Workshops Confirmados

Para a realização dos workshops não será necessário realizar inscrição.
A capacidade máxima de participantes em cada workshop é de 300 pessoas.

Introdução à Análise de condições necessárias (NCA – Necessary condition analysis)

Quando usamos correlação, regressão ou modelagem de equações estruturais, em geral, as hipóteses são parecidas com: X tem uma associação positiva com Y; o aumento de X causa um aumento no Y; X tem uma influência positiva em Y (ou negativa), ou seja, usamos a lógica de suficiência (a presença de X é suficiente para causar a presença de Y).  Ao usarmos a lógica de necessidade, procuramos saber se a ausência de X prevê a ausência de Y, ou quais níveis mínimos de X devem ser atingidos para que Y ocorra? Se X for identificado como uma condição necessária (gargalo) deveríamos priorizá-lo no processo decisório. Se você achou que os dois parágrafos anteriores são iguais (apenas trocando as palavras), venha ver suas diferenças e descobrir como você poderia complementar suas pesquisas e análises.

Dia: 27/11 das 10:30 às 12:00

CIENTOMETRIA E REVISÃO DE LITERATURA COM O USO DO R

Deseja aprender sobre como obter, processar e visualizar dados para sua pesquisa acadêmica? Nessa oficina o congressista irá aprender de uma maneira prática sobre o uso do Software R e alguns pacotes adicionais para a realização de estudos cientométricos, revisão da literatura e análise de redes sociais. A oficina proporcionará uma compreensão aplicada para diferentes níveis de análise, obtenção de diferentes métricas e dados estruturais, tais como análise de estrutura intelectual, social, colaborativa, análises fatoriais, multidimensionais, historiografia, modelagem de temas, evolução história, entre outros.

Dia: 26/11 das 10:30 às 12:00

DELIMITAÇÃO DO TEMA DE PESQUISA E A “FRONTEIRA DO CONHECIMENTO”: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS, METODOLÓGICAS E PRÁTICAS

Expostos ao método científico pela primeira vez, com as honrosas exceções dos egressos de programas de Iniciação Científica, os alunos dos programas stricto sensu precisam desenvolver rapidamente novas habilidades para se adequar às demandas da vida acadêmica e cumprir com os requisitos necessários à titulação. Estas habilidades preparam o pesquisador principiante a transformar suas ideias, inquietações, insights e vivências profissionais em produtos acabados como dissertações, teses, artigos, relatos técnicos, revisões da literatura, working papers, etc, às vezes com mais ou menos desgaste, mas sempre como um processo. Como identificar gaps no campo do conhecimento e delimitar seu tema de pesquisa? Como levar para as reuniões de orientação uma “lição de casa” bem feita e com um cronograma detalhado de como chegar à defesa? Nesta oficina serão apresentadas técnicas e métodos para um primeiro mapeamento da produção científica e delimitação do tema de pesquisa com uso de softwares e algumas propostas de como transformar os achados em objeto de estudo.

Dia: 25/11 das 14:30 às 16:00

Dia: 27/11 das 10:30 às 12:00

MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS COM O SMARTPLS 3

O objetivo deste workshop é apresentar aos participantes uma introdução à Modelagem de Equações Estruturais utilizando o software SmartPLS v3. Serão apresentadas as diferenças entre análise fatorial confirmatória (AFC) e análise fatorial exploratória (AFE), os passos para análise fatorial confirmatória em modelos com construtos reflexivos, finalizando com a avaliação do modelo estrutural, com teste de hipóteses.

Dia: 26/11 das 14:30 às 16:00

APLICAÇÕES DE BIG DATA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Essa oficina abordará os seguintes tópicos: (i) como conceituar Big Data e Inteligência Artificial; (ii) fases de um Projeto de Big Data; e (iii) apresentar algumas aplicações de Big Data e Inteligência Artificial em diversas áreas.

 Dia: 25/11 das 14:30 às 16:00

USO DA PLATAFORMA ECONOMATICA PARA PESQUISAS CIENTÍFICAS

O Economatica é uma ferramenta poderosa que consiste em concentrar informações analíticas avançadas com base de dados de alta confiança em uma única plataforma. Ela permite aos usuários extraírem informações para análise de Ações, Fundos de Investimento e pesquisa de informações históricas, também traz índices econômicos. Dessa maneira, é possível construir modelos de tela com conteúdo diferente, de acordo com a necessidade (slides, gráficos, atualizações, etc.). Além disso, ferramentas avançadas permitem realizar otimizações de carteiras e realizar Valuation de empresas da sua Base. O sistema oferece informações sobre todas as empresas listadas em Bolsas dos Estados Unidos, Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e Venezuela. O objetivo do treinamento é apresentar a plataforma para o leigo, mostrando as suas principais funcionalidades e o capacitando para realizar pesquisas. O treinamento será no formato EAD ministrado pela consultora Suelen Lima da empresa Economatica com acompanhamento do Prof. Dr. Marcio Jolhben Wu do Instituto de Finanças FECAP.

