de tecnologia da informação e assim por diante.

Em função disto, nesta edição do SemeAd incentivamos o envio de trabalhos científicos, de modo a permitir a reflexão e produção de conhecimentos em tempos de crises, buscando responder diversas questões emergentes, dentre as quais destacamos: Quais modelos de gestão são robustos na pandemia? Como o contexto de pandemia influência às teorias do campo da administração, contabilidade e turismo? Quais frameworks são propostos para a nova realidade pós-pandemia?

Para viabilizar esta força-tarefa em prol da discussão, o SemeAd criou formas específicas para a submissão de trabalhos a respeito dos Modelos de Gestão para enfrentamento da pandemia, e da mesma forma, organizará sessões específicas para esse debate.