Painéis Confirmados

A INCIDÊNCIA DAS AMBIÇÕES, ESTEREÓTIPOS E COMPORTAMENTOS NA BAIXA REPRESENTATIVIDADE DE MULHERES EM ALTOS CARGOS DIRETIVOS

O painel visa apresentar se a incidência de estereótipos está relacionada com o baixo número de mulheres em cargos de alta gestão em empresas brasileiras. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário a 523 estudantes de MBA das Escolas de Negócios associadas à ANAMBA: ESPM, FECAP, FIPECAFI, FIA, FGV-EAESP, IMED, INSPER, Saint Paul e Unigranrio. A pesquisa teve como constructo o labirinto da liderança, onde foram analisadas 3 variáveis: estereótipos, ambições e expectativas e comportamentos. A pesquisa foi replicada no Brasil pela ANAMBA em parceria com a Women In Management – WIM-Chile.

Dra. Alessandra Costenaro Maciel

Diretora Executiva e de Afiliações da ANAMBA, Coordenadora Geral dos cursos de pós-graduação Lato Sensu da IMED e Consultora em Desenvolvimento Humano, especializada em em projetos focados em desenvolvimento de executivos (C-level). Doutora em Administração, com ênfase em RH, Mestra em Administração com ênfase em Estratégia, Graduada em Administração. Coordenadora da pesquisa internacional sobre Mulheres em Cargos Diretivos no Brasil (parceria ANAMBA – WIM-Chile)

Msc.Tatiana Bernacci Sanchez

Diretora de Acreditações, Produtos e Serviços da ANAMBA, Gerente de Regulação Educacional e Acreditações, e Ouvidora da Saint Paul Escola de Negócios. É Mestra em Letras e possui MBA Executivo Internacional em Liderança e Gestão.

Anfitriã: Dra. Tania Casado

Data: 25/11 das 13:00 às 14:30

CUIDADOS NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA AGÊNCIA DE FOMENTO: DESVENDANDO O CAMINHO DAS PEDRAS

O painel visa abordar aspectos fundamentais para o desenvolvimento de projetos para agência de fomento. Além disso, será abordado os critérios de avaliação dos projetos de fomento.

Dr. Sérgio Giobanetti Lazzarini

Professor Titular da Cátedra Chafi Haddad do Insper, escola onde leciona desde 2002. Foi visitante na Harvard University, HEC-Paris, Insead, University of St Gallen, Imperial College e University of Utah. Tem pesquisado, recentemente, estratégias empresariais em mercados emergentes, como se estabelecem relações entre as empresas privadas e o setor público, e o crescente campo de investimentos de impacto. Coordena o Insper Metricis, o Núcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental do Insper. Seus mais recentes livros são Capitalismo de Laços (Campus/Elsevier, 2011) e Reinvesting State Capitalism (Harvard University Press, 2014, e Companhia das Letras, 2015, com Aldo Musacchio). É PhD em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University.

Anfitrião: Dr. Cesar Alexandre de Souza

Data: 26/11 das 13h00 às 14h00

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DE BOLSAS ESPECIAIS E DE PRODUTIVIDADE: CRITÉRIOS-AVALIADOS-AVALIADORES, E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

Neste painel, o CA-AE irá apresentar os requisitos atuais para a concessão de bolsas de bolsas especiais e de produtividade, e discutir a importância dos cuidados na apresentação, conteúdo e formatação de um projeto de pesquisa em Administração e Contabilidade.

Dra. Mônica Cavalcanti Sá de Abreu

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Realizou Estágio Pós-Doutoral no Institute for Manufacturing (IfM) da University of Cambridge – (UK) (2008) e na FEA/USP (2017). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Coordenadora do Laboratorio de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade – LECoS/UFC. Desenvolve pesquisas nos temas: responsabilidade social corporativa, estratégia, gestão ambiental, simbiose industrial, stakeholders, políticas públicas e desenvolvimento sustentável, economia circular, teoria institucional, energias renováveis e mudança climática.