Dia: 25/11 das 10:30 às 12:00

Dia: 26/11 das 14:30 às 16:00

Dia 27/11 das 10:30 às 12:00

PREPARAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DOCENTE NO EXTERIOR

Para conseguir uma posição como professor pesquisador no exterior é preciso uma série de cuidados e algum tempo de preparação. Neste workshop vou compartilhar a minha experiência na participação de diversos processos seletivos no exterior, salários, entrevistas, ofertas recebidas, como identificar oportunidades e preparar toda a documentação para aumentar suas chances de desenvolver de uma carreira acadêmica internacional.

Dia: 27/11 das 14:30 às 16:00

O PROCESSO DE TUTORIA EM AMBIENTES ONLINE

Nesta oficina discutiremos protocolos relacionados a organização de objetivos e objetos de aprendizagem que demandam a atuação de um professor tutor. Diante disso, apresentaremos alguns procedimentos e metodologias que podem ser empreendidas por um professor tutor em ambientes de aprendizagem online. Contudo, os participantes da oficina serão convidados a montarem uma trilha de aprendizagem e destacar o papel do professor tutor na condução deste processo.

Dia: 25/11 das 10:30 às 12:00

IMPACTOS DA COVID-19 SOBRE A PESQUISA NO CAMPO DA
ADMINISTRAÇÃO

Em virtude do distanciamento físico, a Covid-19 tem exercido diferentes impactos sobre a escolha do percurso metodológico – abordagem, método, amostra/corpus, técnicas de coleta e tratamento, instrumentos/ferramentas de coleta – por parte dos pesquisadores. Nesse contexto, caberia refletirmos sobre quais são os impactos do distanciamento físico exigido pela Covid-19 sobre os projetos de pesquisa em andamento, particularmente quando a coleta e o registro dos dados não ocorrem em condições controladas, típicas do ambiente laboratorial, tampouco estão alinhadas à abordagem quantitativa? Quais seriam as soluções mobilizadas pelos pesquisadores e em que medida elas interferem sobre os resultados da pesquisa? Em que medida, no campo da Administração, a coleta de dados já é realizada com o auxílio de ferramentas digitais, quais seriam as virtudes e as limitações implicadas? Para tanto, a oficina evoluirá de uma contextualização para a discussão de questões, respaldada pela literatura, dados resultantes de um levantamento realizado em 2020 e dados coletados durante a atividade, com o suporte de ferramentas digitais. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM – ao final da atividade os participantes conhecerão os desafios enfrentados pelos pesquisadores, as soluções que têm sido mobilizadas e as consequências para a pesquisa e poderão fazer escolhas metodológicas mais conscientes da repercussão sobre os resultados dos projetos de pesquisa em andamento.

Dia: 26/11 das 10:30 às 12:00

PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL: DA IDEIA DE PESQUISA AO
ARTIGO DE ALTO IMPACTO

O objetivo deste bate-papo é explorar desafios e oportunidades relacionados ao processo de publicação de artigos internacionais em administração. O bate-papo explorará melhores praticas que podem ser uteis durante o processo de publicação de artigos internacionais.

Dia: 26/11 das 14:30 às 16:00

MAKING SENSE OF SCHOLARLY LITERATURE WITH CITESPACE

Oficina em Inglês

CiteSpace is a visual analytic tool for identifying patterns and trends of a field of research based on relevant scholarly publications. CiteSpace is built on a variety of theoretical and methodological insights into the structure and dynamics of a research field and highlights visually encoded indicators of potentially significant and valuable developments at a macroscopic level. The interactive visualization of the underlying intellectual landscape also enables an intuitive access to the underlying scientific literature directly. This 90-minute workshop will be organized in three parts: 1) demonstrate how to get started with CiteSpace and the basic workflow of conducting an in-depth literature survey with CiteSpace, 2) review pitfalls and common errors and recommend the best practice, and 3) outline some of the additional features for users advancing to the next level.

Dia: 25/11 das 14:30 às 16:00

CONSULTORIA E ACADEMIA: POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO

Neste seminário, serão discutidas as oportunidades de integração entre docência, pesquisa e academia. Em particular, debate-se práticas possíveis, limites éticos e pontos de não convergência. O objetivo central de aprendizagem é aprimorar os potenciais práticas de consultoria para docentes e pesquisadores de Administração de empresas.

