Turismo e Hospitalidade

Coordenadora: Profa. Dra. Elizabeth Kyoko Wada>

UAM

Temas e Líderes:

Estudos em contextos turísticos e não turísticos, ou seja, no âmbito dos eventos, da família, da gastronomia, da hotelaria, da imigração, do lazer, da religião, do turismo, da urbanidade e do patrimônio cultural. Este corpo de conhecimento se traduz em abordagens do acolhimento, da sociabilidade, da comensalidade, da educação e da produção cientifica, podendo integrar mais de uma destas ou novas abordagens. Nesta ótica, são abordados aspectos antropológicos, comunicacionais, culturais, históricos, sociológicos e educacionais, ao lado de fatores estimulantes e limitantes dos processos e práticas de Turismo e Hospitalidade em qualquer ambiente, seja urbano ou rural.
Ementa: Construções teóricas. Modelos metodológicos. Produção científica. Ensino superior.

Profa. Dra. Sênia Regina Bastos (UAM)

Prof. Dr. Leandro Bruzadin (UFOP)

Estudos na perspectiva da gestão dos negócios em organizações turísticas e não turísticas, notadamente naquelas focadas em serviços em geral e nos setores de turismo, meios de hospedagem, de alimentação, hospitalar e de eventos. Este corpo de conhecimento contribui para aperfeiçoar e/ou ampliar a interação entre anfitrião e cliente, fator estratégico e decisivo para as organizações criarem vantagens competitivas. Nesta ótica são abordados aspectos mercadológicos, comunicacionais, de qualidade e de competências, ao lado de fatores estimulantes e limitantes dos processos e práticas de Turismo e de Hospitalidade em serviços e organizações, sejam públicos, privados e/ou do terceiro setor.

Prof. Dr. Carlos Alberto Alves (UAM)

Profa. Dra. Fabrícia Durieux Zucco (UNIVALI/FURB)

Estudos sobre o Turismo, com impactos e transformações nos locais e comunidades onde ocorra a atividade turística. Este corpo de conhecimento é analisado a partir de aspectos culturais, ambientais, sócio espaciais, econômicos, à luz de potencialidades e limitações para o aproveitamento turístico.

Ementa: Gestão de destinos turísticos. Gestão de empresas turísticas. Produtos turísticos. Serviços turísticos. Organizações turísticas.

Prof. Dr. Mário Carlos Beni (USP)

Profa. Dra. Mariana de Freitas Coelho (UFV)

Essa sessão tem por objetivo a recepção de trabalhos que analisem os impactos da COVID-19 nos setores de Turismo e Hospitalidade, devido a profundas transformações que a pandemia causa em todos os agentes envolvidos nas operações, cadeia de suprimentos e nos destinos em si. Diante disso, é de fundamental importância a participação da comunidade científica na geração de proposições gerenciais, modelos de negócios inovadores e alternativas para enfrentar a crise do setor, além de analisar os impactos e os desdobramentos que serão gerados após a crise. Dessa forma, são aceitas proposições de cunho qualitativo/quantitativo que envolvam análises, ensaios, discussões, pesquisas, experimentos e proposições de modelos que visem analisar, propor soluções e contribuir para a evolução dos setores de Turismo e Hospitalidade frente à crise do COVID-19.

Prof. Dr. Paulo Sérgio Gonçalves Oliveira (UAM)

Prof. Dr. Luciano Ferreira da Silva (UNINOVE)