Ensino e Pesquisa

Coordenador: Prof. Dr. Edmilson Alves de Moraes

FEI

Temas e Líderes:

Contextos sociais, físicos, psicológicos e pedagógicos em que a aprendizagem ocorre. Desenho instrucional e ambientes educacionais. Processo de planejamento, desenvolvimento de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais. Metodologias ativas e artefatos como jogos, casos, simuladores etc. e sua utilização no processo ensino-aprendizagem. Influência das diferenças individuais no contexto ensino-aprendizagem.

Prof. Dr. Marcello Romani Dias (UNIVERSIDADE POSITIVO)

Ambiente Virtual de Aprendizagem. E-learning e os processos de ensino-aprendizagem virtuais. Metodologias de ensino e de avaliação mediadas por computador. Uso de tecnologias da comunicação e da informação nos processos de ensino-aprendizagem. Aprendizado colaborativo em ambientes virtuais. Papéis que a tecnologia pode exercer na melhoria do processo ensino-aprendizagem. Aplicações inovadoras de TIC.

Profa. Dra. Maria José C. S. Domingues (Universidade Regional de Blumenau/FURB)

Pesquisas sobre experiências de aprendizagem e da promoção da aprendizagem em situações reais. Relação entre políticas educacionais e práticas educacionais. Experiências individuais e organizacionais de implementação de novas políticas/metodologias educacionais. Utilização de práticas inovadoras de ensino-aprendizagem. Inovações metodológicas e boas práticas no ensino-aprendizagem.

Prof. Dr. Cláudio Guimarães Cardoso (UFBA)

Profa. Dra. Elizabeth Jorge da Silva Monteiro de Freitas (FMU)

Processos de Capacitação e formação na docência e na pesquisa. Desenvolvimento de competências e habilidades docentes e de pesquisador. Desafios na formação e prática da carreira de professor e/ou pesquisador. Práticas de ensino e Pesquisa; Ferramentas para o ensino e a pesquisa. Ética profissional e liderança. Relações raciais e diversidade na carreira do professor/pesquisador.

Prof. Dr. Anielson Barbosa da Silva (UFPB)

O planejamento da pesquisa científica. Abordagens metodológicas. Técnicas de coleta de dados. Procedimentos de análise de dados. Diferenças entre os métodos quantitativos e qualitativos. Benefícios da adoção conjunta de métodos quantitativos e qualitativos.

Profa. Dra. Manolita Correia Lima (ESPM)

Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior. Execução das atividades de interesse curricular e das atividades de integração interdisciplinar. Integração entre a pesquisa, ensino e extensão. Sistemas de Avaliações (Internas e Externas). Metodologias e teorias de avaliação do ensino-aprendizagem. Instrumentos de avaliação do aprendizado e da efetividade do processo ensino-aprendizagem. Sistema de Avaliação da CAPES. Organização de Programas de pós-Graduação.

Prof. Dr. Belmiro do Nascimento João - PUC-SP

Impactos do COVID-19 nos processos de ensino-aprendizagem; novas qualificações exigidas do professor; tecnologias que se mostraram bem e mal sucedidas; as novas demandas e a carga horária exigida do professor; técnicas utilizadas por professores de cursos presenciais para ministrarem aulas mediadas por tecnologia; tecnologias e técnicas que se mostraram bem sucedidas nesse processo de transição; mudanças nos hábitos dos alunos e professores; processos avaliativos; desempenho dos alunos nesse novo contexto.

Prof. Dr. Edmilson Alves de Moraes (FEI)

Submissões para este tema devem se configurar em caso de ensino que retrate ou simule uma situação real vivenciada em âmbito organizacional, no plano individual ou grupal, em esfera pública, privada ou no cenário de atividades do terceiro setor. O caso deve contemplar um ou mais temas próprios da Administração, de modo a ilustrar a realidade vivida por organizações, grupos ou pessoas que vivenciem determinado desafio, a ser descrito em detalhes. O caso submetido dever ser elaborado com objetivo de ser utilizado em sala de aula, para ilustrar uma teoria previamente estudada ou servir de provocação para apresentação de um novo conhecimento. Assim, espera-se que os trabalhos apresentados possam ser utilizados como material didático em aulas de graduação e pós-graduação nos cursos de Administração e áreas correlatas, para que se evidencie a relação entre os aspectos teóricos e o cotidiano em organizações.

Para a edição de 2020, estimula-se submissão de trabalhos que abordem o contexto da pandemia Covid-19

*Este tema se destina exclusivamente a modalidade de trabalho Casos de Ensino.

Confira as regras para submissão

Prof. Dr. Almir Martins Vieira - Universidade Metodista de São Paulo