Dia: 25/11 das 14:30 às 16:00

DADOS EM PAINEL APLICADO À ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS

A técnica econométrica de dados em painel ou longitudinais, procura acompanhar a mesma amostra de indivíduos, famílias, empresas, países, etc, ao longo do tempo. Esta oficina tem o objetivo de explorar e instrumentalizar os participantes sobre como estimar e analisar modelos de Dados em Painel com a utilização do software Stata. Para tanto, nos valeremos da aplicação de um exemplo prático sobre um caso de análise de políticas públicas.

Dia: 26/11 das 10:30 às 12:00

META-ANÁLISE APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

Exposição sobre meta-análise aplicada à administração, iniciando com definição e impacto para a construção da ciência e finalizando com exemplos de efeitos, de conversões e interpretações das estatísticas associadas.

Dia: 25/11 das 10:30 às 12:00

Girard School of Business, Merrimack College / FGV EAESP

Este seminário aborda os diferentes usos, limitações e riscos da utilização da estratégia de pesquisa Grounded Theory nas pesquisas qualitativas em Administração. Serão discutidos os fundamentos, objetivos e critérios de avaliação da qualidade da pesquisa, bem como os benefícios e os riscos da utilização de softwares de apoio à análise dos dados.

Dia: 25/11 das 10:30 às 12:00

PESQUISAS AVANÇADAS EM BASE DE DADOS ACADEMICOS E CIENTÍFICOS VIA EBSCOHOST

Apresentação com o objetivo de ressaltar o uso de fontes seguras de informações e orientar os usuários de como obter os melhores conteúdos e resultados utilizando as bases de dados da EBSCO, acessadas via a plataforma EBSCOHost. Serão apresentadas também as funcionalidades e ferramentas especiais da plataforma como Salvar PDF no Google Drive, exportar referências bibliográficas, copiar a referência pronta, tradução e narração (MP3) e muito mais… Assim conseguimos proporcionar aos usuários uma experiência completa de uso da plataforma EBSCOHost.

Dia: 25/11 das 14:30 às 16:00

INTRODUÇÃO AO SOFTWARE R E RSTUDIO

O objetivo da oficina é apresentar algumas funcionalidades do software RStudio e sua versão Cloud. A oficina é estruturada com a intenção de ilustrar a possibilidade do uso da ferramenta para soluções de problemas de diferentes áreas, além de fornecer indicações de literatura para o aprofundamento do uso do programa.

Ementa (Conteúdo):
– Funções;
– Objetos
– Vetores
– Matrizes
– Data Frame
– Lista
– Gráficos
– Geração de valores de diferentes distribuições
– Coletas de dados financeiros do Yahoo Finance
– Estatísticas descritivas
– Regressão (OLS)

Requisitos: Uma conta ativa no https://rstudio.cloud. Basta possuir um gmail que o acesso é liberado no site.

Dia: 25/11 das 14:30 às 16:00

CRIAÇÃO DE VÍDEO AULA COM POWER-POINT

O objetivo é mostrar como fazer videoaulas de modo rápido e eficiente usando um computador pessoal. É possível criar bons vídeos usando o software Microsoft Powerpoint, transformar o vídeo para o formato Mp4 e disponibilizá-lo por meio de plataforma gratuitas como o Youtube, Moodle ou outros ambientes virtuais de aprendizagem. Nesta oficina os participantes terão a oportunidade de conhecer esses caminhos e praticá-los.

Dia: 26/11 das 14:30 às 16:00

COMO USAR A START PARA CONDUÇÃO DE UMA REVISÃO
SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Estudo secundário, como Revisão Sistemática da Literatura, é uma poderosa ferramenta de pesquisa, que auxilia o pesquisador a apresentar uma avaliação criteriosa a respeito de um tópico de pesquisa, fazendo uso de uma metodologia de revisão que seja confiável, rigorosa e que permita auditagem.

Durante o workshop será possível conhecer mais detalhes da ferramenta StArt que oferece apoio computacional para o pesquisador na condução de tal processo, tornando-o mais prático e auxilindo no gerenciamento das informações que são registradas durante sua execução. Sugere-se a leitura do relatório técnico: Procedures for Performing Systematic Reviews, de Barbara Kitchenham (2004).

