Turismo e Hospitalidade

Coordenadora: Dra. Elizabeth Kyoko Wada

UAM

Temas e Líderes:

Ouça a descrição do tema:

Estudos em contextos turísticos e não turísticos, ou seja, no âmbito dos eventos, da família, da gastronomia, da hotelaria, da imigração, do lazer, da religião, do turismo, da urbanidade e do patrimônio cultural. Este corpo de conhecimento se traduz em abordagens do acolhimento, da sociabilidade, da comensalidade, da educação e da produção cientifica, podendo integrar mais de uma destas ou novas abordagens. Nesta ótica, são abordados aspectos antropológicos, comunicacionais, culturais, históricos, sociológicos e educacionais, ao lado de fatores estimulantes e limitantes dos processos e práticas de Turismo e Hospitalidade em qualquer ambiente, seja urbano ou rural.
Ementa: Construções teóricas. Modelos metodológicos. Produção científica. Ensino superior.

Dra. Sênia Regina Bastos (UAM)

Dr. Leandro Bruzadin (UFOP)

Estudos na perspectiva da gestão dos negócios em organizações turísticas e não turísticas, notadamente naquelas focadas em serviços em geral e nos setores de turismo, meios de hospedagem, de alimentação, hospitalar e de eventos. Este corpo de conhecimento contribui para aperfeiçoar e/ou ampliar a interação entre anfitrião e cliente, fator estratégico e decisivo para as organizações criarem vantagens competitivas. Nesta ótica são abordados aspectos mercadológicos, comunicacionais, de qualidade e de competências, ao lado de fatores estimulantes e limitantes dos processos e práticas de Turismo e de Hospitalidade em serviços e organizações, sejam públicos, privados e/ou do terceiro setor.

Dr. Carlos Alberto Alves (UAM)

Dra. Fabrícia Durieux Zucco (UNIVALI e FURB)

Ouça a descrição do tema:

Estudos sobre o Turismo, com impactos e transformações nos locais e comunidades onde ocorra a atividade turística. Este corpo de conhecimento é analisado a partir de aspectos culturais, ambientais, sócio espaciais, econômicos, à luz de potencialidades e limitações para o aproveitamento turístico.

Ementa: Gestão de destinos turísticos. Gestão de empresas turísticas. Produtos turísticos. Serviços turísticos. Organizações turísticas.

Dr. Mário Carlos Beni (ECA-USP)

Dra. Mariana de Freitas Coelho (UFV)

Ouça a descrição do tema:

Essa sessão tem por objetivo a recepção de trabalhos que analisem os impactos da COVID-19 nos setores de Turismo e Hospitalidade, devido a profundas transformações que a pandemia causa em todos os agentes envolvidos nas operações, cadeia de suprimentos e nos destinos em si. Diante disso, é de fundamental importância a participação da comunidade científica na geração de proposições gerenciais, modelos de negócios inovadores e alternativas para enfrentar a crise do setor, além de analisar os impactos e os desdobramentos que serão gerados após a crise. Dessa forma, são aceitas proposições de cunho qualitativo/quantitativo que envolvam análises, ensaios, discussões, pesquisas, experimentos e proposições de modelos que visem analisar, propor soluções e contribuir para a evolução dos setores de Turismo e Hospitalidade frente à crise do COVID-19.

Dr. Paulo Sérgio Gonçalves Oliveira (UAM)

Dr. Luciano Ferreira da Silva (UNINOVE)