Dr. Hudson Fernandes Amaral

Professor Titular do Centro Universitário Unihorizontes – BH/MG. Membro do Comitê de Assessoramento do Programa Básico de Administração – CA-AE do CNPq (2018-2021). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B. Professor Convidado (Voluntário) do PPGA/CEFET-MG desde 2014. Professor Titular aposentado do CEPEAD/CAD/FACE da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Doutor em “Sciences de Gestion – Université Pierre Mendès France – ESA – Grenoble II – França“ (1994). Foi Professor Catedrático Visitante no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa – ISEG/ULISBOA (2014-2018), Professor Visitante na Université Paris XI – França (2015-2016) e Professor Visitante na Université Pierre Mendès France – ESA – Grenoble II (2007). Desenvolveu Estágio Sênior e Pós-Doutorado junto a Université Paris Sud 11, na França (2015-2016) e junto ao ISEG/UTL, em Portugal (2011-2012). Atualmente é vice-lider do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Consultoria em Finanças e Contabilidade NUFI da UFMG, é também, Coordenador de Projetos e de Bancas de Elaboração de questões para Processos Seletivos e Concursos Públicos junto ao Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisas – IBGP. Foi Presidente da Comissão de Especialistas de Ensino de Administração da SESu/MEC (2000-2002), membro da Comissão de avaliação dos Cursos de Graduação em Administração do INEP/MEC e membro da Comissão Assessora do ENADE/INEP/MEC/2009. Foi, também, Conselheiro Federal Suplente CRA-MG (2007-2010), Diretor Administrativo-Financeiro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e Vice-Presidente do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas (IFBAE).

Dra. Ilse Beuren

Possui doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1995). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Desde abril de 2015 é professora titular na Universidade Federal de Santa Catarina. De agosto de 2012 até abril de 2015 atuou como professora titular na Universidade Federal do Paraná. Desde 2003 é líder do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial cadastrado na plataforma do CNPq. Foi membro efetivo do Comitê Assessor do CNPq da área de Administração/Contabilidade/Economia no período de julho de 2013 a junho de 2016. Voltou a ser membro efetivo do Comitê Assessor do CNPq da área de Administração/Contabilidade/Economia no período de 1° de julho de 2019 a 30 de junho de 2022. Foi membro do Comitê Assessor da área de Administração/Contabilidade/Turismo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no triênio 2005-2007. Na Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis – ANPCONT foi presidente nos biênios 2010-2011 e 2011-2012 e Diretora Científica nos biênios 2006-2007 e 2008-2009. Na Associação Brasileira de Custos – ABCustos foi Vice-presidente no biênio 2009-2010 e Diretora Técnico-Científica no biênio 2007-2008. Criou e foi editora da Revista da Universo Contábil no período de 2005 a 2012.

Dra. Cristiane Pizzutti

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado Sanduíche na Case Western Reserve University (1999), com orientação do professor Jagdip Singh. Pós-doutorado na HEC Montreal (2010), com prof. Jean Charles Chebat. Atualmente é professora da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais, tais como, RAC, RAE, BAR, REAd, Journal of Service Reserch, European Journal of Marketing e Journal of Retailing and Consumer Services.

Anfitrião: Dr. Fábio Frezatti

Data: 27/11 das 13h00 às 14h30

QUADRIÊNIO 2017-2020

O painel tem como objetivo informar à comunidade sobre os aspectos mais recentes relacionados à ficha de avaliação dos PPGs para o quadriênio 2017-2020 e tópicos correlatos.

Dr. Edson Ronaldo Guarido Filho

Coordenador da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo na Capes, para o quadriênio 2018-2022.

Dr. Márcio André Veras Machado

Coordenador Adjunto da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo na Capes, para o quadriênio 2018-2022.

Dr. Jorge Renato de Souza Verschoore Filho

Coordenador de Programas Profissionais da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo na Capes, para o quadriênio 2018-2022.

Anfitrião: Dr. Eduardo Kazuo Kayo

Data: 25/11 das 13h00 às 14h30