Dia: 27/11 das 14:30 às 16:00

AVALIAÇÃO E REVISÃO DE MANUSCRITOS CIENTÍFICOS EM ADMINISTRAÇÃO

Julgar o mérito científico de um artigo é uma das atribuições mais demandadas e menos ofertadas no ambiente acadêmico. Como pesquisadores, esperamos retorno das nossas revisões em tempo hábil. Mas para isso somos chamados a oferecer a contrapartida colaborando como revisores dos periódicos de nossa área. Logo, essa oficina tem como objetivo, instrumentalizar os participantes com algumas técnicas e diretrizes para revisão de manuscritos científicos em Administração, desde a primeira leitura até as recomendações.

 Dia: 27/11 das 10:30 às 12:00

REDAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE MENDELEY

O Mendeley é uma ferramenta que auxilia na elaboração de trabalhos acadêmicos. Trata-se de um software com diversas funcionalidades e que pode ser integrado ao seu editor de texto. Com o Mendeley, você pode estruturar e organizar as referências e formatá-las de acordo com a normas de referenciamento de maneira automática. Também é possível utilizar o software para gerar as citações ao longo do trabalho. Além de simplificar a organização e a formatação de um trabalho acadêmico, o Mendeley também funciona como uma rede social. Assim, o usuário pode explorar e se manter atualizado com as tendências de pesquisa da sua área e conversar com outros pesquisadores. Uma ferramenta funcional e inovadora que tem se mostrado um importante recurso no processo de produção e escrita.

Dia: 25/11 das 10:30 às 12:00

Dia: 27/11 das 14:30 às 16:00

GEOANÁLISE E ESTATÍSTICA ESPACIAL PARA PESQUISA ACADÊMICA

Esta oficina visa introduzir o pensamento integrado da geografia e da estatística como instrumento metodológico para a discussão e resolução de problemas de pesquisa acadêmica e aplicada. Busca-se compreender o contexto dos dados oriundos de fenômenos ocorridos no espaço geográfico, identificar problemas e situações de pesquisa, gestão e decisão em que os componentes de natureza espacial poderão ser endereçados pelas ferramentas de inteligência geográfica, usar ferramentas de exploração e análise geográfica e de estatística espacial para geocodificar, organizar, descrever e representar dados geográficos de maneira a transformá-los em informações úteis para a tomada de decisão.

Dia: 26/11 das 14:30 às 16:00

CARREIRA INTERNACIONAL: PESQUISA E DOCÊNCIA EM UNIVERSIDADES DO EXTERIOR

A educação universitária no Brasil é fechada ao mundo. Os mecanismos de pesquisa e docência no exterior são por vezes diferentes, levando a equívocos que podem comprometer expectativas e resultados. Esta oficina parte do caso de Austrália e Nova Zelândia para ilustrar algumas diferenças e apontar caminhos para brasileiros preparados e dispostos a enfrentar o desafio.

Dia: 26/11 das 10:30 às 12:00

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ESCALAS PARA MENSURAÇÃO DE ATITUDES

Há quase um séculos os psicólogos sociais têm se dedicado ao estudo e ao desenvolvimento de modelos que sejam válidos para mensuração de atitudes. Prestes a completar 90 anos, o artigo “A technique for the measurement of attitudes” de Rensis Likert publicado em 1932, conta com mais de 19 mil citações no Google Scholar, mas a prática dos pesquisadores leva a crer que o trabalho foi pouco lido e muito citado. O uso de escalas para mensuração de atitudes é uma das formas mais usuais de levantamento de dados em pesquisas que tem como unidade de análise o ser humano, e a sua correta construção e validação é um passo decisivo cuja execução pode comprometer todo o resultado da pesquisa. Nesta oficina serão apresentados os conceitos fundamentais da mensuração, os tipos de escala, as formas de construção de um banco de itens, seu processo de validação e como utilizar os resultados obtidos na redação do relatório de pesquisa.

Dia: 26/11 das 10:30 às 12:00

Dia: 27/11 das 14:30 às 16:00

METODOLOGIAS ATIVAS COM AS ANDORINHAS: CONTANDO HISTÓRIA COM INTENCIONALIDADES DIDÁTICAS

Essa oficina será dedicada a explorarmos as possibilidades da contação de estória no ensino superior. Quem é que não gosta de estórias? Quem é que não tem na família ou no grupo de amigos e amigas uma pessoa que é excelente contadora de estórias? Pois é, é isso que queremos explorar, o nosso talento natural para contar estórias aliado a uma intencionalidade didática. Pretendemos, com isso, que entendam o que uma boa estória deve ter para ser uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem e que apliquem de maneira prática esse conhecimento. Traremos um enfoque especial com a adoção de tecnologias dentro contexto do ensino remoto.

Dia: 26/11 das 14:30 às 16:00

COMO ELABORAR PRODUTOS TECNOLÓGICOS: METODO DA SOLUÇÃO DE PROBLEMA E APROVEITAMENTO DE OPORTUNIDADES

O objetivo desta oficina é mostrar alternativas para a elaboração de produtos tecnológicos que passaram a ser avaliados na última alterações dos critérios de avaliação de programas pela CAPES, com base em um método científico aplicado. Logo, parte-se da apresentação de um método consagrado para a solução de problemas utilizado há muito tempo pelas empresa, o Business Problem Solving, que é também adotado em cursos de pós-graduação em Administração da Universidade Eindhoven da Holanda, associadamente aos conceitos da Visão Baseada em Recursos e da design research, que trata com questões reais da empresa visando ao seu desenvolvimento. Este método oferece uma contribuição efetiva à elaboração de trabalhos de natureza tecnológica, atendendo aos critérios de – aplicação – impacto – inovação – complexidade – estabelecidos pela CAPES, fundamentado no e-book disponível em: https://www.mackenzie.br/fileadmin/ARQUIVOS/Public/6-pos-graduacao/upm-higienopolis/mestrado-doutorado/admin-desen-negocios/2018/Livro_Metodologia_trabalhos_praticos.pdf

Dia: 27/11 das 14:30 às 16:00

CRIANDO VALOR SUSTENTÁVEL NA PANDEMIA: UMA BREVE AVENTURA NO LABORATÓRIO DE GESTÃO

Crise e oportunidade podem ser vistas como faces da mesma moeda.  A pandemia chegou sem anúncio e picotou os planos existentes. As pessoas se adaptaram em queda-livre, usando os conhecimentos insuficientes. Diante da incerteza, decisões precipitadas destruíram valor.

Decorridos 9 meses surgem luzes no fim do túnel. Entretanto, os fundamentos científicos da lógica econômica, do raciocínio estratégia e da evolução organizacional (inovação) continuam válidos e, mais do que nunca, devem ser praticados.

Durante 2 horas será vivenciado um contexto competitivo onde três empresas gerenciadas por robôs e posicionadas segundo as estratégias genéricas de Porter disputarão a criação de valor sustentável. Os resultados serão analisados sob a perspectiva do Triple Bottom Line, tendo por base as principais funções gerenciais (Planejamento, Marketing, Produção, RH, Finanças e Presidência). Ao final serão compartilhadas as lições aprendidas e reunidos alguns padrões de sucesso observados para serem transpostos para o ambiente das empresas.

Dia: 27/11 das 14:30 às 16:00

MOTIVAÇÃO PARA O PRECESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM
AMBIENTES ONLINE

Vamos debater um pouco sobre a motivação e retenção do aluno na educação a distância? Para tanto, devemos conhecer um pouco sobre a evolução da EaD, o perfil desse aluno, como manter um bom relacionamento a ponto de motivá-los, o papel do professor/tutor nessa motivação e os desafios da educação a distância. Desafios esses que se mostraram ainda maiores com o distanciamento imposto pela pandemia. Diante desse contexto nortearemos o nosso bate papo, conhecendo, desbravando e debatendo sobre como interagir com o novo alunado, que chega agora mais exigente e mais conectado.

Dia: 27/11 das 10:30 às 12:00

ANÁLISE MULTI GRUPO COM USO DO SMARTPLS

O objetivo desta oficina é apresentar aos participantes uma introdução à Análise Multigrupo (Multigroup Analysis) utilizando o SmartPLS v3. A Análise Multigrupo que é uma técnica avançada onde se procura testar se grupos pré-definidos possuem diferenças significativas entre si. 

Pré-requisitos: Notebook ou Laptop com instalação do SmartPLS v3 (download gratuito em https://www.smartpls.com/downloads).

– Supõe-se que os participantes tenham conhecimento básico de métodos estatísticos multivariados, como regressão múltipla e análise fatorial.

– Supõe-se que os participantes já tenham um conhecimento básico sobre o uso do SmartPLS v3.

– Conjuntos de dados, mais os modelos estruturais e de medidas correspondentes, também serão disponibilizados pelo instrutor.

Dia: 25/11 das 10:30 às 12:00

PESQUISA-AÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

Os principais tópicos a serem abordados são:

• Uso da Pesquisa-ação em áreas de Administração.

• Origens e retrospecto: Relações Humanas, Sociotécnica, Desenvolvimento Organizacional (DO), Democracia Industrial. Humanização do Trabalho.

• Concepção recente da Pesquisa-ação em Estudos Organizacionais.

• Tendências participativas, colaborativas e cooperativas.

• Possíveis relações da metodologia de pesquisa-ação com o Design Thinking e a Pesquisa-Criação.

• Discussão com os participantes.


Dia: 26/11/2020 das 10:30 – 12:00